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Nozes, aliadas da nutrição desportiva

nozes

Por diversas ocasiões, já deves ter ouvido falar das diversas virtudes alimentares dos frutos secos, sobretudo das nozes. A principal qualidade das nozes, que as faz destacar de todos os outros frutos secos, reside no fato de a sua composição conter altos níveis de ácidos gordos ómega 3.

O consumo destes ácidos gordos ómega 3, que o teu corpo não pode fabricar a partir doutras substâncias, favorece a irrigação sanguínea em primeira instância. Partindo dessa melhoria no sistema circulatório derivam-se grandes benefícios dos quais não deverias prescindir. A atividade cerebral, a nível de conexões neuronais, melhora. Os antioxidantes penetram na irrigação sanguínea o otimizam a atividade celular.

Em geral, tanto física como animicamente, as nozes convertem-se num superalimento. Desse modo, quando tens de enfrentar qualquer atividade física e/ou prática desportiva, estes frutos passam a ser um companheiro insubstituível para que possas dar o melhor de ti. Não encontrarás um alimento tão completo.

Consumo de nozes para render mais e melhor

As nozes são o complemento desportivo ideal, parte imprescindível da tua nutrição desportiva. Não duvides. Além dos seus ácidos gordos ómega 3, ideais para funções primordiais do teu corpo como as que já citámos, as nozes são ricas em antioxidantes que se podem encarregar de eliminar os radicais livres que surgem enquanto realizas qualquer atividade.

Desse modo, o teu potencial frente a qualquer exercício melhora muitíssimo, chegando a ser um feito diferencial em treinos aeróbicos. Se incorporas nozes na tua alimentação e vais comprovando a tua evolução em provas aeróbicas, vais dar-te conta da tua melhoria.

Além disso, o desgaste de qualquer atividade que leves a cabo, devido ao simples processo da oxigenação ao respirar supõe a conseguinte oxidação das células. O poder antioxidante das nozes previne e retarda está oxidação prévia à libertação de radicais livres.

A sua digestão produz-se de uma maneira mais lenta que a maioria dos alimentos, facilitando que a sensação de saciedade se prolongue por mais tempo. Com as nozes vais esquecer-te dos indesejáveis ataques de fome entre refeições que podem deitar a perder as tuas boas pautas nutricionais complementares à prática de qualquer desporto ou treino.

Também têm efeitos sobre o estado de ânimo

Também devemos ressaltar o que as nozes podem conseguir na tua parcela anímica, tão importante para conseguir um equilíbrio total, juntamente com a prática regular de desporto. Incorporando as nozes na tua alimentação habitual favoreces a fabricação de serotonina de maneira natural. Nada melhor que o teu próprio corpo seja o que possibilite uma melhoria geral do humor, esse positivismo interior do qual emanará toda a tua energia positiva para enfrentar o dia a dia e para melhorares na prática do teu desporto favorito.

É o que dizer do teu coração? O motor de tudo, o músculo que possibilita a prática de qualquer desporto… Também as nozes servem da melhor maneira o teu motor essencial. Diferentes estudos estabelecem altíssimas percentagens diretas de redução de riscos cardiovasculares. O desporto favorece o teu coração, as nozes encarregam-se de afastar possíveis riscos de cardiopatias importantes. A combinação de ambos traduz-se num imelhorável estado geral na tua parte física mais interna.

Excelentes estimuladores dos músculos

Também os teus músculos beneficiam diretamente da composição mineral das nozes. Fósforo, magnésio, manganês, cobre… minerais todos eles que provocam um trabalho eficiente dos músculos. Por um lado, os minerais ativam as enzimas, as mesmas que se ocupam de fornecer a energia adequada às tuas células. Graças a esta ativação os teus músculos contraem-se e dilatam-se melhor, preparam-se para o esforço e a longo prazo verás que sofres menos lesões. Além disso, estes minerais passam a ser uns valiosos constituintes do teu corpo a nível molecular.

Ao final, a soma de tantos benefícios do consumo de nozes como parte da rua alimentação e como complemento da tua atividade, treino e/ou desporto acaba traduzindo-se numa manutenção física saudável. Um pequeno fruto que te ajudará a desfrutar ao máximo do teu passatempo, se manténs regularidade nos teus treinos e se na tua alimentação incorporas estes pequenos grandes ajudantes.

Como e quando comer nozes

Três nozes por dia é o valor fixado como standard para qualquer pessoa. A sua toma espaçada durante todo o dia assegura uma ótima assimilação por parte do teu organismo. Mas, também não tens de as comer como se fosse uma dose de medicamentos. Os valores de referência são sempre indicados para a procura de um equilíbrio absoluto que nem sempre se ajusta à tua rotina.

Mais além do desporto, onde o seu uso será benéfico em todo o momento

Em primeiro lugar, é muito recomendável comer nozes como processo de recuperação depois da prática de desporto. Se quando acabas de treinar comes nozes (sejam sozinhas ou processá-las noutros alimentos), a tua recuperação será mais rápida e melhor.

A faculdade antioxidante transforma-se em poder anti-inflamatório depois da prática do teu desporto ou treino habitual. Com uma recuperação física melhorada desde o teu interior graças às nozes, asseguras a manutenção da forma física, prolongarás o teu rendimento e ao final melhorarás a tua saúde. As famosas dores musculares de depois do treino serão menores graças a intervenção antioxidante deste valioso fruto.

Em segundo lugar, comer nozes antes de realizar uma prova desportiva longa, ou com carácter prévio a qualquer treino intenso, é muito recomendável. Não terá efeitos imediatos no começo do esforço, mas conforme avance a prova ou o treino, os minerais deste fruto poderão ajudar-te na regulação dos níveis de glicose, mediante a correta estimulação da insulina.

Qualquer outro momento do dia também é ideal para comer nozes. Os lanches entre refeições costumam associar-se a bolos e coisas do género. Se mudas o conceito é introduzes nozes nestes momentos, saberás que te estás alimentando da maneira mais saudável, apaziguarás possíveis incrementos descontrolados do teu apetite e a posteriori ajudar-te-ão no campo nutricional que todo o praticante de desporto necessita manter controlado para render ao máximo.

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