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Treina o teu corpo antes de subires para uma prancha de surf

surf

O surf é um dos desportos mais atrativos e também mais exigente que possas praticar. Subir para uma prancha e cavalgar as ondas requer não só uma grande técnica, mas sobretudo uma preparação física importante. Por este motivo, é essencial realizar um treino adequado para conseguir estar em plenitude para praticar esta disciplina. Prepara o teu corpo antes de te pores a surfar realizando o que os especialistas denominam surfness, que consiste num treino funcional orientado para potenciar as faculdades necessárias para a prática desta modalidade. 

Equilíbrio, coordenação, força e explosão 

São estas as qualidades básicas que necessitas trabalhar para melhorares o teu rendimento sobre a prancha. Manter o equilíbrio é o principal objetivo que se procura neste desporto; é o que lhe dá sentido, razão pela qual melhorar esse aspeto na tua preparação vai ajudar a que te convertas num melhor surfista. 

Há muitos exercícios que podes realizar no ginásio que te ajudarão a reforçar a estabilidade e o sentido do equilíbrio, como pranchas com bolas medicinais, alongamentos com uma banda elástica ou exercícios com bola de Pilates. 

Também é importante que trabalhes a coordenação, outra das qualidades básicas que deve ter um surfista para aperfeiçoar a sua técnica e melhorar o seu rendimento. Exercícios como saltar à corda, o jerk, o arranque com pesos de mão, as flexões espartanas, os abdominais de crossfit ou o lançamento de bola ajudar-te-ão a melhorar a coordenação geral do teu corpo. 

Para desenvolver a tua força, recomendamos-te que consultes um instrutor do teu ginásio ou o teu personal trainer para que te planifique uma série de exercícios isométricos e pliométricos, que são provas de resistência muscular tanto em estático como em dinâmico. 

Com estes exercícios pliométricos, como saltos, agachamentos ou repetições com pesos estarás a trabalhar também a explosão, que é uma qualidade essencial que deves trabalhar se te queres dedicar ao surf. 

A resistência é fundamental

O surf é um desporto muito exigente a nível físico, uma vez quero mar pode apresentar condições duras devido à força das ondas ou às correntes, o que te obrigará a ter uma preparação física adequada para que aguentes muitas horas dentro de água. 

Para melhorar a resistência física é recomendável praticar muito exercício aeróbico, o que repercutirá no aumento da resistência muscular e da capacidade pulmonar. Um pouco de corrida contínua, bicicleta estática ou spinning vai permitir que estejas no ponto. 

O surfness apresenta exercícios específicos para melhorar também esta qualidade. O surf é um desporto aeróbico que necessita da respiração, e neste sentido, os especialistas recomendam que se pratique natação, já que é uma disciplina muito completa que complementa na perfeição a preparação para a nossa disciplina. 

Ainda assim, é recomendável que faças treinos de intervalos, que combinam a alta potência explosiva com tiramos mais lentos de resistência. 

Fortalece o teu ‘core’

A cintura, o que em inglês se denomina "core", adquire um papel fundamental no desenvolvimento de uma atividade física tão exigente e explosiva como o surf. Por isso, convém que fortaleças essa zona e para isso existem diversos exercícios que podes praticar no ginásio. 

O "core" é a zona do corpo central, onde se encontram os músculos estabilizadores, fundamentais para a eficiência em qualquer outra rotina desportiva. Serve para estabilizar a coluna vertebral, a pélvis e a cintura escapular. É a zona de apoio de qualquer movimento do corpo, razão pela qual é importantíssimo desenvolver esta musculatura. 

Os exercícios abdominais servem para isto. Realiza rotinas de abdominais de todos os tipos como oblíquos, laterais, invertidos ou bisagra. 

Melhora a tua remada fortalecendo ombros e costas

No surf, o que se conhece como remada é um dos exercícios mais importantes que deves dominar, já que é o passo prévio antes de subir para a prancha e apanhar a onda. Para dominar este exercício é imprescindível contar não só com uma boa técnica, mas também é importante que a nossa resistência física responda. 

Os músculos das costas e os ombros entram em ação, com o,qual é importante fortalecê-los para aumentar o nosso rendimento e, sobretudo, reduzir o risco de lesões. Fazer dominadas ajudar-te-á a trabalhar esta parte do corpo, já que se trata de um exercício muito completo. É recomendável também completar provas de resistência à pressão nos ombros, ainda que neste caso recomendamos que utilizes pouco peso, já que caso contrário pode ser arriscado. 

Não te esqueças de aquecer antes de entrar na água

Parece algo óbvio, mas nem por isso é menos importante. O aquecimento é fundamental antes de levar a cabo qualquer atividade física, posto que antes de realizar um esforço considerável deves preparar o corpo para isso. Com um bom aquecimento aumentarás o teu rendimento e evitarás lesões inoportunas. 

Como em qualquer outro desporto, existe um aquecimento específico para praticar surf. É importante que realizes um pouco de exercício aeróbico antes de entrar na água. Activarás o teu sistema respiratório, aumentarás a frequência cardíaca e a tua circulação sanguínea melhorará. 

É recomendável que realizes exercícios de velocidade e força para reduzir a rigidez muscular e aumentar a mobilidade e flexibilidade dos músculos e articulações. Também servirá para exercitar o teu sistema nervoso e por em alerta os teus reflexos. 

Um aquecimento adequado potenciará as tuas condições e reduzirá de forma considerável o risco de lesões, com o qual é importante que leves este assunto a sério. 

Se segues todos os passos que te indicámos ao longo deste artigo conseguirás moldar o teu corpo e prepará-lo para obter o máximo rendimento numa disciplina tão exigente como o surf. Potenciarás as tuas habilidades e a tua resistência aumentará, reforçarás a tua musculatura, o que te permitirá reduzir em grande parte as possibilidades de sofrer uma lesão. 

Passar umas horas ao dia no ginásio e praticar o que os especialistas denominam surfness vai ajudar a que te convertas num melhor surfista.

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