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Que desportos posso praticar durante a gravidez?

gravidez

A atividade física é muito recomendada durante a gravidez porque estimula a circulação e também a respiração. A prática de exercício físico durante a etapa da gravidez é também muito saudável. É necessário que se pratique com moderação e sem exagerar no que respeita ao esforço e à frequência. Já ouviste falar deste tema!

Footing, stretching, ginástica de manutenção (suave) ou inclusive yoga são alguns dos desportos que os profissionais do sector podem recomendar para que se leve a cabo a sua prática. Todos eles partilham duma característica comum: permitem tonificar e alongar os músculos, preparando-nos assim para o momento do parto. Alguns pequenos conselhos que deverás ter em conta se estás grávida são:

  • Não aumentar o tempo de realização de desporto mais de duas horas por semana.
  • Aumentar de forma progressiva e gradual os exercícios independentemente do tipo de desporto que se pratique.
  • Modificar os exercícios com o crescimento do bebé. Ao crescer a barriga deves prestar uma atenção especial aos exercícios que se relacionem com a franja abdominal.
  • Respira fundo e bem enquanto práticas desporto já que é fundamental para uma correta realização do exercício.
  • Hidrata-te corretamente. Bebe a quantidade necessária de água antes e depois da prática de exercício.

A Academia Americana de Obstetrícia e Ginecologia recomenda a todas as mulheres grávidas que se exercitem pelo menos 30 minutos por dia. Mas existem exceções: pessoas com doenças cardíacas, risco prematuro de parto ou inclusive sangramento vaginal deverão prestar a máxima atenção à sua situação.

As mulheres desportistas não necessitam modificar a sua rotina de exercícios devido ao seu estado, mas uma mulher grávida que não tenha sido desportista anteriormente pode começar a fazê-lo, assim indica a Academia Americana de Obstetrícia e Ginecologia.

São muitos os benefícios que se obtêm da prática de exercício durante a gravidez: aumento de energia, alívio da prisão de ventre, menos cãibras nas pernas, menor sensação de inchaço e gases, aumento do ânimo e uma ajuda extra na altura de relaxar. Não há dúvida que os benefícios são muitos e variados. O que te parece?

Também se controla a diabetes derivada da gravidez, melhora a quantidade e a qualidade do sono e pode ajudar-te a que te prepares para o momento do parto. A menos que o médico te indique o contrário, poderás fazer exercício moderado durante 30 minutos ao dia. É imprescindível que antes se tenham descartado riscos ou doenças.
Veste uma roupa e sapatos cómodos e mantém-te ativa para que te sintas melhor com o teu estado e contigo própria.

Em que etapa da gravidez se pode começar a realizar exercício?

A resposta a esta pergunta dependerá de cada mulher. Por este motivo, será sempre melhor que consultes o teu ginecologista sobre a possibilidade de realizar desporto.

O motivo principal que nos leva a fazer esta pergunta é porque no primeiro trimestre de gravidez o feto está no seu estado mais delicado. Por isso, uma vez que tenhas confirmado a notícia da gravidez informa o teu médico dos costumes que manténs no que respeita à atividade física.

Se estavas acostumada a realizar desporto diariamente e a um ritmo forte deverás reduzi-lo ou realizá-lo de forma moderada.

Como podes observar, a prática de exercício durante a gestação é totalmente recomendada, mas há atividades que são mais adequadas que outras. Por todos estes motivos, consulta um ginecologista para começar a rotina de exercícios que te ajudarão a passar de uma forma mais saudável esta nova etapa da tua vida.

Como podes ver, trata-se de lógica. O menos recomendável é iniciar uma nova atividade à qual não estás acostumada.

Toma nota dos desportos recomendados para atravessar a etapa da gravidez na melhor condição física que se traduzirá, por sua vez, em saúde para a mãe e para o filho.

Desportos e benefícios da prática durante a gravidez

Caminhar: É uma maneira perfeita de começar a praticar exercício se antes de estares grávida não realizavas nenhum desporto. Recomenda-se caminhar 30 minutos ao dia durante toda a semana.

Nadar: é uma prática excelente que permite trabalhar vários músculos do corpo e graças à água evitam-se complicações como as torceduras ou lesões musculares.

Ciclismo: é um exercício aeróbico extraordinário. É preferível utilizar a bicicleta estática para evitar quedas.

Trotar ou correr: se és uma corredora habitual podes continuar a correr, mas não eligas esta prática se antes de ficares grávida não a praticavas.

Exercícios aeróbicos: atualmente existem exercícios aeróbicos indicados especialmente para mulheres grávidas.

Yoga: Esta prática ajuda a fortalecer e alongar os músculos. Também contribui para desenvolver boas técnicas de respiração.
Exercícios de fortalecimento muscular: Recomenda-se realizar este tipo de prática sob supervisão de profissionais do setor para evitar lesões associadas a uma prática errada. Os movimentos serão lentos e sempre controlados.

Pilates: consegue-se melhorar a postura corporal, assim como o fortalecimento dos músculos.

Golf e bowling: Ambos são desportos muito seguros e divertidos para mulheres grávidas. Necessitarás de te adaptar à mudança, ainda que não seja um exercício aeróbico ou de tonificação.

Que exercícios não deves praticar durante a gravidez?

Desportos que impliquem o uso de raquetes: ao realizar movimentos rápidos podem aumentar as quedas e por isso recomenda-se evitar este tipo de prática.

Patinar, praticar ginástica desportiva, rítmica e equitação: ao ver-se afetado o sentido do equilíbrio corre-se o risco de chocar ou cair. Por este motivo não se recomenda a sua prática.

Esquiar sobre água e fazer surf: cair à água a velocidades muito elevadas pode por em risco a tua saúde e a do bebé. Além disso, existem muitos desportos que te aportarão grandes benefícios para a saúde de ambos se os praticas regularmente.

Deportes com contacto físico: é lógico, não? Presta atenção e protege a tua barriga de possíveis golpes.

Mergulho: Existe predisposição de descompressão devido ao aumento da pressão.

Utiliza a lógica é realiza desporto com tranquilidade já que contribuirás de maneira positiva para a tua saúde e para a saúde do teu bebé. Tem em conta, apenas, que é necessário que prestes atenção à tua nova condição.

Virgin Active
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