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Exercícios para realizar nas férias

Exercícios em férias

Quem não gosta de manter a forma nas férias?

Estar de férias não significa deixar de levar um estilo de vida saudável. Aqueles tempos em que o facto de estarmos de férias supunha uma rutura completa com tudo é coisa do passado. Como tal, a Virgin Active quer dar-te uma série de práticos conselhos para que te continues a cuidar durante o verão, estejas onde estiveres. Desta forma o regresso ao trabalho não será tão duro já que estarás mais ativo e cheio de energia.

Praia, montanha ou cidade… não importa o destino escolhido. Para realizar os exercícios que te apresentamos abaixo não necessitas de nenhuma máquina especifica já que são exercícios aeróbicos, simples de realizar ao ar livre e muito úteis para um treino em pleno verão.

1. Comecemos pelo destino preferido da maioria: a praia.
Caminhar, nadar ou praticar qualquer tipo de desporto relacionado com o mar são exercícios fáceis, divertidos e relaxantes.

- Caminhar: um exercício muito simples e que pode ser realizado por todo o tipo de pessoas é caminhar pela praia, a um bom ritmo durante meia hora. Além disso, dependendo de onde o faças – areia seca, areia molhada ou beira mar -, o exercício terá diferentes impactos no teu corpo.

Se caminhas pela areia seca fortalecerás os ligamentos dos tornozelos, os gémeos e os quadríceps, ao mesmo tempo que estarás a realizar um grande exercício aeróbico devido à dificuldade de manter um ritmo constante. Se a praia tem dunas podes aproveitar para realizar pequenos exercícios anaeróbicos. Subir a uma duna - 4 ou 5 séries - é um exercício fantástico para pernas e glúteos. Não te esqueças de descansar entre séries, pelo menos 3 vezes o tempo que demoraste a realizá-la.

Se caminhas pela areia molhada, poderás fazê-lo a um ritmo mais elevado já que a resistência é menor, estamos ante um exercício mais tranquilo mas nem por isso menos eficaz. Neste caso caminha 1 hora em vez de meia hora.

Por ultimo, se caminhas à beira mar deixando que as ondas rebentem nos teus joelhos e tornozelos, estarás a realizar um exercício que te ajudará a reabilitar lesões antigas devido ao contraste da água fria e do efeito relaxante do mar. Procura, sempre, arrastar a perna que esteja dentro de água, esticando o peito do pé como se fosses um pato, para fazer mais resistência e potenciar ainda mais os quadríceps.

-Nadar: a praia também é um local ideal para nadar, ainda que não deves esquecer que não estás numa piscina e que deves ter cuidado com o mar. Recomendamos-te que nades, sempre, a pouca distância da beira mar e em paralelo a ela.

- Desportos de praia: as raquetes. Em Portugal é muito típico jogar às raquetes, uma espécie de ténis de praia com raquetes de madeira que se converte num magnifico e divertido exercício de força e tonificação. Pode ser realizado à beira mar ou com água pelo joelho, onde a resistência será maior.

2. Outro destino com muito êxito nas férias é a montanha.
A montanha é o paraíso das atividades ao ar livre já que estamos em pleno contacto com a natureza.

- A escalada e o montanhismo exigem um nível técnico que nem toda a gente possui, mas o trekking é o ideal para conseguir um bom trabalho cardiovascular. O único que tens de ter em conta é que é necessário levar equipamento de acordo com a atividade: umas botas que fixem o tornozelo para prevenir possíveis entorses e meias que evitem roçadelas. Em alguns sítios também é possível desfrutar de outros desportos na montanha, como o tiro com arco ou passeios em kayak, o que se torna ideal para desligar da rotina de todo o ano.

-Bicicleta: dar um passeio pela montanha na tua bicicleta tem uma infinidade de benefícios para a saúde e resulta muito agradável. Andar de bicicleta ajuda a queimar calorias e a tonificar o nosso corpo, além disso, com a prática deste exercício o nosso organismo segregará endorfinas, inibidoras das fibras nervosas causadoras da dor, produzindo uma sensação de prazer e bem estar.
Procura um caminho, se tens um smartphone existem diversas Apps disponíveis, sobe para a bicicleta e descobre um novo mundo em plena natureza.

3. A seguir apresentamos-te alguns desportos que podes realizar se estás numa cidade.
Nesta época do ano, a cidade oferece uma grande variedade de possibilidades que vão ajudar-te a manter-te em forma e a que te sintas melhor.

- Jogging: correr na cidade no verão tem alguns truques para que o exercício resulte agradável e satisfatório. Para começar recomendamos que o faças logo cedinho pela manhã ou a partir das 21h00. Pela manhã evitarás os picos de ozono, um gás cujos níveis aumentam com o trafico, e a subida da temperatura, sobretudo entre as 12h00 e as 21h00. Além disso, se o fazes num parque (jardim) desfrutarás muito mais visto que estás rodeado de natureza.

- Patinagem: este exercício aeróbico é o ideal para tonificar as pernas e glúteos de uma forma divertida. Se queres praticar este desporto, utiliza as pistas reservadas para o efeito, já que são mais seguras e livres de CO2. Para que tenhas uma ideia, patinar no centro da cidade durante meia hora equivale a fumar 10 cigarros!

- Tai Chi o yoga: nalgumas cidades as Câmaras Municipais põem ao serviço dos cidadãos este tipo de atividades em diversos parques ou jardins. Informa-te que atividades se realizam na tua cidade e aproveita uma aula de grupo relaxante e muito benéfica para a saúde. Manter o corpo e a mente equilibrados nunca foi tão fácil.

- Ténis ou pádel: se gostas de desportos com raquete, combina com uns amigos e encontrem-se um campo. Ativarás o corpo, a mente e fortalecerás e tonificarás os músculos.

E por último, este verão, faças o que fizeres e estejas onde estiveres, hidrata-te. A falta de líquidos pode fazer-nos sentir fadiga, tonturas o ser a causa de alterações cardiovasculares. Se o teu corpo está hidratado, os teus órgãos vão funcionar muito melhor e vais sentir-te muito menos pesado e com mais energia. As bebidas recomendadas e mais saudáveis para o verão são: água mineral, chá gelado e sumos naturais.

Beneficia da energia que o desporto traz à tua vida e o regresso ao trabalho (tão temido) não será tão custoso.

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