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Desportos ao ar livre: wakeboard

wakeboard

Para os amantes do mar e da aventura extrema, o wakeboard é o desporto ideal. É uma atividade náutica baseada em realizar acrobacias e provas diversas, em cima de uma prancha semelhante à utilizada no snowboard. Desta forma, o desportista deve agarrar-se a uma pega, como ocorre no ski aquático, que está unida através de uma corda a uma lancha. Praticar este desporto aquático requer um bom nível de exercício físico, já que a lancha produz ondulação, por vezes, induzida por bolsas de água ou fat sacks, de modo que a dificuldade e o número de provas a superar aumenta.

História do wakeboard

A origem deste desporto situa-se a meio dos anos 80 na cidade de San Diego, na Califórnia, pela mão de um surfista chamado Tony Finn que, cansado de passar os dias sem ondas, inventou um híbrido entre a prancha de surf e o ski aquático, conhecido então como skufer. Para o praticar, utilizava uma lancha para o puxar e, assim, realizava movimentos variados e dinâmicos. A partir desse momento, este exercício não deixou de somar adeptos, até se converter no desporto náutico que mais cresce. A sua grande atração reside no fato que incorpora as melhores características de outros desportos (surf, skate, snowboard ou ski aquático), mas requer maior dinamismo e fluidez e oferece uma grande liberdade de movimentos , com piruetas e saltos arriscados.

Regras e modalidades do wakeboard

Esta atividade oferece uma única modalidade, que corresponde ao estilo livre ou freestyle. Além disso, não tem muitas regras, de modo que se torna num desporto muito dinâmico e criativo, que permite ao desportista desfrutar do mar e do exercício, sem ter de se reger por normas. No caso das competições oficiais, a forma de pontuar despenderá de fatores como a longitude de movimentos, estilo, originalidade, agressividade ou elevação que alcances. Conta com quatro saltos principais:

  • Air Raley: trata-se de um voo com o corpo paralelo à água.
  • Hoochie Glide: pratica-se como um Raley, mas agarras a prancha com uma só mão.
  • Tantrum: trata-se de um mortal atrás.
  • Black Roll: outro mortal, mas de costas.

O wakeboard também conta com rotações muito espetaculares: desde 180º, 360º e 540º. Todo um espetáculo de movimento e diversão.

Este desporto requer um treino prévio no ginásio de diferentes grupos musculares para enfrentar com as máximas garantias um dia no mar. Uma atividade muito útil é realizar um treino numa cama elástica para trabalhar a orientação espacial. Também podes treinar com um cabo de ski, numa rampa; e, posteriormente, no barco. Por outro lado, é recomendável praticar atividades de cardio para melhorar a resistência, assim como a flexibilidade e potência muscular. Uma ferramenta muito útil para o exercício é a tábua de equilíbrio, com a que te podes exercitar fora de água.

Benefícios do wakeboard

Esta atividade  põe em movimento muitos músculos do corpo (ombros, pernas, músculos laterais e costas), razão pela qual requer uma preparação adequada no ginásio. Por outro lado, aporta numerosos benefícios para o nosso organismo, tanto físicos como mentais. Praticá-lo melhora a tua forma física, tonifica o teu corpo e exercita os teus braços, pernas, abdominais e costas, e a nível mental, melhora a atenção, a disciplina, a confiança, a concentração, o equilíbrio mental ou a capacidade cerebral. Além disso, oferece a possibilidade de realizar exercício ao ar livre e desfrutar do mar e do sol. Isto supõe grandes benefícios, a nível psicológico, já que melhora o teu estado de animo e ajuda a combater problemas como a ansiedade ou a depressão.

O wakeboard é um desporto saudável e divertido, com o qual podemos libertar adrenalina e passar um dia fantástico no mar. Quem pode resistir a praticá-lo?!

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