Esta página web usa cookies para que possas desfrutar de uma ótima experiência de usuário e para que possamos entender como usas a web. Se consentes o uso de cookies para esta página web, continua a navegar com normalidade. Podes encontrar mais informação sobre as cookies que usamos e configurar o seu uso visitando a nossa página de configuração de cookies.

Blog

Indumentária desportiva: Caminhadas no verão

Tanto as caminhadas como a sua versão a trote ligeiro, conhecida atualmente como Trail Running, são duas das atividades desportivas mais no auge na atualidade. As razões desta "febre" são várias. Por um lado, a caminhada é um desporto que te permite estar em pleno contacto com a Natureza e desfrutar de paisagens incríveis as quais não poderias apreciar se fosses de carro ou com a bicicleta de montanha. Além disso é um desporto relativamente barato de praticar, ainda que requeira uma indumentária especifica, não necessita de demasiados instrumentos. A sua imagem de desporto associado a uma vida sã e ecológica, a possibilidade de o praticar com amigos e familiares ou a certeza de que qualquer pessoas com qualquer nível físico encontrará um caminho de acordo com as suas possibilidades, são outros dos seus atrativos.

Mas o fato de se praticar ao ar livre em terreno natural não implica que as caminhadas sejam uma atividade apenas de fim de semana, também se pode (e deve!) treinar de forma adequada, tanto na grande cidade como num ginásio ou centro desportivo. No primeiro caso, podemos aproveitar algum caminho que exista perto da nossa casa para levar a cabo uma preparação mais ou menos específica para os nossos objetivos de fim de semana. No segundo caso, no ginásio, será possível realizar um trabalho de treino específico, baseado em exercícios aeróbicos combinados com algo de trabalho com pesos (especialmente do trem inferior e primando sempre as repetições sobre as cargas de peso) a alongamentos, que conseguirão que os nossos músculos, tendões e ligamentos sejam mais flexíveis e tenhamos menos possibilidades de nos lesionarmos durante uma caminhada na montanha. Além disso, qualquer desporto de base cardiovascular, como a bicicleta, o spinning, o running, a aeróbica ou a natação, permitirá afinar a nossa situação física e desfrutar ainda mais da nossa paixão pelas caminhadas quando nos lançarmos à montanha.

Uma coisa é certa, tanto as caminhadas como o Trail Running exigem para a sua prática uma indumentária desportiva bastante especifica. O elemento com o qual devemos ter mais cuidado é o calçado, que deverá ser, preferencialmente, específico para Trail Running e pensado para grandes caminhadas pelo montanha. A ideia é que este calçado nos ajuste firmemente o tornozelo, para evitar torceduras ao andarmos por caminhos irregulares, e que também seja cómodo e confortável para suportar muitas horas de caminhada. A este respeito há uma regra de ouro que deves seguir: nunca estreies umas botas novas no dia de uma grande caminhada, já que qualquer pequena roçadura pode converter-se numa dolorosa ferida não final do dia. O mesmo vale para as meias, que devem ser grossas e, se possível, sem costuras para não provocar roçaduras nos pés.

Existe uma grande variedade de modelos tanto de calças como de calções ou malhas para os praticantes de caminhadas. Confiar numa boa marca será fundamental, assim como conhecer mais ou menos o terreno por onde vamos andar - talvez não necessitemos de umas calças de montanhismo se as nossas caminhadas vão ser por terrenos simples e zonas não muito sinuosas. A comodidade será o ponto chave também nas camisolas, nos coletes e nos corta vento.

Uns bons bastões para conseguir pontos de equilíbrio extra em caminhos difíceis, uns óculos de sol e um chapéu para nos protegermos dos raios solares nos dias de mais calor e muita vontade de nos divertirmos completarão o equipamento necessário. Se ainda não praticas caminhadas, experimenta este verão, de certeza que vais gostar.

Comentários ()