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Qual a importância da água?

importância da água

Com a chegada do calor e do verão é relevante salientar a importância da água no corpo humano e os cuidados que devemos ter para garantir níveis ideias de água no nosso corpo.

Depois do oxigénio, a água é a segunda substância essencial para a nossa sobrevivência, sendo o nosso corpo constituído por cerca de 60% de água. Outra importância vital é o facto de a água também transportar alimentos, oxigénio e sais minerais através do sangue, estar ligada às secreções de nosso corpo, como no caso do suor (atuando na regulação da temperatura corporal) e lágrima, no plasma sanguíneo, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, nas mucosas (ajudando a conservar a sua lubrificação), na urina (eliminando os resíduos e substâncias tóxicas ao nosso organismo) e na pele (mantendo-a hidratada).

A água é essencial para o funcionamento das fibras, para que elas atuem na regulação do intestino, pois as fibras quando chegam ao intestino absorvem água, dessa forma elas incham e aumenta a quantidade do bolo fecal, assim deixando as fezes mais macias, o que facilita a evacuação.

O ideal seria bebermos no mínimo 2,5 litros de água por dia, sendo que desses 2500ml de água ingeridos, 1000ml vem dos alimentos, 1200ml dos líquidos que ingerimos, incluindo a água e 300ml de reações químicas internas. Mas isso pode variar de organismo para organismo, sendo que num dia quente, em que transpiramos muito e também dependendo de nossa atividade física, pode ser necessário ingerir mais um pouco de água.

De acordo com alguns estudos simples, o facto de se ter sede já é uma alerta para um nível de desidratação avançado por isso devemos beber água regularmente durante todo o dia.

Ficam com algumas dicas que podem ajudar a criar essa rotina:

  • Ter sempre uma garrafa de água no trabalho, carro, escola e especialmente no ginásio, dessa forma será mais fácil lembrar-se de beber;
  • Substituir refrigerantes e sumos nas refeições por água;
  • Durante o seu treino, aproveite as pausas entre series ou faixas para beber um pouco de água.

Lembre-te, BEBE ÁGUA, não te deixes desidratar.

Pedro Carneiro
Fitness Consultant na Virgin Active Gaia

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