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Melhorar o rendimento através das infusões

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Os benefícios para a saúde dos desportistas das bebidas à base de infusões têm sido provados por diversos estudos científicos. Os diferentes tipos que podemos encontrar no mercado derivados de plantas e outros elementos vegetais podem aportar ao corpo humano nutrientes muito benéficos para o nosso bem estar e para o correto funcionamento do nosso organismo. Além disso, se és desportista podes encontrar nestas bebidas suplementos naturais que te ajudem a conseguir melhorias no teu rendimento.

Fazer uso da nutrição desportiva é indispensável para tirar o máximo partido do trabalho realizado no ginásio. No processo de uma alimentação correta, na união perfeita de proteínas com hidratos de carbono e gorduras, podemos incluir a ingestão de infusões, já que, com certeza, algum dos seus componentes será benéfico antes ou depois de praticares o teu desporto favorito.

Antes, durante ou depois?

As infusões, além de terem as propriedades da planta da qual procedem, são uma forma perfeita de hidratação, já que, são compostas de água quase na totalidade. Na eleição do tipo de infusão ajudaremos o nosso corpo a conseguir mais energia, a aportar-lhe mais minerais e a dar-lhe um empurrão de antioxidantes. Ou seja, as infusões podem ser muito benéficas em qualquer momento: antes de te vestires para ir ao ginásio, no descanso das tuas séries ou sessão de cardio ou depois do duche para recuperar forças. Qualquer altura é boa, por isso recomendamos uma para qualquer destes momentos.

Antes da atividade desportiva

Às vezes estamos sem energia antes de irmos para o ginásio, e isso pode influenciar no fato de irmos ou não. O perigo de optar pela segunda opção é maior quanto mais cedo seja. Por isso, necessitamos um golpe de energia que nos desperte.

Uma infusão à base de cafeína com chocolate é ideal tanto para treinar em jejum como para que fiques mais desperto em qualquer altura do dia. Sabes essas alturas do dia em que nos encontramos sem forças? Pois, quando isso acontecer, com esta infusão ajudarás a ativar o teu corpo ao mesmo tempo que lhe aportarás uma quantidade de glicose que acione os teus músculos.

A forma de prepará-la é muito simples. Junta a uma caneca de chá preto uma colher pequena de chocolate em pó. Depois mexe bem e bebe devagar, a mistura da teína, que é a cafeína do chá, somada aos antioxidantes que aporta e ao magnésio do chocolate, ajudará o teu corpo a despertar-se rapidamente. Diversos estudos de nutrição desportiva demonstraram que a cafeína e a teína ajudam a melhorar o rendimento desportivo, pois prolonga a nossa resistência.

Enquanto realizas os teus exercícios

Durante o tempo que estejas a fazer alguma atividade deves preocupar-te, principalmente, em estar hidratado. Mais ainda se o treino vai ser longo ou se vais correr grandes distâncias. Neste sentido, as infusões à base de roibos são perfeitas. Muitos desportistas profissionais costumam tomá-las a meio de provas muito exigentes, como uma maratona ou em corridas de bicicletas.

Ao contrário do chá, o roibos não aporta cafeína, razão pela qual é recomendável a qualquer hora do dia. Além de hidratar aporta uma alta quantidade de vitaminas, sais minerais e antioxidantes. Para prepará-la só tens de ferver um litro de água com uns paus de canela e uma casca de laranja. Esta bebida produz também um efeito anti-inflamatório moderado que ajuda a recuperar o corpo se o treino é longo.

Depois do treino

Quando finalizámos o nosso desporto diário, o ideal é uma bebida que nos ajude a relaxar, e que ao mesmo tempo ative as nossas defesas. Para cumprir este objetivo, recomendamos-te uma infusão de gengibre com limão, pois o seu grande componente anti-inflamatório ajuda a dar uma subida ao sistema imunológico; portanto, é muito recomendável se realizaste a atividade num dia frio, se esta foi muito longa ou, simplesmente, se é inverno.

As raízes de gengibre, como a casca do limão, aportam propriedades digestivas e antioxidantes. Se sofremos de congestão, esta mistura pode converter-se na nossa aliada porque é um potente descongestionante das vias respiratórias. Para desfrutá-la, basta ferver pedaços de raiz de gengibre fresco em meio litro de água e juntar-lhe o sumo de meio limão e um pouco de casca ralada.

Cuidar-nos através das infusões

Cada tipo de pessoa e de atividade física pode ser complementada por diversas infusões dependendo do gosto de cada um e da intensidade. As anteriores são bons exemplos de infusões, geniais para quem queira juntá-las à sua rotina de treinos, mas existem outros tipos de plantas igualmente benéficas quando nos exercitamos:

Tília

Se as nossas avós levam toda a vida a tomá-la por alguma razão será. Tem um efeito anti-inflamatório e calmante, que ajuda a relaxar a musculatura.

Melisa

Depois de um treino intenso, é a melhor bebida para aliviar o cansaço físico, pois ajuda a baixar o stress e a dormir melhor.

Lavanda

Também é anti-inflamatória quando aplicada diretamente na zona afetada. As suas propriedades sedativas ajudam a descansar depois de um forte dia desportivo.

Romero

É um energético natural porque melhora a circulação sanguínea aportando oxigénio às células.

Menta

Ajuda a relaxar a musculatura, razão pela qual é ideal para depois do treino. Também ajuda a expulsar gases, com o qual, se sentes um peso intestinal é uma boa opção.

Qualquer altura é boa para tomar uma infusão saudável, mais ainda se gostas de desfrutar do desporto num ginásio e queres complementar o teu treino e nutrição com uma variada e rica forma de hidratação. A grande variedade de plantas que podes encontrar no mercado pode proporcionar-te a solução para as necessidades de cada momento.

Como último conselho, recomendamos que, se és dos que gostam de doce, em vez de usares açúcar podes utilizar mel para dar às infusões esse toque que tanto te gosta. É mais saudável e aporta mais nutrientes.

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