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Jogar Golf, estupendo desporto ao ar livre

golf

Tiremos da cabeça a imagem do golf como um desporto elitista. Já não é assim. Popularizou-se muito devido ao fato de ser muito saudável, entretido e apto para todo o tipo de pessoas. Para estar em forma não existe apenas o ginásio e por isso apresentamos este desporto ao ar livre, todos os músculos que se trabalham com ele, a preparação necessária e os seus benefícios.

MÚSCULOS

O golf proporciona o treino adequado para muitos dos músculos do corpo, o que te ajudará a tonificá-los e a sentires-te mais forte. Estes são os principais músculos implicados quando se joga golf:

  1. Glúteos
  2. Pernas: Adutores, abdutores, quadríceps e isquiotibiais
  3. Abdominais
  4. Costas
  5. Tríceps e antebraços

Devemos esclarecer que não é um desporto que necessite de qualidades físicas extraordinárias mas sim, qualidades técnicas, já que se não empregamos uma técnica correta podemos utilizar posturas que nos tragam problemas como a lombalgias, razão pela qual é uma boa ideia começar com um professor.

PREPARAÇÃO

Antes de te pores a trabalhar todos estes músculos deves pô-los no ponto e prepará-los para jogar golf.

O aquecimento deve durar à volta de 15 minutos. Temos de nos sentir cómodos com ele e não tem que nos deixar cansados antes de começar a jogar.

  1. Começamos com um pequeno aquecimento, andando rapidamente ou com uma pequena corrida.
  2. Depois devemos fazer alongamentos, com suavidade, sem esticões e até um nível que estique mas que não doa nem nos faça estar muito incómodos. Isto evita que se produzam tirões ou roturas. Para alongar devemos estabelecer uma ordem e segui-la sempre que formos praticar golfe. Assim criaremos um ritual que nos ajuda a prepararmo-nos e repetir sempre o mesmo processo fará com que não nos esqueçamos de alongar nenhuma zona. O mais recomendável costuma ser começar por baixo até acima, dos pés à cabeça.
  3. Entre cada exercício é importante descansar um pouco e soltar os músculos.
  4. Realizar algum exercício de mobilidade articular, trabalhando os joelhos, tornozelos e cintura.
  5. Por último, também devemos incluir algum pequeno exercício de aquecimento. Golpear a bola de menos a mais: primeiro, alguns golpes com o putt; depois, aumentar a distância até fazer alguns golpes mais longos. Assim, estaremos a acostumar o corpo pouco a pouco a fazer o movimento que realiza em cada golpe durante o jogo.
  6. Não te esqueças de alongar e soltar os músculos depois de jogar golf.

BENEFÍCIOS DO GOLF

O golf tem benefícios tanto para o corpo como para a mente. É um desporto adequado para qualquer pessoa como, por exemplo, pessoas com problemas cardíacos, já que tem uma baixa intensidade e portanto não requer boas qualidades físicas. Também é recomendável para pessoas a partir dos 40 anos já que reduz o colesterol e a pressão arterial.

  1. Percorre-se uma média entre 7 e 10 km cada vez que se joga golf, razão pela qual é um bom exercício cardiovascular.
  2. Por cada 9 buracos calcula-se que perderás umas 700 calorias.
  3. Tem benefícios para a saúde como reduzir o risco de padecer de osteoporose e hipertensão.
  4. Faz-te sentir melhor. Requer que estejas concentrado, que analises os golpes que tens de dar, razão pela qual faz com que desligues facilmente do ritmo diário. Além disso, como se pratica ao ar livre, incide no bom estado de ânimo e relaxamento.

Definitivamente, o golf é um desporto que qualquer pessoa pode praticar, que te ajudará a que estejas com uma boa forma física e mental e com o qual passarás momentos agradáveis com os teus amigos ou simplesmente, ao ar livre. Experimenta!

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