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Excesso de peso e Sedentarismo nas crianças

Os últimos estudos realizados na Universidade de Saragoça alertam os pais, educadores e a sociedade em geral, para a tendência atual que as crianças têm para o sedentarismo por falta de exercício. Se o teu filho está na primária, deves ter em conta uma série de conselhos para cuidar da sua saúde.

Na realidade, as crianças passam muitas horas sentadas. Pensa nos teus filhos e nas horas que estão imóveis nas aulas em frente ao quadro. Mas o mais prejudicial é o que ocorre em casa, quando estão sentados no sofá a ver televisão ao mesmo tempo que utilizam um portátil e manejam o telemóvel. Parece que são capazes de fazer as três coisas ao mesmo tempo!

Destas atividades a que mais prejudica é ver televisão uma vez que é a mais passiva. Além disso, a maioria dos conteúdos emitidos não são benéficos para as crianças nem para a sua educação. Na Europa, entre 30% a 40% dos jovens têm televisão no quarto.

Para rematar, esta atitude passiva estimula hábitos alimentares prejudiciais como por exemplo, picar algum aperitivo e beber algum refrigerante. De todas as formas, segundo estas investigações, o excesso de peso e a obesidade infantil estão mais ligadas à falta de exercício que aos hábitos alimentares.

A solução, portanto, passa por atender às necessidades psicomotoras tão importantes para as crianças quando estão nesta etapa do desenvolvimento. Não devemos esquecer que a inteligência também está ligada ao movimento. Os neurónios necessitas oxigenar-se e libertar as endorfinas - substâncias que estimulam o optimismo.

Quando os teus filhos veem televisão, tenta acompanhá-los e comentar os conteúdos e imagens emitidas e controlar o tempo de visualização. Não te esqueças que tu és o educador principal dos teus filhos, e não a internet. Existem programas para proteger as crianças neste sentido.

Mas, o mais importante é que programes algum desporto e, se possível, que também o realizes com eles. As excursões familiares ao campo aos fins de semana são muito saudáveis e estimulantes, reforçam a relação entre pais e filhos e combatem o sedentarismo. Ainda que, de vez em quando não faça mal ir ao cinema, tenta substituí-lo por saídas ao parque, zoológico, jardins, etc.

Se gostas de ciclismo, os passeios de bicicleta com os teus filhos serão um estímulo para incrementar o seu gosto pela prática de algum desporto e, não só por ver programas desportivos na televisão. Se, além disto, os teus filhos pertencem a alguma equipa de basquetebol ou futebol, por exemplo, desenvolvem-se socialmente ao estar em contacto com outras crianças e verem-se obrigados a seguir as pautas e normas do jogo.

Com a prática de desporto e de exercício físico, a criança é o adolescente libertam as tensões acumuladas durante o dia. Os teus filhos dormirão melhor, terão mais apetite, o seu cérebro funcionará na perfeição na escola e, sobretudo, não terão problemas de obesidade nem de excesso de peso. Como podes ver, são só vantagens saudáveis.

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