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Snacks saudáveis para picar entre refeições

batido

Se estás a tentar perder peso ou a manter a linha fruto das tuas ida diários ao ginásio, podes ter um grande inimigo: a fome entre refeições. Não saber controlar isto pode fazer com que ganhes uns quilos a mais que tanto custam a perder.

Resistir à vontade de picar algo entre refeições pode ser uma tarefa difícil, e a juntar a isto devemos acrescentar que este inimigo vem carregado com uma arma devastadora. O que nos apetece comer quando temos fome nestas ocasiões é tudo menos saudável: alimentos carregados de açúcar ou sal. Ou seja, alimentos com sabores fortes que conseguem acalmar a nossa ansiedade de uma forma momentânea mas que em vez de saciar a fome o que fazem é aumentá-la, fazendo-nos ingerir mais quantidade.

Comer entre refeições não deve ser um inimigo, sobretudo porque é normal ter fome quando tivemos um dia de trabalho intenso ou se os nossos treinos no ginásio provocaram que o nosso corpo necessite de um empurrão de energia. O mais importante é ter consciência de que alguns alimentos não são adequados para quem se quer cuidar. Por isso deves prestar muita atenção a estes exemplos de snacks saudáveis que te ajudarão a manter o trabalho feito no ginásio.

A fruta é tua amiga

A rainha dos snacks saudáveis é a fruta que se amontoa na fruteira lá de casa. Come-a sempre que tenhas fome, já que além de te saciar não te aportará mais calorias que as necessárias. É uma injeção natural de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibra que aportará ao teu corpo os nutrientes e a energia necessária para chegar à seguinte refeição.

A melhor opção é ir variando cada dia ou misturá-las numa salada de frutas. Se lhe juntas o sumo de um citrino conseguirás uma bomba de energia saudável e ideal.

Batidos: os reis do sabor

Se a fruta em formato sólido já é um snack saudável e delicioso, então o que dizer dos mesmos alimentos em forma líquida e misturados entre si.

Os batidos são ideais para conservar a linha, além de aportarem uma grande quantidade de nutrientes. São fáceis e divertidos de preparar, mas muito mais saborosos de consumir. Muitos estudos afirmam que a fome entre refeições é passageira, assim que enquanto preparas o teu batido até te vais esquecer que tens fome. Uma vez ingerido, saciará a tua fome até à hora de comer. Agora só tens de misturar as frutas que mais te apeteça e… desfrutar!

Tens várias opções. A mais saudável é misturar a fruta com água, no entanto, podes juntar também leite magro para aumentar o sabor da fruta. Podes também juntar uns flocos de aveia que lhe aportem um toque especial e saboroso.

O iogurte: um clássico

É verdade que nem todos os iogurtes são amigos para manter a forma devido ao seu alto valor de gorduras; no entanto, se eleges bem obterás um snack saudável e saboroso para saciar a tua fome.

Melhor, fá-los a partir de iogurtes naturais

Em vez de eleger iogurtes de sabores, aconselhamos-te a que escolhas iogurtes naturais e que sejas tu quem lhes junte a fruta. Seja manga, morangos ou até maçã… Qualquer fruta é boa para elaborarmos o nosso próprio iogurte de fruta. Da mesma forma, tal como acontecia com os batidos, se lhes juntas uns flocos de aveia aportarás mais fibra ao teu snack.

Não te esqueças das hortaliças

Não costuma ser a primeira opção quando a fome aperta entre refeições, mas se já habituaste o teu corpo a evitar os alimentos menos saudáveis e queres que o trabalho realizado no ginásio seja visível, é uma das melhores opções. Além disso, a sua preparação não é complicada. Apenas tens de ir buscar uma cenoura ou um pepino, descascá-los e já está… mastigar! Diversos estudos confirmam que o simples fato de mastigar já é saciante. Se além disso o que comes são verduras cheias de minerais, fibras e antioxidantes, melhor ainda.

A solidez do snack

As hortaliças obrigam-nos a mastigar, mas às vezes apetece-nos algo com um pouco mais de sabor sem sairmos do patamar saudável. Aqui também podemos encontrar algumas opções:

As bolachas de milho ou arroz tufado

Uma vez que acostumemos o nosso paladar, podem ser um bom aliado, pois têm poucas calorias e saciam a fome rapidamente.

A opção das bolachas

Ainda que possa parecer que não é o produto mais indicado, duas ou três bolachas saciarão a tua fome a meio da manhã ou da tarde sem te aportar muitas calorias. Elege as que tenham mais fibra e tem em conta que quanto menos açúcares e conservantes tenham, melhor.

Uma sandwich saudável

Elege um pão nutritivo e junta-lhe elementos saudáveis que ajudem o teu corpo a continuar o dia. A mistura de peru (ou frango) e queijo fresco nunca falha. Peru e tomate, tomate e queijo, húmus e maçã. Há muitas opções de alimentos que não aportam gordura para que possas dar um toque de sabor e diversão à tua sandwich.

Chocolate

Não, não estamos loucos. Sabemos que às vezes o corpo necessita de uma dose de açúcar que ajude a continuar o dia. Uma onça de chocolate puro (pelo menos de 72%), é uma opção magnífica para os mais gulosos. Mas atenção, nunca o substituas pelo seu primo, o chocolate de leite.

Infusões

Todos sabemos que beber muita água durante o dia ajuda a acalmar a fome, pois mantém o nosso estômago cheio. Não obstante, pode acontecer que apesar de teres comido um snack saudável continues com fome. Aqui é onde entram em jogo as infusões, que acalmarão a nossa vontade de comer ao mesmo tempo que aportarão nutrientes ao nosso organismo.

O último conselho é, precisamente, comer só quando tenhas de comer. Os snacks ajudam a preencher esses vazios nos quais temos fome durante o dia, mas não devemos chegar ao descontrolo por considerar estes alimentos como saudáveis. Se o fizermos duas vezes por dia, notaremos as diferenças.

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