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Gelatina, indispensável para desportistas

gelatina

Se praticas algum desporto de forma habitual, sejas ou não profissional, de certeza que és consciente da importância de manter os músculos em bom estado para poder render da melhor forma possível. Aplicar as bases fundamentais da nutrição desportiva na tua alimentação ajudar-te-á a manter a forma e a poder ter um melhor rendimento perante situações de esforço elevado. Entre as suas recomendações destaca-se a de consumir gelatina, um alimento fundamental para uma boa saúde muscular.

Ainda que penses que a gelatina é a sobremesa favorita dos teus filhos, a verdade é que este alimento é muito mais do que um doce infantil. Isto sim, tem em conta que estamos a falar da gelatina incolor que se vende nos supermercados e que podemos usar na elaboração de algumas sobremesas, cremes ou molhos se lhe juntamos fruta cortada aos pedaços e em sumo.

O que é a gelatina?

A gelatina é um alimento que se gera ao cozer ossos, tendões e ligamentos de origem animal. Apresenta-se como uma substância sem sabor, completamente transparente e instável. A sua característica mais importante é o seu alto conteúdo de colagéneo, sais minerais e água. Além disso, é muito baixa em calorias, razão pela qual não nos deve preocupar o seu consumo em dietas, sempre que optemos pela que não está processadas e se vende já feita como uma sobremesa.

És vegetariano e não consomes gelatina por ser de origem animal? Não te preocupes, existem versões vegetais deste produto, elaboradas com a alga agar agar. Oferecem-te os mesmos benefícios que a gelatina original, mas tendo como base a proteína vegetal. Descobre todos os tipos de proteína que se encontram no mercado e elege sempre a que te ofereça uma menor aportação calórica.

Benefícios da gelatina para a saúde.

Sabes que a gelatina pode ajudar-te de muitas formas a que te mantenhas saudável? A lista de razões pelas quais qualquer pessoa devia incluir este alimento na sua alimentação inclui:

  • Não engorda, como tal é adequada para as dietas de perda de peso. A gelatina neutra pode aportar 60 kcal por litro consumido. Se a sabemos preparar com sumos e frutas naturais, não representará nenhum problema para que mantenhamos o nosso peso.
  • É uma boa opção para ajudar a controlar a fome, já que tem um alto poder saciante. Juntamente com pratos salgados, consegue que a pessoa se sinta satisfeita inclusive antes de acabar a refeição, enquanto que com fruta torna-se numa sobremesa saborosa é diferente sem juntar nem uma caloria mais.
  • A gelatina tem um alto conteúdo de colagéneo, razão pela qual também mantém a nossa pele firme e tonificada. Permite, inclusive, prevenir a aparência de estrias graças a esta composição.
  • Também contém glicina, um aminoácido essencial para estimular a boa digestão e uma assimilação correta dos nutrientes, especialmente no caso das proteínas.

A gelatina e os ossos e músculos

Este alimento pode considerar-se um complemento natural básico para o cuidado das articulações e dos ossos, graças ao seu conteúdo em minerais como o silício, cálcio, magnésio e fósforo. Além disso, contém um aminoácido que é muito benéfico para manter os músculos fortes: a arginina, que estimula a criação de creatinina, essencial para o bem estar muscular.

O seu alto nível de colagéneo faz com que, ao ser ingerida, o nosso corpo possa sintetizá-lo sem problemas e duma maneira muito rápida, pelo qual podemos dizer que a inclusão da gelatina na nossa alimentação é especialmente terapêutica para pessoas com problemas nas articulações. Também ajuda a reduzir a artrose e as inflamações produzidas nas articulações, o que faz com que seja muito recomendada para as pessoas de idade mais avançada, tal como para desportistas de elite.

As proteínas e o desporto

Sabes porque deves comer gelatina se és desportista? Essencialmente porque é um concentrado de proteína animal de primeira qualidade. Tem em conta que provém dos restos de animais, razão pela qual ao comer uma sobremesa de gelatina estás a ingerir a aportação de proteínas que necessitas para melhorar o teu rendimento físico.

Além disso, esta grande quantidade de proteínas combina-se com a lisina que também contém a gelatina e o colagéneo, para conseguir que os teus músculos cresçam mais fortes e sem gordura. Duas condições, sem dúvida, essenciais para melhorar o teu rendimento desportivo. Por esta razão, é habitual ver que os desportistas incluem este alimento na sua alimentação de forma regular.

Há outro motivo fundamental para comer gelatina, além do rendimento desportivo? Sem dúvida, a sua capacidade provada para reduzir as dores articulares, graças à grande quantidade de colagéneo que nos aporta. Diversos estudos científicos provaram esta eficácia tanto no caso de pessoas com mais idade como de desportistas.

Não nos podemos esquecer que a gelatina nos ajuda a elevar o nosso nível de glicina no organismo, um elemento chave para sintetizar o colagéneo. Em caso de lesão, a nossa capacidade para gerar colagéneo é ainda mais limitada. Como tal, a aportação nutricional da gelatina para a recuperação das lesões é igualmente fundamental.

Se queres melhorar a resposta do teu corpo perante o esforço, não te esqueças que não podes ficar apenas pelo exercício físico que realizes nas tuas sessões de treino. O teu corpo também deve receber estímulos por parte da tua alimentação para aprender a reagir tanto nas sessões de trabalho no ginásio como em competição. Por isso é tão importante que tenhas uma alimentação desportiva acompanhada por um profissional.

Manter os teus músculos e ossos em perfeitas condições para que possam dar a resposta adequada perante o esforço da competição é fundamental, e aqui a gelatina vai converter-se na tua melhor aliada natural para o conseguires. A sua aportação de minerais, colagéneo e proteína é básica para o teu rendimento no ginásio e em competição.

Queres estar em forma e cuidar da tua saúde? Consulta os nossos especialistas sobre a forma de melhorar a tua nutrição. Ações tão simples como incluir a gelatina na tua alimentação podem mudar de maneira importante o teu treino e rendimento. Deixa que te acompanhemos.

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