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Esquece os milagres quando fazes dieta e te cuidas

sumo-laranja

Seguir uma dieta de emagrecimento pode ser frustrante se nós deixamos levar pela abundância de alimentos enganosos aos quais é muito fácil aceder.

Muitas pessoas submetem-se a dietas com as que restringem a ingestão de nutrientes necessários para o organismo, e em troca, deixam-se convencer pela publicidade, sem ter em conta que tomar consciência de si próprio e do seu estado físico é algo muito sério.

Cuidar-se tem de converter-se numa rotina agradável na qual os teus hábitos sejam simples, sem deitar mãos a alimentos que consideramos poço calóricos mas que realmente engordam, qu se acumulam nos teus tecidos e tendem a acompanhar-te durante muito tempo em forma de quilos a mais.

Nem tudo o que é comestível é saudável ou benéfico, de modo que as dietas que incorporam alimentos enganosos têm uma eficácia duvidosa. Assim que chegou o momento de não nos deixarmos convencer por cantos de sereias e por-mos mãos à obra para conseguirmos o nosso objetivo, que não é outro que perder o que nos sobra ou manter o nosso peso, alimentando-nos de uma forma saudável e praticando exercícios físico controlado.

Para isso é importante recordar que existem alimentos enganosos que devemos evitar ou limitar o seu consumo, porque quando fazemos dieta podem parecer-nos atrativos, mas não são convenientes:

Barritas de cereais e bolachas de arroz e milho

A maior parte destes produtos contém muito açúcar, no caso das barritas de cereais, ou demasiado sal, no caso das bolachas de arroz e milho. É mais recomendado procurar bolachas que contenham pouco sal ou barritas que sejam baixas em açúcares e inclusive, atrever-se a elaborá-las em casa, prescindindo de adoçantes. A aveia é um cereal que gera sensação de saciedade e que não necessita de adoçantes. Misturada com frutos secos e iogurte constitui uma magnífica opção para não comer produtos processadas.

O muesli é saudável

Sim, e hipercalórico. O seu consumo tem que estar limitado é justificado pelo exercício que estiveres a fazer. É uma recompensa a um esforço: que não te enganem porque o muesli engorda.

Cereais integrais e bolachas baixas em açúcar

Os biscoitos ou bolachas que não contêm açúcar contam com um aporte importante de gordura, em muitas ocasiões de má qualidade e nocivas para as nossas artérias. Estas gorduras conferem-lhe mais sabor, mas temos de limitá-las se queremos seguir uma boa alimentação. Além disso, estes produtos aportam-nos sal. Os cereais para crianças também nos aportam açúcares extras, o que torna o seu sabor muito agradável, mas estão desaconselhados se queremos seguir uma alimentação hipocalórica.

Uma boa opção para o pequeno almoço ou para o lanche pode ser a tradicional torrada, com tomate ralado ou um fio de azeite ou inclusive um poco de manteiga (mais natural que as margarinas). Comer proteínas ao pequeno almoço, como ovos, fiambre baixo em sal e queijos magros é uma alternativa magnífica, tal como uma refeição a meio da manhã à base de frutas ou verduras como cenouras cruas ou saladas.

Atenção ao pão integral falso

O pão integral é um bom aliado quando se trata de seguir um plano de emagrecimento: a sua fibra sacia e contém todos os nutrientes do grão. Mas atenção, lê bem o rótulo ou pergunta ao padeiro para que te assegures de que a farinha com que se amassou é integral, já que muitas vezes se fabrica com farinha comum refinada à qual se juntou salvado, geralmente de trigo, e não se trata de farinha integral.

Alimentos sem glúten

Os alimentos sem glúten são aqueles destinados ao consumo por pessoas com a doença celíaca. Como tal, se não padeces desta dolência, não vais ter nenhum benefício ao consumir produtos sem glúten. Ou seja, se não és intolerante ao glúten não necessitas de te privar desta proteína.

Sumos de fruta com leite… ou soro.

É preferível que leves ao ginásio uma garrafa de água e que em casa ou num café bebas um bom sumo de laranja recém espremido. Os benefícios que nos aporta a fruta são inquestionáveis frente aos embalados. Há alguns sumos de fruta e leite embalados que contêm sumo processado e soro de leite. Ou seja, onde estiver uma fruta fresca cortada ou um sumo recém esprimido, não tem nada que fazer um batido ou sumo processado. Em relação aos batidos, muitos deles são agradáveis ao paladar devido à grande quantidade de açúcar que se lhes agregou. Uma vez mais, é melhor optar pelo feito em casa, onde tu controlas os ingredientes que contêm. Melhor que não lhes juntes açúcar, creme de leite nem xaropes de chocolate.

Jantamos uma saladinha?

Cuidado com as saladas, porque há algumas muito enganadores. Cremos que comendo verde estamos a comer leve e saudável, mas a salada pode encerrar todo um universo de riscos se o que pretendes é cuidar-te. Afasta-te dos molhos e dos queijos fritos ou panados que coroam as fontes das inocentes saladas. Se comes uma salada em casa, elege os ingredientes tradicionais como a alface, tomate, pepino ou cebola e evita as azeitonas, devido ao seu alto conteúdo de sal. Tempera com sal, limão e azeite e deixa de parte os molhos como a maionese. Se vais a um restaurante, deixa bem claro que não queres adornos como frutos secos e queijos.

Adoçantes exóticos

A rapadura, o agave, o mel, e o açúcar amarelo têm como ingredientes principal o açúcar. Como tal, sob um nome exótico estão a oferecer-te aquilo de que tanto foges. Os adoçantes sem calorias proporcionam um bom sabor sem a energia que não necessitas, ainda que deverias tentar reduzir o consumo de doce, ainda que seja sem calorias, para que te adaptes a sabores mais neutros e que o teu cérebro não te peça tanto açúcar.

Muitas dietas anunciam perdas de peso sem que tenhamos de esforçar-nos, mas não,existem milagres para emagrecer: só uma rotina de exercício e uma disciplina alimentar são garantias para alcançar o êxito. Existem boas ajudas para perder peso, mas os alimentos enganadores não são a solução para te cuidares.

Recorda que qualquer dieta para baixar de peso deve complementar-se com atividade física, já que praticar exercício com regularidade reforça a tua musculatura e melhora o teu metabolismo.

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