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Tudo o que deves saber sobre o tofu, se praticas desporto

tofu

O tofu é um alimento milenar que procede do Oriente, seguramente da China, ainda que existam fontes que o situam no Japão. Em qualquer caso, é um produto natural e vegetal e com muitas propriedades que chegou aos nossos dias graças à sua adaptabilidade em diversas receitas e às qualidades e aportes que gera. 

Deste modo, o tofu, que provém do latim de soja coagulado e prensado, razão pela qual é similar ao queijo de vaca ou de qualquer outro animal, é um alimento que aporta uma grande quantidade de proteínas. Além disso, é baixo em calorias e gorduras, com o qual é fantástico para aqueles que querem ter uma alimentação desportiva, saudável e eficiente. Também é interessante para os nossos ossos, pois aporta ferro, cálcio e magnésio. Comtinua a ler e decobrirás todas as propriedades do tofu

O tofu como uma forma de saúde 

Os chineses e a cozinha tradicional, sempre muito preocupada com a saúde, o bem– estar e a correta ingestão e digestão dos alimentos, criou e promoveu o tofu em tempos imemoráveis. Crê-se que a sua origem pode situar-se ao redor de dois séculos antes de Cristo e, desde aí, os seus consumidores beneficiaram de vantagens como prevenir a anemia e a osteoporose, reduzir os riscos de padecer de alguns tipos de cancro, manter os níveis do colesterol, pois consegue absorver os óleos de cozinha e outros líquidos, assim como afastar as letais doenças cardiovasculares muito frequentes nas pessoas cuja alimentação se baseia, sobretudo, em carnes e outros derivados animais. 

A todos os benefícios devemos acrescentar que o tofu gera um grande aporte de proteínas ao nosso organismo, as quais são fundamentais para um correto funcionamento dos nossos músculos, órgãos, ossos, …

O tofu: a comida por excelência de veganos e vegetarianos

O tofu é um grande substituto do queijo e, talvez por isso, é um alimento que se estendeu à alimentação vegana e vegetariana em todo o mundo. A sua textura, a sua cor e até certo ponto, o seu sabor, recordam o queijo tradicional e conseguem que se integre na alimentação de pessoas de todo o planeta sem grandes problemas. Também se pode encontrar em diferentes formas: salsichas, hambúrgueres, tofu fumado, etc.

Os budistas foram os que o expandiram e popularizaram, pois não costumam comer carne. Depois transladou-se aos restaurantes orientais, dos diferentes continentes. E daí até chegar aos supermercados e aos nossos lares foi uma questão de tempo. 

Atualmente, pode encontrar-se não só em lojas especializadas, mas também em todo o tipo de superfícies, inclusive nos mercados de bairro, como tal, não encontrá-lo já deixou de ser uma desculpa para não o consumir.  

Principais contribuições nutricionais do tofu

De certeza que já te estás a perguntar o que pode aportar, mais concretamente, o tofu a uma alimentação desportiva. Pois bem, deves saber que o tofu para desportistas é algo muito recomendado por diferentes motivos, os quais passamos a citar.

O seu escasso valor de gordura é um bom motivo para o consumi se o nosso objetivo é manter um corpo saudável e equilibrado. Mas, além disso, também aporta proteínas, algo fundamental para qualquer desportista, sem as quais o nosso corpo não rende e os nossos músculos se sentem débeis, cansados e doridos. 

Como se fosse pouco, as proteínas que nos aporta são muito mais digeríveis que as de origem animal, razão pela qual é um alimento muito recomendado para todos aqueles que sofrem de gastrites, ardores de esromago, etc…  males cada vez mais habituais na nossa sociedade e que se devem, em grande parte, ao consumo excessivo de gorduras e produtos animais e de bebidas como o café.  

O seu consumo não aumenta os níveis de colesterol nem os de sódio, como tal é fantástico para pessoas com problemas cardiovasculares. Outra deficiência da nossa sociedade. 

Por outro lado, com o tofu vais receber uma intensa e rica quantidade de minerais muito importantes como o ferro, magnésio, cobre, fósforo, selénio, cálcio e manganésio. Sem esquecer as sempre benéficas isoflavonas, que são fundamentais nas mulheres que estão na menopausa, assim como para prevenir o cancro da mama e da próstata. 

Também não fica atrás no que diz respeito à sua contribuição de vitaminas, entre elas a K, a B6 ouro ácido fólico. O seu aporte de cálcio é especialmente interessante para todos aqueles que não podem ou não querem consumir leite. É muito importante para as crianças em fase de crescimento, assim como para os que já têm uma certa idade e que padeçam de males como a osteoporose. Além disso, ao ser um cálcio de origem totalmente natural, não provoca os molestas e dolorosas crises renais.  

Tofu para desportistas. Um aporte essencial

Como já pudeste observar, o tofu é um alimento muito completo e interessante para os desportistas. Aporta cálcio, vitaminas e proteínas, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, de colesterol e dá-nos a energia e a vitalidade necessárias para a nossa prática desportiva habitual. Alem disso, não gera ardores ou outras moléstias que podem impedir-nos de render de forma adequada. 

Também é muito importante para prevenir a anemia, que pode ser fatal para qualquer desportista, pois deixa-o sem forças. Outra preocupação muito frequente é manter o peso controlado. Aqui o tofu ajudarnos-á muito pelo seu aporte sanguíneo. Além disso, ajudará a controlar os lipídios sanguíneos. 

Como comer o tofu

Como já dissemos, podes ingerir o tofu como, se fosse queijo, acompanhando todo o tipo de pratos e refeições. Mas também já se encontra em forma de salsichas, hambúrgueres e filetes. Podes cozinhá-lo acompanhando-o de especiarias ou de molho de soja e incorporá-lo em massas ou arroz. Podes, inclusive, incorporá-lo em sobremesas e em todo o tipo de pratos doces. 

O tofu, como podes ver, é multifacetado tanto no que diz respeito às suas propriedades e benefícios como nas formas em que o podes consumir e desfrutar dele. Incorpora-o nas tuas refeições e sentirás os seus benefícios.

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