Esta página web usa cookies para que possas desfrutar de uma ótima experiência de usuário e para que possamos entender como usas a web. Se consentes o uso de cookies para esta página web, continua a navegar com normalidade. Podes encontrar mais informação sobre as cookies que usamos e configurar o seu uso visitando a nossa página de configuração de cookies.

Blog

Os benefícios dos alimentos funcionais

cereais integrais

Os alimentos funcionais sao aqueles que proporcionam benefícios extra ao organismo das pessoas, além dos seus aportes nutritivos.

Este tipo de alimentos têm propriedades muito benéficas para a saúde, já que incrementam as defesas e ajudam a prevenir o desenvolvimento de certas doenças.

As propriedades benéficas dos alimentos funcionais podem estar presentes de maneira natural porque foram enriquecidos com um certo tipo de vitaminas ou minerais, como ocorre com o leite ou com os cereais.

Quando falamos de alimentos funcionais não nos referimos a suplementos nutricionais ou desportivos, mas sim aos que formam parte da alimentação habitual das pessoas. Não se apresentam em cápsulas ou barritas, são elementos de consumo normal. As propriedades benéficas podem estar presentes de maneira natural ou porque foram enriquecidas com um certo tipo de vitaminas ou minerais, como ocorre com o leite ou com os cereais.

Hoje em dia, podemos observar um grande incremento de certas doenças crónicas que estão intimamente ligadas com a nutrição, falamos da obesidade, a celiaquia e as doenças cardiovasculares, por exemplo.

Através da alimentação podem prevenir-se a maioria destas doenças, mantendo uma alimentação saudável e equilibrada baseada em alimentos frescos e de temporada, rica em fibra, em vegetais de folhas verdes e em leguminosas. Os cereais devem ser preferencialmente integrais e as carnes não processadas. Em relação ao peixe, recomenda-se evitar os de tamanho grande devido ao risco de consumir os metais pesados que acumulam no seu corpo (como o mercúrio). É recomendável, também, evitar os alimentos pre-cozinhados, ultraprocessados e a fast food ou industrial.

O consumo de alimentos funcionais apresenta-se como uma possível solução às carências nutricionais da alimentação industrializada, tão comum hoje em dia.

Como podes ver, ter uma alimentação saudável não é demasiado complicado, aplicando o sentido comum pode conseguir-se uma alimentação saudável. Mas, se além disso, a esta alimentação podemos somar certos elementos extra, os benefícios para a nossa saúde multiplicam-se quase sem realizar nenhum esforço.

O consumo de alimentos funcionais apresenta-se como uma possível solução às carências nutricionais da alimentação industrializada, tão comum hoje em dia. Ainda que, para conseguir uma alimentação equilibrada também seja necessário educar a população em relação a hábitos nutricionais e expor os benefícios que certo tipo de alimentos têm sobre a saúde quando consumidos regularmente.

Alguns exemplos de alimentos funcionais:

  • Os probióticos, formados por bactérias vivas que se instalam no nosso intestino e ajudam a que cumpra corretamente a sua função de absorção, assim como a sua função imunitária. Graças aos probióticos melhora-se a hidratação durante uma diarreia e os seus efeitos são menos duradouros.
  • Os prebióticos são aqueles que promovem o desenvolvimento de bactérias benéficas para o organismo. O nosso intestino está habitado por numerosas bactérias que o ajudam a cumprir as suas funções de maneira saudável, sem estas bactérias o trânsito intestinal pode diminuir, assim como a sua capacidade para absorver nutrientes.
  • A fibra alimentar, presente nas verduras, nos cereais integrais e nas leguminosas não pode ser digerida, chega intacta ao intestino e ajuda-o com as suas funções de limpeza e eliminação de patógenos e elementos excedentes. Graças à fibra podem prevenir-se dolências como a prisão de ventre, doenças cardiovasculares ou, inclusive, o cancro. A prisão de ventre crónica pode ser causadora de muitas dolências secundárias bastante incómodas, como tal é recomendável pretar-lhe atenção e tentar evitá-la.
  • Os ácidos gordos ómega 3 encontram-se presentes em alguns peixes ou óleos de peixe. Ajudam a prevenir doenças do coração e alguns tipos de cancro como o da mama.

Estes são só alguns exemplos de alimentos funcionais, agora vamos falar mais detalhadamente dos benefícios concretos que aporta cada um deles e exemplos de onde se encontram.

  • Os probióticos, já dissemos que melhoram a função intestinal. Encontramo-los sobretudo em iogurtes ou fermentados lácteos (lactobacilos e bifidobacteris).
  • Os prebióticos ajudam ao crescimento de bactérias benéficas para o intestino e podemos encontrá-los sobretudo em cereais integrais. As vitaminas do grupo B, o ácido fólico, a vitamina D e a vitamina K ajudam o organismo e reduzem as doenças do coração e a osteoporose. Os minerais como o cálcio, o magnésio ou o zinco ajudam a fortalecer o sistema imunitário e podem ser encontrados em muitos produtos lácteos.
  • Os antioxidantes, como a vitamina C e E, os carotenos, os flavonoides e os polifenois presentes em frutas e verduras reduzem o risco de doenças cardiovasculares.
  • Os ácidos gordos, como o ómega 3 ou o ácido linóleico previnem doenças do coração, diminuem o desenvolvimento de tumores e são benéficos na etapa da menopausa. Podem ser encontrados em lácteos e ovos.

Este tipo de alimentos ajudam a quem os consome,mas quando falamos de desportistas, os benefícios são ainda mais benéficos, já que gastam mais energia e levam o seu corpo a situações mais extremas que resto das pessoas.

Se és desportista ou fazes exercício intenso de maneira regular, convém-te saber que há certos tipos de alimentos pensados para recuperar o organismo depois da prática desportiva e ajuda a reduzir a fatiga, melhorar a reidratação e ajudar a relaxar os músculos.

Na alimentação desportista podemos encontrar alimentos funcionais, tais como:

  • Bebidas isotónicas, cuja principal função é juntar hidratos de carbono ao organismo e ajudar a repor a perda de água e sais minerais depois dum exercício intenso.
  • Bebidas ricas em cálcio, magnésio ou outros minerais. Estão direcionadas para cobrir as possíveis necessidades especiais dum desportista.
  • As bebidas energéticas, aportam calorias e energia para te recuperares da prática desportiva.

Este  tipo de alimentos deve estar presente na alimentação normal, já que aportam numerosos benefícios para o organismo, mas o mais importante para gozar de uma saúde é ter uma alimentação equilibrada juntamente com a prática de exercícios de maneira regular.

Virgin Active
#AlwaysDiscovering

Comentários ()