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Porquê utilizar Zumba como treino?

zumba

Manter o corpo num bom estado físico é algo que é sempre positivo, pois ajuda-nos a mantermo-nos mais ativos nas nossas atividades e rotina diária. No entanto, pode ser complicado para ti encontrar um desporto que te motive, seja por ser uma atividade monótona ou devido à alta exigência muscular que um treino requer. Como tal, devias experimentar Zumba, um divertido estilo de dança originário da América Latina. Tanto a sua música como os seus movimentos rápidos criarão em ti um programa muito divertido no ginásio e, sobretudo, eficaz para melhorar a resistência do teu corpo.

Qual é a origem do Zumba?

Este peculiar exercício de dança nasceu num cheio de movimento e ritmo: Colômbia. Tudo surgiu quando Beto Pérez, dançarino e coreógrafo, se esqueceu da música na aula de aeróbica que estava a dar. A partir dai, não teve outro remedio senão improvisar com uma mistura de música de salsa, merengue e cumbia procedente do seu leitor de música.

Foi um êxito? A resposta, como imaginas, é um sim rotundo, sem nenhum tipo de dúvida. Criou-se uma nova forma de treinar conhecida como Zumba Fitness, utilizada por numerosos atletas de elite.

Como se treina com Zumba?

A metodologia de treino vai animar-te a que continues já que é exercida em aulas de grupo, criando uma empatia entre as outras pessoas.

O mais habitual durante as aulas de Zumba é utilizar coreografias nas quais se combinam ritmos velozes e outros mais pausados que conseguem condicionar o físico para conseguir uma melhoria cardiovascular, além de uma tonificação muito benéfica para os teus músculos. Isto pode lembrar-te as aulas de aeróbica, não nos estranha se temos em conta que a disciplina de Zumba parte da mesma base, ainda que consiga ser mais dinâmica graças às suas melodias puramente latinas.

Se estás angustiado para saber se o nível de exigência é elevado, não te preocupes: as coreografias de Zumba estão idealizadas com um método similar ao de uma escada que deves subir degrau a degrau, sendo cada degrau um passo mais para uma forma física melhor. Ainda que até agora tenhas tido uma vida completamente sedentária, podes inscrever-te de imediato. É uma metodologia que se adapta a qualquer pessoa, porque conta com passos básicos para os iniciados ao desporto, inclusive para crianças ou pessoas com mais idade. Não tenhas nenhum tipo de intranquilidade se pensas que vais chegar a casa moído do ginásio.

Principais benefícios do Zumba

Físicos

Este treino ajuda a melhorar o sistema cardiovascular do teu corpo. Isto ocorre porque ao dançar se estimula o fluxo sanguíneo, beneficiando o teu sistema respiratório e vascular.

 Notarás uma mudança física muito estética no teu corpo consequência da queima de calorias. Deves ter em conta que, segundo a duração da aula e do teu metabolismo, com Zumba podes queimar até 800 calorias sem muitas exigências, o que podemos traduzir como uma perda de peso bastante rápida se se acompanha o treino com uma alimentação equilibrada.

Já que numerosas coreografias incorporam movimentos muito semelhantes aos tradicionais do ginásio, como é o caso dos agachamentos e dos abdominais, com Zumba conseguirás uma tonificação integral dos teus músculos.

Se tens problemas com a postura das costas ou se habitualmente caminhas curvado, a Zumba é um exercício propicio para melhorar os problemas do teu porte. Verás recompensado o teu esforço com a consecução de uma figura muito mais elegante, já não terás desculpas para não caminhar erguido!

Emocionais e mentais

A animosidade da música ajuda a eliminar e afastar a ansiedade e a depressão. Está focada para ressaltar os sentimentos positivos. Isto conduz a uma melhoria da autoestima e da autoconfiança.

Ao serem aulas de grupo, a socialização é um elemento importante dentro do treino. A presença de outras pessoas contribui para uma empatia conjunta na altura de enfrentar a aula. Além disso, é uma oportunidade de superar a timidez devido ao bom ambiente que se cria.

Por ultimo, com a Zumba dirás adeus ao stress. Estas aulas, devido à música e ao ambiente social, são um foco de bom humor. Estimulam o relaxamento e libertam tensões, sendo um extraordinário antidepressivo.

Que tipo de roupa deves usar para fazer Zumba?

No treino da Zumba podes chegar a queimar 1500 calorias. Este desgaste é aconselhável que o realizes com roupa cómoda e que que molde perfeitamente aos movimentos das coreografias. Uma roupa que te permita uma liberdade anatómica total para queimar gorduras e tonificar os músculos.

Peças de roupa

Nesta disciplina, na qual terás de te mover muito rápido em mais de uma ocasião, às mulheres aconselhamos usar para a parte superior um top desportivo, deixando à mostra a zona do abdómen; enquanto para os homens aconselhamos o uso de t-shirts sem mangas e transpiráveis. Lembra-te que para favorecer a sensação de movimento as peças de roupa devem estar-te largas, nunca apertadas (justas ao corpo).

Para a parte inferior recomendamos o uso de leggings desportivos ou calças de desporto. Deves evitar qualquer interferência nos movimentos de dança. Além disso, devem ser transpiráveis, com o qual deves evitar o uso de algodão, pois mantém o suor na roupa do dito material.

Calçado

Seguramente, o calçado é o complemento fundamental na altura de realizar Zumba. Deves prestar especial atenção e eleger um adequado. Uns ténis incómodos podem converter a dança numa odisseia e, possivelmente, acabem causando-te bolhas e roçaduras. Procura uns ténis com um bom amortecimento e assegura-te que são do teu número.

Definitivamente, a Zumba cada vez ganha mais adeptos. Não é de estranhar se temos em conta que se trata de um treino que consegue divertir ao mesmo tempo que exercita o aluno tanto mental como fisicamente.  Anima-te a experimentar Zumba e constata as tuas melhorias!

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