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Influência da vitamina k no rendimento desportivo

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O rendimento e a exigência na prática de desporto requerem um aporte nutricional e vitamínico muito mais potente que outras atividades. Até ao ponto de que será completamente necessário que estejam presentes no teu organismo uma série de vitaminas que são muito benéficas para desenvolver qualquer desporto ou atividade física. Inclusive para elevar o rendimento muscular e dos ossos nas tuas sessões regulares no ginásio. Com efeito, não servirá apenas para elevar as tuas prestações desportivas mas, a sua eficácia alcançará também a prevenção de algumas incidências musculares ou lesões dos ossos.

Aportações da vitamina K

Este é o caso concreto da vitamina K, que é altamente recomendável para favorecer a atividade física porque aporta muitas propriedades para o seu exercício. Um dos aspetos mais interessantes da ingestão desta vitamina é que ajuda a prevenir qualquer incidência no sistema ósseo. Fundamentalmente porque exerce uma função muito relevante na coagulação do sangue. Desde este cenário geral, trata-se duma aportação vitamínica que serve para proteger os teus ossos de possíveis lesões, como por exemplo, fracturas.

Não é o único benefício que pode aportar ao teu organismo já que também incide em que possas incrementar a densidade de mineral nos teus ossos. Esta característica exercerá um papel muito determinante para que estejas nas melhores condições para enfrentar os exercícios, tanto no ginásio como ao ar livre. Com um reforço mais que notável em alguns dos ossos que têm de suportar o maior esforço nas atividades desportivas que praticas com mais frequência.

Alimentos ricos nesta vitamina

Em qualquer caso, não terás nenhum problema para contar com ela no teu organismo já que está presente numa boa parte da alimentação de qualquer lar. Como por exemplo, no frango, cordeiro, verduras de folhas verdes e até nas sementes de girassol. Poderás conseguir as suas aportações através de refeições baseadas nestes alimentos. Em qualquer caso, se mostras alguma deficiência no seu consumo terás sempre à mão um complemento vitamínico que nutra o teu organismo desta importante vitamina.

O consumo da vitamina K está especialmente indicado para levar um estilo de vida saudável, mas, em especial, para os desportos que te exigem maiores esforço dos teus ossos ou em exercícios que executas habitualmente no ginásio. Especialmente os que têm relação com pesos ou halteres e que requerem uma maior exigência dos ossos. Além disso, esta vitamina tem propriedades muito favoráveis para te proteger contra patologias do coração. Um aspeto que será mais importante do que crês, já que pode prejudicar-te no desenvolvimento de qualquer tipo de desporto, inclusive os menos agressivos, porque no seu grau extremo, podem afastar-te da sua prática habitual e que já não forme parte da tua vida.

Outras vitaminas aptas para os desportistas

Não te deves esquecer nunca que existe outra classe de vitaminas que além de serem muito benéficas para a saúde, te ajudarão a conviver com o mundo do desporto. Com uma série de benefícios que possam alcançar muitas funções no teu organismo, mais das que possas imaginar inicialmente. Onde sempre se cumpre uma máxima que afeta a todas as atividades desportivas e que implica que para um gasto físico maior, mais necessidades terás.

Todas estas vitaminas estão presentes na alimentação na qual se baseia uma dieta saudável e equilibrada. Mas, se por alguma circunstância o seu aporte não é o necessário, não terás outro remédio que recorrer a um complexo vitamínico e de minerais que te aporte as substâncias necessárias. Mas sem abusar deles porque não convém abusar destes suplementos já que uma dose muito alta pode chegar a ser tóxica e prejudicar o teu organismo. Por este mesmo motivo deve ser recomendado por um médico.

De todas estas vitaminas, destaca-se a B devido ao seu alto poder para converter os carboidratos em energia, sendo, em qualquer caso, indispensáveis para manter um correto metabolismo nos macronutrientes. Torna-se necessário ante qualquer incremento que tenhas na atividade física, já que não podes esquecer que esta classe de aportações está diretamente vinculada com a tua produção energética. Por outro lado, se realizas treinos muito intensos ou os denominados exercícios excêntricos (saltos, pesos ou movimentos de especial violência), uma pequena dose de vitaminas A e E será sempre bom para o corpo, devido ao fato de que ambas exercem uma maior proteção contra qualquer caso de desgaste ou dano físico. Razão mais que suficiente para que não faltem na tua mesa através duma alimentação certamente equilibrada.

Também qualquer classe de vitamina oxidante se converterá num instrumento para a tua proteção ante o desporto. Nesta ocasião, porque te ajudam na recuperação dos principais músculos como consequência dos treinos mais exigentes. Para que desta forma, nas seguintes sessões as tuas prestações desportivas sejam de maior qualidade e possas conseguir os teus objetivos com mais facilidade. Como poderás comprovar são muitas e de diversas naturezas as razões para que a tua alimentação seja o mais equilibrada e rica possível em vitaminas a partir deste agora. Porque não terás apenas uma vida mais saudável, mas também porque estarás em melhores condições para travar algumas das lesões ou incidências que a prática de qualquer desporto traz.

Um dos objetivos de seguir um plano de nutrição correto é que terás as máximas garantias para realizares os teus exercícios de manutenção no ginásio. Ou, se desejas, participar noutros desportos, sejam individuais ou coletivos. Porque a sensação de confiança que te proporcionará estas vitaminas está fora de todas as dúvidas. Algo que te aportará está classe de substâncias tão necessárias para o perfeito desenvolvimento do corpo humano. E que em qualquer caso, poderás detetar através duma simples análise de sangue. Com toda a segurança que merecerá a pena.

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