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O exercício físico, chave para combater o stress

yoga

Se tens problemas de insónia, as causas que motivam isto podem ser várias, desde ansiedade, até ao excesso de consumo de cafeína, nicotina ou álcool, efeitos secundários de medicamentos ou depressão. Mas a origem dos problemas do sono, na maioria dos casos, são as tensões às quais nos submetemos diariamente, na nossa vida quotidiana, quer seja por questões de trabalho, familiares, etc. que podem ocasionar uma saturação mental que tem como consequência, a falta de conciliação do sono quando chega a noite.

Quando estes problemas se sucedem com uma certa assiduidade, normalmente recorremos a medicamentos que nos ajudem a relaxar para podermos dormir bem durante a noite. Mas, sabias que o desporto é capaz de nos ajudar a relaxar e a descansar?

Como o desporto ajuda a reduzir os níveis de stress?

Sabemos que o stress é um dos fatores de maior risco para a nossa saúde.
Mas levar uma vida saudável e praticar desporto ajuda consideravelmente a libertar tensões e a esquecermo-nos das preocupações, o que provoca que o nosso corpo se relaxe e, portanto, nos ajude a combater o stress e a dormir mais relaxadamente durante a noite.

As incidências positivas do desporto sobre estes períodos de ansiedade podem atuar de duas formas.

  • Psicologicamente: ao praticar atividades desportivas ou físicas, a nossa cabeça está distraída com outra série de elementos afastados dos nossos problemas diários, que nos ajudam a reduzir o stress do nosso organismo. Esta redução acentua-se quando as atividades se realizam ao ar livre e em grupo, substituindo consideravelmente o meio que causa a situação traumática, por outro mais confortável.
  • Fisicamente: o desporto origina a libertação de umas hormonas denominadas endorfinas, que induzem a ter uma maior sensação de bem estar, euforia e diminuem o nosso nível de dor física, atuando como um calmante natural.

Mas para que as atividades físicas incidam positivamente, devem reunir uma série de particularidades:

  • Deve existir uma periodicidade na realização dos exercícios, o que reduz o risco de depressão e melhora a sensação de bem estar geral.
  • Dosificações, uma vez que, para uma maior quantidade de exercícios, menores serão os níveis de stress.
  • Ser persistente, já que a longo prazo o exercício reduz a ansiedade e a instabilidade emocional, chave para combater o stress.

Ou seja, para que o desporto reduza os níveis de stress, não deve realizar-se de maneira ocasional ou esporádica. Requer uma prática regular. Deve praticar-se de forma prazenteira, nunca em excesso, nem realizar atividades que sejam muito exigentes, que podem ocasionar uma pressão (no caso do desporto profissional, onde o nível é tão elevado que pode causar stress físico e psicológico).

Quais são os desportos que melhor nos ajudam a combater o stress e a insónia.

Segundo estudos realizados é aconselhável combinar exercícios anaeróbicos e aeróbicos para que se produza um equilíbrio na redução da ansiedade e do stress. Por um lado, o exercício no ginásio, produz uma incidência positiva na libertação de endorfinas, enquanto que o exercício no exterior produz um efeito psicológico extra.

Para que os exercícios nos sirvam de ajuda na altura de dormir e não o contrário, a realização dos mesmos deve fazer-se entre 2-3 horas antes de ir para a cama. Porquê? Porque a realização de alguns tipos de exercícios muito estimulantes aumentará a nossa frequência cardíaca e fará com que nos sintamos mais ativos o que pode prejudicar a conciliação do sono. Além disso, a temperatura corporal deve estar mais baixa durante o dia para poder dormir, circunstância que não sucederá porque o corpo necessita de aproximadamente 6 horas para baixar até essa temperatura depois da prática desportiva.

Agora vamos analisar os desportos mais adequados para combater o stress.

Yoga:
O yoga fomenta uns exercícios de respiração lenta e profunda, que chegam a elevar os níveis de dióxido de carbono no organismo, que atuará como sedativo natural o que ajudaria a dormir.

Os exercícios de yoga também aumentam o nível de melatonina, que é a substância que determina o ciclo sono-vigília. É uma hormona que segrega a epífises ou glândula pineal. De forma natural, os níveis de melatonina sobem durante a noite e baixam durante o dia.

Pilates:
Consiste na realização de alongamentos que conjuntam o exercício físico e mental com o propósito de encontrar uma harmonia entrega nossa mente e o nosso corpo.

Este é um exercício anaeróbico que combina o ballet, o yoga e a ginástica e que ajuda a incrementar a agilidade, a flexibilidade, removendo a tensão dos músculos com técnicas de relaxamento, concentração e respiração que ajudam a diminuir o ritmo cardíaco, a relaxar e, portanto, a reduzir o stress.

Correr:
Este exercício aeróbico, praticado de forma moderada, é um dos mais recomendados para ter um bom sono. Sair para correr ou realizar esta prática desportiva num ginásio é uma opção acessível que nos ajudará a libertar muito stress, a respirar melhor, a melhorar a nossa saúde cardiovascular e a queimar calorias.

Natação:
A combinação do esforço físico que supõe a natação, juntamente com o efeito relaxante do contato coma água, faz com que a prática deste desporto nos ajude a acalmar a nossa ansiedade e, como tal, a conciliar o sono.

Caminhar diariamente:
É um dos desportos mais completos que existem e com menos dificuldade de realização. Sair para caminhar diariamente é uma das melhores formas de diminuir as nossas ansiedades e tensões, especialmente se o fazemos pelo campo e bem acompanhados.

Caminhar cerca de trinta minutos ao dia é suficiente para notar como o teu corpo melhora física e psicologicamente, contribuindo para viver mais relaxado e dormir melhor.

Definitivamente, ao longo deste artigo, pudemos comprovar como uma vida saudável, que aborde a realização de qualquer tipo de exercício físico de forma moderada, juntamente com uma alimentação equilibrada, nos ajuda de uma forma notável a aliviar o stress, a dormir melhor e a manter melhor o nosso nível físico e mental.

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