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Provas desportivas: Titan Desert

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És desportista? Consideras-te uma pessoa forte, capaz de fazer grandes esforços físicos? Sem dúvida, depois de fazeres apenas uma etapa da corrida Titan Desert vais perguntar-te se estás em tão boa forma como pensavas. Todas as provas desportivas de resistência não são nada fáceis de enfrentar e requerem um treino intenso e preparação no ginásio, mas a Titan Desert é o desafio mais importante dentro deste tipo de provas. Se estás a pensar participar, necessitas conhecer tudo o que ela te vai exigir. 

A necessidade de um treino planificado

Puedes conseguir superar a Titan Desert sem problemas se sabes treinar corretamente. Tem em conta que esta prova desportiva, além de ser exigente fisicamente, acontece em terras do deserto de Marrocos, o que faz com que seja muito mais dura. 

Consulta-te com um especialista em treino físico para saberes como treinar e cumpre rigorosamente com o teu plano de preparação. Verás como os resultados te acompanham uma vez que estejas em plena corrida. Comprovar o êxito do teu trabalho no ginásio será, sem dúvida, uma das tuas grandes satisfações

Estás preparado para superar o calor, a geografia do deserto e as condições da corrida? Explicamos-te no que consiste a corrida e como te deves prepara para ela. 

Porquê ir à Titan Desert?

A Titan Desert é uma corrida de superação pessoal na qual participam desportistas amantes da bicicleta que sabem muito bem como enfrentar-se às suas limitações. Em principio, não tem limitações de participação, mas há um requisito Imprescindivel para participar: ter espírito de sacrifício e ser capaz de treinar para este desafio. 

Os participantes devem ter em conta que esta prova combina desporto com aventura, dando a oportunidade única de descobrir paisagens e cultura de Marrocos desde o seu interior. 

O que é a Titan Desert?

É uma prova de ciclismo de montanha que podemos dizer que se inspira no famoso rally Paris-Dakar. Ao longo de 6 dias do mês de abril, os corredores competem no deserto do Saara em Marrocos em etapas que são especialmente duras porque implicam a necessidade de orientação no meio do deserto

O calor, o vento, os bancos de areia e as etapas rochosas são os principais desafios aos que os corredores da Titan Desert se enfrentam. 

A preparação 

Correr a Titan Desert deve ser una decisão pensada, já que implica uma preparação física e logística exaustiva. Organizar a deslocação dos corredores e de toda a equipa que necessitam para a realização da prova não é fácil, mas é muito mais importante estabelecer um bom plano de preparação física que te forneça a resistência necessária para superares a prova. Não te esqueças que a corrida tem um percurso estabelecido de 600 quilómetros

A necessidade de resistência física

É evidente que os participantes da Titan Desert necessitam ter muita resistência física. Isto não é muito difícil de conseguir, mas implica a necessidade de começar a trabalhar muitos meses antes da celebração da prova. 

Dormir pouco e em más condições, superar o calor e o terreno obriga-te a começar a preparação no mês de setembro do ano anterior à edição da corrida que te queres apresentar.

O ginásio e as sessões de running devem formar parte da tua agenda de treino desde o dia que decidas começar a preparação para a Titan Desert. 

Tem em conta que o teu principal objetivo é reforçar os músculos para evitar lesões e dores, já que a posição do ciclista é muito dura de manter durante trajetos de 5-6 horas diárias através do deserto. A corrida ajudar-te-á a tonificar as pernas, mas passar pelo ginásio para reforçar músculos de zonas como as costas é fundamental para que tenhas as garantias de pode fazer frente à dureza de cada etapa. 

No teu treino não pode faltar, pelo menos, uma sessão semanal de bicicleta durante as primeiras semanas. Quarenta ou cinquenta quilómetros por dia permitir-te-ão que te mantenhas em boas condições. 

À medida que se aproxime a data da competição, as sessões de treino devem intensificar-se de maneira progressiva para chegar ao início da corrida em plena forma. Isto significa aumentar as corridas em bicicleta até fazer várias sessões por semana e diminuir paralelamente às de running. A bicicleta deve acabar por ser a protagonista do teu treino nas semanas prévias à corrida, para que acumules tantos quilómetros quantos possas. 

De qualquer forma, não, podes renunciar ao ginásio por muito que incrementes as tuas sessões de bicicleta. Deves ser consciente que vais percorrer um terreno muito duro, razão pela qual necessitas trabalhar o teu sistema de propiocepciónpara poder manter o equilíbrio em cima da bicicleta nas circunstâncias mais complicadas, e também conseguir a força máxima para os teus músculos. 

A alimentação 

Manter uma boa alimentação é essencial para que estejas em forma e sejas capaz de enfrentar tanto o treino como o esforço da corrida. Neste tema deves ter especial atenção a: 

  • Tomar em pequeno almoço é um almoço ricos em proteínas para melhorar a tua capacidade de resistência
  • Assegurar uma boa apartação de potássio, um mineral indispensável para garantir o bom estado dos teus músculos e evitar cãibras e outra dolências piores. 

A importância de um acompanhamento profissional

Não duvides em solicitar conselhos a especialistas em treino pessoal e saúde desportiva na altura de planificares o teu treino para a Titan Desert. Os seus conhecimentos técnicos serão muito proveitosos para poder optimizar a tua preparação e conseguir dar o melhor de ti em cada minuto da corrida. Se tens a sorte de poder contactar com algum participante experimentado, terás a sorte de poder conhecer os melhores truques possíveis para realizar a prova com todas as garantias.

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