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Nutrição desportiva: os glícidos durante o exercício prolongado

Treino de resistência

A alimentação é o combustível do nosso organismo, já que te proporciona toda a energia que necessitas para viver. No entanto, os nutrientes essenciais para desenvolver exercícios prolongados (como marcha, maratonas ou treinos de alta intensidade) devem ser diferentes aos que ingeres normalmente para atividades que não exigem esforço ou altos níveis de rendimento. Neste sentido, abastecer o organismo dos desportistas de um aporte adicional de glícidos e compreender as utilidades da nutrição desportiva torna-se muito benéfico para desenvolver exercícios que exigem uma forte preparação de resistência.

Alguns apontamentos da dieta desportiva

Os músculos acumulam dentro de si toda a energia que necessita o sistema motor para dar mobilidade ao corpo e são armazéns excepcionais de açúcar e frutose, duas substâncias com um altíssimo valor energético e que atrasam o aparecimento da fadiga. Para que os desportistas conservem os níveis adequados de glicogénios, devem cuidar especialmente da alimentação, uma vez que a falta deles constitui um fator que limita a execução de exercícios de alto rendimento.

As refeições com grande conteúdo de carboidratos são as melhores abastecedoras destas substâncias e ajudam a elevar a sua presença no sangue e nos músculos, formando depósitos de grande valor energético para que os desportistas rendam com plenas capacidades. Além das gorduras, os níveis de glicogénio servem fundamentalmente para que o corpo não absorva a massa muscular e elimine o tono. Frequentar o ginásio para alcançar o bem estar geral e o equilíbrio, possuir uma boa musculatura, tonificada e trabalhada, supõe para muitos desportistas um elemento de beleza que melhora a aparência.

Os desportistas devem ser conscientes de que ingerir uma quantidade elevada de açúcares e frutose pode ameaçar com o surgimento de gorduras difíceis de queimar e que se acumulem, em zonas como o ventre, as ancas, o dorso e, inclusive, a cara. Por isso deves controlar a quantidade de glícidos que entra no teu corpo e evitar que a sua ingestão descontrolada seja um obstáculo na altura de realizar exercícios prolongados.

Os glícidos e o bem-estar

É certo que os níveis de glícidos no organismo são de vital importância para viver, pois são uma fonte de grande energia, mas de combustão muito lenta. Precisamente por isso, numerosas dietas cujo objetivo é baixar de peso eliminaram ou reduziram ao máximo a sua ingestão, pelo perigo que involucram na formação de depósitos de gordura de difícil dissolução.

O bem estar da saúde dos desportistas depende do controlo alimentar. Ainda que possa parecer algo tedioso, uma analise metabólica que mostre as características próprias do nosso corpo e as cruze com outras variáveis, como as calorias consumidas ao dia (em função do rendimento), assinala com bastante exatidão a quantidade exata de substâncias que requer o nosso sistema. Controlar as gramas de proteínas, carboidratos e frutas e verduras que consumimos, ajuda a gerar corpos lisos e saudáveis. Complementar essas refeições com o exercício adequado é, definitivamente, uma grande filosofia de vida para que te sintas bem.

Hoje em dia, a nutrição desportiva oferece serviços que fortalecem o conhecimento dos profissionais do desporto na altura de criar dietas. Colocar-se nas mãos de tutores desportivos ou treinadores pessoais formados em nutrição e a atividade física do desporto supõe o primeiro passo para gerar um hábito saudável que te aporte as forças diárias para encarar o dia com otimismo. E não há nada melhor que o desporto, e uma dieta saudável e equilibrada para alcançar os standards de qualidade que te pede o organismo para render com normalidade.

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