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Provas Desportivas: Triatlo

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A todos os aficionados do desporto já lhes apeteceu fazer a seguinte pergunta: e se…?
Por exemplo, quando estás a meio de um treino de natação, dando voltas à cabeça enquanto nadas na piscina e te perguntas, e se…? Ou quando já estás há meia hora a correr na passadeira no ginásio e vês alguém a passar de bicicleta, e se…? Ou quando és tu que pedalas e sofres até à exaustão e te dás conta de que gostas destes três desportos de resistência e que não te consegues decidir por um. E se eu experimentasse um triatlo?

Hoje em dia o triatlo é cada vez mais conhecido e praticado por vários segmentos da população, devido principalmente às provas populares que cada verão se realizam por todo o pais. A vantagem destas provas é que costumam propor percursos com distâncias acessíveis para qualquer pessoa medianamente treinada (500 metros a nadar, 30 quilómetros em bicicleta e 5 quilómetros a correr), razão pela qual é a maneira ideal de se iniciar neste mundo duro e satisfatório. Quem sabe se amanhã conseguirás chegar a aspirar concluir com êxito um Iron Man, uma duríssima prova agnóstica composta por 5000 metros de natação, 180 quilómetros em bicicleta e, para rematar, uma maratona de nada menos que 42 quilómetros. Resumindo, duríssimo.

A preparação para um triatlo é muito particular devido a que, na realidade, enfrentamos três provas no mesmo dia. Por isso, haverá que ir acostumando o corpo a suportar cargas de trabalho em três desportos tão diferentes como correr, andar de bicicleta e nadar.

Especialmente a corrida pode apresentar alguma dificuldade ao princípio, dado que é uma atividade muito mais agressiva pelo seu índice de impacto. Com a corrida as articulações sofrem muito, especialmente as ancas, joelhos e tornozelos, razão pela qual é possível que tenhamos alguns ressentimentos nestas zonas nos primeiros dias. Sem dúvida, a progressão no treino será absolutamente fundamental neste caso. Quando formos treinar o triatlo devemos centrar-nos em preparar cada uma das três provas por separado e não treinar as três no mesmo dia. Quando pensemos em treinar as três no mesmo dia devemos começar com cargas de trabalho muito leves e ir aumentando progressivamente. Também devemos treinar as transições entre provas, com a finalidade de não perder tanto tempo (algo que importa sobretudo aos profissionais), de como aproveitar esses segundos da melhor maneira para não avitualharmos (uma baixa de hipoglicemia pode deitar ao lixo três meses de preparação) e descansar o máximo possível.

Além disso, temos que ter em conta também outros fatores. O primeiro é adquirir roupa desportiva de qualidade específica para cada um dos sectores da prova. Especialmente importante será o fato de ciclismo e os ténis. O primeiro deve ser de um tecido suave e costuras muito leves, pois de contrário poderia provocar pequenos incómodos durante a prova que podem acabar por ser muito importantes. Os ténis têm que ser de qualidade, com uma boa amortização na sola para minimizar ao máximo os impactos.

O triatlo é um desporto olímpico há alguns anos, além de se manter ativa a Taça do Mundo anual que compreende oito provas e termina com o conhecido triatlo de Estocolmo. Atualmente, a nível profissional, os nomes mais importantes são os gémeos Brownlee e o español Gómez Noya. A nível amador, o triatlo mais importante de Espanha é o que se disputa em Barcelona, com o patrocínio da Garmin, mas cada ano se criam mais provas deste tipo.

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