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Riscos de não tomar o pequeno almoço

pequeno almoço

Já sabemos há muito tempo que o pequeno almoço é a refeição mais importante. Começar o dia com uma alimentação equilibrada aporta energia ao organismo e ajuda a enfrentar o dia duma forma saudável.

Esta certeza, do conhecimento de quase todos, está agora comprovada por alguns estudos médicos que afirmam que não tomar o pequeno almoço pode incrementar o risco de sofrer de doenças cardiovasculares. 

Às vezes, algumas pessoas pensam que não tomar o pequeno almoço de vez em quando não faz mal mas, não fazer está refeição regulamente tem sérias consequências para o organismo. É certo que, se um dia não tomares o pequeno almoço, não te vai acontecer nada , mas se o deixas de fazer de forma habitual, a tua saúde vai ressentir-se de maneira importante. 

A palavra pequeno almoço significa, precisamente, sair do jejum. Ao acordar pela manhã, o corpo necessita recarregar-se de energia depois de muitas horas sem ingerir alimentos. 

Não tomar o pequeno almoço pode alterar a tua alimentação o resto do dia

Se não comes ao começar o dia, tens muitas mais probabilidades de acabar picando entre refeições, fumando ou bebendo durante o resto do dia. Por isso, recomenda-se tomar um bom pequeno almoço para manter equilibrado o metabolismo e evitar as consequências negativas de saltar uma refeição. 

Os principais problemas que origina saltar esta refeição são os seguintes: 

  • Doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, metabolismo lento, insuficiência renal ou alguns problemas digestivos como diarreia ou gastrite. 
  • Rendimento debaixo do normal. Isso de que o cérebro necessita energia é correto, se não se alimenta como é adequado deixa de estabelecer certas conexões imprescindíveis para os processos intelectuais e coloca todo o seu empenho em procurar energia para mover o organismo. Isto origina, a quem não toma o pequeno almoço, mais sonolência e um pior rendimento no trabalho ou nos estudos.
  • Ao não receber alimento, diminui-se a concentração de insulina no sangue, razão pela qual o organismo necessita gerar mais quantidade de glicose para obter energia.
  • Alguns estudos relacionaram a ausência de pequeno almoço com níveis mais elevados de ansiedade. As pessoas que não começam o dia alimentando-se bem, acabam por ir comendo alimentos pouco saudáveis como comida rápida ou bolos industriais. 

As pessoas que não tomam o pequeno almoço têm um metabolismo mais lento

  • Obesidade. As pessoas que saltam esta refeição tão fundamental têm muito mais tendência para engordar, já que o metabolismo se ralentiza. Ao não comer depois de acordar, o cérebro interpreta que faltará energia para trabalhar normalmente, razão pela qual manda um sinal ao corpo para que baixe as suas funções metabólicas: desta forma, os alimentos que se ingiram depois "engordam mais". Isto afeta sobretudo as mulheres. 
  • Não tomar o pequeno almoço provoca mau humor é um estado de ânimo baixo que te pode acompanhar durante todo o dia. 
  • Outra das nefastas consequências de não tomar o pequeno almoço é que provoca prisão de ventre, com todos os problemas e moléstias associadas a isto. 
  • As mulheres que não tomam o pequeno almoço de maneira habitual costumam sofrer alterações menstruais mais frequentemente que as que o fazem diariamente. 

O pequeno almoço é a chave para a atividade física e o desporto. 

Como podes observar, as consequências de não tomar o pequeno almoço são desastrosas. Além disso, quando se trata duma pessoa que quer fazer desporto, ou simplesmente exercício para estar saudável, o fato de se esquecer desta refeição faz com que tenha menos energias e que não renda bem. 

Há muitas pessoas que pensam que saltar refeições ajuda a emagrecer, o que não é certo. Se estamos a falar do pequeno almoço, o resultado no que respeita à perda de peso é nefasto. Demonstrou-se que as pessoas que não tomam o pequeno almoço têm carências no rendimento da memória e da atenção.

Com o pequeno almoço tens benefícios

  • Melhora a habilidade e a capacidade de resolver problemas
  • Aporta-te doses necessárias de vitaminas e minerais.
  • Permite o equilíbrio nutricional.
  • Diminui a tentação de picar.
  • Ajuda-te a controlar o peso.
  • Geralmente os alimentos do pequeno almoço são os protagonistas para a saúde, porque ajudam a combater a prisão de ventre.

As pessoas que jejuam acabam ingerindo 20% mais de calorias que as que não o fazem.

O pequeno almoço é a refeição que ativa o metabolismo, mas se não se realiza, ao não receber alimento, o corpo entra num letargo matabólico que leva o organismo a queimar menos calorias ainda fazendo exercício. Também é a refeição que põe em funcionamento o sistema digestivo, razão pela qual, não a fazer nos pode levar a sofrer uma prisão de ventre crónica muito molesta. 

Já vimos os problemas de não tomar o pequeno almoço. Vejamos agora os benefícios que nos aporta fazer esta refeição todos os dias, mas de forma saudável.

É tão mau não tomar o pequeno almoço como fazê-lo com alimentos prejudiciais para a saúde como bolos ou cereais açucarados. Um pequeno almoço equilibrado deveria constar de um láteo, uma peça de fruta e cereais que não tenham açúcares extra, além de uma fonte de proteína. 

As pessoas que tomam o pequeno almoço todos os dias podem presumir de: 

  • Ter um maior rendimento é uma melhoria na atenção e na memória.
  • Ver aumentada a sua capacidade para resolver problemas.
  • Ter uma maior ingestão de minerais e de vitaminas.
  • Ter uma boa saúde em geral. 
  • Não sentir necessidade de picar entre refeições. 
  • Controlar melhor o peso corporal.
  • Ter bom trânsito intestinal.

Recentemente surgiram algumas opiniões de nutricionistas que afirmam que o pequeno almoço não é mais importante que qualquer outra refeição ao longo do dia. No entanto, as provas demostram os benefícios que este costume tem para a saúde das pessoas, assim como os problemas que gera saltar esta refeição. 

O que sim, está muito claro, é que para gozar duma boa saúde e para viver uma vida plena, é necessário cuidar-se e ter uma alimentação saudável e equilibrada rica em fibra e em alimentos frescos e de temporada. Além disso, também é recomendável praticar exercício de forma regular, segundo os necessidades de cada indivíduo.

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