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Prevenir e evitar a flatulência

flato

A flatulência é um inimigo tão habitual como inesperado que surge nos desportistas, quando treinam ou competem. Não descrimina idade nem sexo. Podemos padecer de flatulência fazendo qualquer atividade desportiva e quase a qualquer intensidade… ainda que neste último caso, há mais possibilidades de sofrer de flatulência em exercícios mais intensos.

Queremos por isso oferecer-te uma descrição desta moléstia e dar-te umas quantas recomendações para que possas preveni-la e superá-la.

A flatulência é uma dor no abdómen que surge quando realizamos algum tipo de exercício físico. Crê-se que a causa desta dolência é o roçe do estômago com o diafragma. Se bem que isso não explicaria o porquê de alguns praticantes de natação também sofrerem deste mal, já que neste desporto não existe uma força direcionada para baixo.

Causas que podem originar flatulência

  • Aporte insuficiente do sangue ao diafragma. Neste ponto há dificuldades para justificar a dor abdominal.
  • Sobrecarga no diafragma devido aos movimentos para cima e para baixo. Tem que suportar o peso do estômago. Neste ponto devemos assinalar que, se comemos muito, o peso do estômago é maior, o que provoca, por sua vez, que as possibilidades de sofrer de flatulência aumentem.
  • Roçe do estômago quando está cheio com o peritoneu. Esta é a causa mais provável segundo os últimos estudos.

Prevenção

Alimentação. Influencia, sobretudo, o que tenhamos comido antes do treino, se bem que, a alimentação em geral também tem a sua importância.

Comer alimentos pesados e de difícil digestão aumenta o risco de padecer desta dor abdominal. Uma refeição com gorduras excessivas e com uma concentração importante de açúcar e sal aumentará as possibilidades de flatulência.

Também não será boa ideia comer a menos de duas ou três horas antes de realizar o nosso treino já que o processo digestivo não poderia concluir-se em repouso.

Quando se tenha de comer antes de uma competição ou de um treino, devemos procurar alimentos leves que não sejam flatulentos e que estejam cozinhados de forma simples e saudável.

  1. As proteínas animais são muito recomendáveis para a última refeição antes do exercício. Não obstante, tenta controlar que esse alimento rico em proteínas não seja também rico em gorduras. Muitas vezes uma coisa implica a outra. As carnes magras e o peixe branco são alimentos ideais, pois são ricos em proteínas e baixos em gorduras.
  2. As novas tendências agora vão encaminhadas para o consumo de alimentos probióticos (que contêm organismos vivos) como o kéfir ou os iogurtes, que são muito leves e da digestão rápida.
  3. Por tudo o que dissemos anteriormente sobre a flatulência, podes pensar que comer verduras antes do exercício talvez não seja o mais recomendável, e isto não é de todo certo. Deves evitar a couve-flor, que produz muitos gases. Tem em conta que a fibra contida nas verduras é muito saudável e solúvel na altura da digestão, razão pela qual não deveria supor nenhum problema consumi-las.

Agora vamos ver que alimentos podem favorecer o aparecimento da flatulência os quais não deves consumir.

O primeiro que deves saber é que tens de evitar aqueles produtos que provoquem gases.

  1. As leguminosas não têm uma digestão fácil e produzem muita flatulência.
  2. As maçãs. Podem ser o inimigo escondido, já que ao ser fruta pensamos que são muito benéficas. No entanto, uma quarta parte do seu peso é gás. Opta por frutas mais diuréticas.
  3. Farinha integral. Não é um alimento propriamente dito, mas sim um ingrediente duma grande quantidade deles. Evita arroz e pão. Tem muito cuidado com a pasta, fonte de hidratos em exercícios de grande resistência, mas que deve ser consumida com tempo suficiente para a sua digestão.
  4. Líquidos. Nisto, o lema é muito claro. Evita a todo o custo as bebidas gasosas antes de fazer desporto. E dentro deste apartado, aquelas que contenham mais açúcar. Deves hidratar-te antes e durante a atividade, não são os líquidos que desencadeiam a flatulência. Mas não te esqueças, bebe sempre sorvos pequenos e cada pouco tempo.
  5. Respiração. Uma boa técnica de respiração também nos ajuda a evitar a flatulência, já que stressamos menos o diafragma. Não te deves bloquear com isto, além de melhorar com o estado de forma, a respiração também se pode treinar.

Quando estiveres constipado e tenhas as vias respiratórias obstruídas, é aconselhável que as tentes desobstruir, por exemplo, com um spray nasal.

Abandona o mito de que o ideal é inspirar pelo nariz já que isto só é possível e eficaz em esforços de baixa intensidade. Num treino intenso a tomada de ar será combinando as vias nasais e orais. A expiração é aconselhável fazê-la exclusivamente pela boca.

Manter a postura correta com o tronco erguido e ligeiramente para a frente pode influenciar também a evitar o aparecimento de flatulência, já que o roçe entre o diafragma e o estômago se reduzirá bastante.

Normas básicas para evitar a flatulência

  • Não consumir grandes quantidades de bebida e comida duas horas antes de começar qualquer atividade física. Isto não tem que ver com hidratar-se.
  • Melhora a postura do tronco durante a prática desportiva. Aqui o trabalho de core poderia ser muito útil.
  • Evita as bebidas isotónicas. Pode surpreender a muitos, mas estes refrescos, não repõem líquidos. A sua função é mais a de repor o glucógenio e os sais minerais. Assim que se tens tendência para a flatulência, o melhor é água.
  • Põe-te em forma. A melhoria da condição física de base, faz com que a tua ergonomia e ritmo respiratório sejam melhores, o que evitará essas picadas molestas no abdómen.

Eliminar a flatulência

A flatulência não se elimina de repente e existem diversas maneiras para que vá desaparecendo progressivamente.

Hoje em dia, o mais recomendado é realizar respirações profundas. Também desaparece se paramos ou diminuímos o ritmo da atividade. No entanto, em muitos casos, sobretudo em competição, está não é uma solução viável e temos de confiar em superá-la com o passar dos minutos.

A flatulência é algo muito simples de explicar mas onde existe ainda o mistério da sua origem e de como eliminá-la, assim que esperamos que com estes conselhos consigas não sofrer desta moléstia.

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