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Melhora o rendimento do teu treino com uma dieta apropriada

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Estar em forma implica horas de trabalho e de esforço. Atingir os objetivos requer uma planificação e, dentro dessa planificação, tem de se ter controlo em cada um dos diversos aspectos. Controlar a nutrição é importante para qualquer pessoa, mas se és desportista, há uns parâmetros e guias que te ajudarão a melhorar o teu rendimento, se esse for o teu objetivo. Se, pelo contrário, preferes fazer um treino só para te manteres em forma, também convém que controles os teus hábitos alimentares.

Examinemos os diferentes tipos de dietas que te convêm segundo o teu tipo de treino:

  • Se o que te interessa é ganhar músculo trabalhando no ginásio, saberás que tens de aumentar de peso. Ao ser um trabalho fundamentalmente intensivo, o teu corpo necessita aportar um extra de trabalho. É aconselhável fazer no mínimo 4 refeições ao dia e que não estejam separadas entre elas mais de 3 horas. São dietas que aportam ao corpo entre 3000 Kcal e 4800 Kcal. A proporção dos nutrientes é 20% de proteínas, 55% de carboidratos e 25% de gorduras (melhor se forem vegetais).
  • Para os que já trabalharam os músculos no ginásio, há dietas específicas para a definição dos mesmos. Estas dietas chamam-se hipocalóricas, consistem em que o corpo receba um pouco menos de energia do que a que necessita. A proporção de nutrientes será 40% de proteínas, 40% de carboidratos e 20% de gorduras (também vegetais). Evidentemente, deve complementar-se esta alimentação com exercício cardiovascular mais prolongado do que no ponto anterior.
  • Agora que chegou a época estival, a famosa “operação biquíni” leva-nos a todos à loucura para conseguir perder peso e caber no fato de banho. É simples, mas não é por isso que nos vamos descuidar. Praticar exercício cardiovascular diário (20-30 minutos) e uma dieta leve em carboidratos será suficiente. Pode comer-se também 4 vezes ao dia mas quantidades menores. A perseverança dará os seus frutos, emagrecer de repente pode levar a que engordes logo em seguida.
  • Mas nem tudo tem de ser feito no ginásio, se te diverte mais o exercício aeróbico, quer seja uma partida com os amigos, ou praticar desporto no geral, também se deve ter certos hábitos. Por exemplo, praticar desporto de forma constante, 3 a 5 vezes por semana, assim o teu corpo vai-se habituar e vais sentir-te com mais vitalidade. A alimentação deve basear-se em carboidratos, já que ao realizar esforços contínuos queimamos mais energia.
  • Por último, inclui certos costumes para qualquer destes casos, inclusive se não praticas desporto. É importante ter horários controlados, criar uma rotina. Dormir 8 horas diárias, o corpo sente-se bem ao madrugar, ainda que não pareça e, claro, não deves fumar, a saúde é para toda a vida, e cuidar-se não tem preço. Todos estes factores farão, não só que tenhamos uma vida mais saudável, mas também que estejamos de melhor humor.

Apesar destas dicas, é aconselhável que antes de levar a cabo qualquer dieta se consulte um endocrinologista, já que cada corpo pode responder de maneira diferente, pois cada metabolismo também o é; e um especialista na matéria poderá personalizar cada caso.

Para terminar, é certo que levar a cabo tudo isto pode ser aborrecido a longo prazo, mas em pouco tempo podes comprovar que valeu a pena, também podes fazê-lo com um amigo para que seja mais suave. Levar um estilo de vida sã vai de mãos dadas com a superação; ao fim e ao cabo, praticamos desporto para nos divertirmos e para nos superarmos a nós próprios.

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