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Vida saudável e cuidados da pele

tomate

A prática desportiva leva sempre à necessidade de adaptar a nossa pele às condições do ambiente. Seja no exterior ou em recintos fechados, como por exemplo no ginásio, o cuidado da nossa pele deve ser uma prioridade, pois ao fim e ao cabo é a principal parte do corpo exposta ao exterior. Neste post vamos fazer uma breve revisão de alguns conselhos úteis para cuidar da nossa pele e levar uma vida saudável. Vamos começar pela alimentação e depois seguimos com outros âmbitos.

Alimentos fortalecedores

Em primeiro lugar, vamos dar algumas recomendações de alimentos que são prioritários para fortalecer a nossa pele. Aqui, como não podia ser de outra forma, os nossos melhores aliados serão as frutas e as hortaliças em geral. Cinco rações de frutas e hortaliças por dia é, sem dúvida, uma boa opção. Para cuidar da pele, são muito positivos os alimentos cor de laranja como a cenoura. O tomate é uma opção obrigatória, porque é um poderoso antioxidante, e também o nosso famoso azeite, base de nutrientes que nos hidratam e combatem as rugas e a pele seca. Amêndoas, chá ou inclusive chocolate podem ser úteis, mas sempre numa medida justa. No caso do chá, por exemplo, tal como a cola, o café e outras gasosas, deve ser vigiado.

A água deve estar sempre presente, de modo a que estejamos em perfeitas condições de hidratação. Regra geral, recomenda-se dois litros diários, mas isto pode variar muito segundo a estação do ano, a idade da pessoa, o exercício realizado, etc. Em relação a outros alimentos interessantes para os objetivos comuns da nossa preparação física, devemos citar todos aqueles que sejam bons antioxidantes. Além dos já mencionados no parágrafo anterior, temos o peixe, as sementes e cereais integrais (selénio, cobre), as carnes (zinco) e os cítricos (vitamina C), entre outros.

Alimentos contra a pele seca

Para começar, muita água. Os produtos lácteos entram na nossa seleção, em especial pela vitamina A que transportam nas suas gorduras. Se são magros, pode ser que incorporem a vitamina por enriquecimento, mas deve consultar-se a embalagem. Por outra parte, temos os alimentos com becaroteno (provitamina A) como os alimentos laranja que já assinalamos antes, mas tendo em conta que cozidos são mais adequados para cuidar da pele. Por último, recomendamos o azeite que lubrifica e a sua vitamina E vai reduzir o foto envelhecimento e a sequidade da pele.

Pequenos soldados contra as rugas

Contra as rugas é sempre eficaz uma combinação sustentada por frutas, verduras, peixe e azeite. Razão pela qual aumentaremos um pouco o número de porções de vegetais e também de fruta, sobretudo cítrica. Dois conselhos complementares: por um lado, evita fumar. Se não o fazes pelos teus pulmões, fá-lo pela tua pele. Se consegues parar de fumar, lembra-te de tomar ainda mais vitamina C. Fumar impede a correta respiração da pele, ao qual devemos somar os prejuízos do fumo, como os radicais livres que solta. Um último conselho referente à prevenção de rugas é o de proteger-se do sol. Ainda que necessitemos de vitamina D, devemos cuidar-nos quando estamos submetidos a radiação solar. Com o sol o foto envelhecimento da pele está em jogo. Se gostas de apanhar sol, evita determinadas horas como as centrais do dia e utiliza uma proteção solar indicada pelo teu dermatólogo.

Roupa e calçado

Se bem que a roupa desportiva costuma estar preparada de forma a ser transpirável, devemos eleger cuidadosamente a roupa que vamos vestir. Além de termos em conta o fato de ser transpirável, também devemos pensar noutros fatores, como por exemplo se é cómoda, se necessitamos de algum tipo de proteção, etc. Especialmente, num ginásio ou noutro recinto fechado, existe uma maior transpiração e como tal devemos estar mais prevenidos ante os incómodos e riscos que pode implicar muito suor acumulado. As peças mais recomendadas são as que não tenham fibras sintéticas na sua composição é melhor ainda se não se ajustam muito ao corpo. Em relação às meias, são preferíveis as que absorvem, assim como um calçado o mais transpirável possível.

Higiene

Além das evidentes limpezas gerais e específicas com a normal frequência, lembra-te de limpar bem a cara durante e depois do exercício. Quer o pó do ambiente como o próprio suor podem ser focos de bactérias ou provocar pequenas irritações na pele. Por isso é recomendável levar uma toalha limpa. No mesmo esquema de limpar e cuidar da nossa cara, não podemos esquecer de tirar toda a maquilhagem antes de fazer desporto. Como tal é necessário limpar a cara também antes, para assim podermos eliminar possíveis rastos de maquilhagem que ocasionem impurezas na pele a longo prazo.

Uma vida saudável é uma vida com exercício físico regular e com uma alimentação variada e saudável. E se cuidarmos certos aspetos de higiene asseguramo-nos reduzir as opções de contrair doenças infecciosas da pele, como fungos e verrugas. Estes riscos estão presentes, especialmente, se temos de nos descalçar em algum momento durante a nossa prática desportiva, incluindo piscinas, saunas e duches em vestuários públicos. Para todos estes casos se aconselha o uso de chinelos. Assim, os dermatologistas advertem da especial atenção que devemos prestar aos nossos pés.

Conclusão

Resumindo, para manter e melhorar os cuidados da nossa pele devemos atuar sempre seguindo algumas precauções de higiene; levar uma dieta equilibrada e rica em frutas, verduras, água e vitaminas; selecionar peças de roupa e calçado de acordo com o tipo de exercício que formos realizar e o lugar; e evitar fumar, entre outros hábitos nocivos para a nossa saúde. Uma pele saudável, hidratada, sem rugas e perfeitamente cuidada é uma consequência lógica de ter um estilo de vida saudável, com exercício regular, com acompanhamento do dermatologista, nutricionista e diversos profissionais que nos podem ajudar no nosso ginásio.

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