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Desportos ao ar livre: remo

Treino de remo

Praticar qualquer exercício ao ar livre implica sempre um extra de relaxamento e bem estar, assim como uma maior sensação de liberdade. Mais ainda, no caso do remo, desporto aquático no qual estas em contacto com o vento, a água e o sol, o que o converte numa disciplina muito agradável para qualquer estação do ano.

Com o remo exercitas, principalmente, o trem superior a aprendes a adquirir uma ótima postura corporal de forma progressiva. Caso te estejas a iniciar nesta atividade e tenhas abandonado, recentemente, o estilo de vida sedentário, podes optar por um ritmo mais suave, começando por te exercitares por meio de passeios recreativos para desfrutar do meio natural e ir avançando de forma progressiva.

Recomendamos-te contar com a ajuda de um monitor ou uma pessoa que tenha experiência nesta disciplina, a qual te ajudará a planificar os diferentes treinos para tonificar os músculos, adquirir uma técnica eficiente e queimar calorias. No início, basta que leves as tuas peças desportivas mas, se te vais dedicar mais a sério, necessitarás duma indumentária térmica de lycra. Além disso, se praticas este desporto em equipa, será um bom modo de socializar o que se torna muito motivador para não abandonar a preparação.

Benefícios do remo

  • O remo leva a uma percentagem elevada de trabalho muscular, uma vez que o trem superior e inferior se exercitam ao mesmo tempo, por isso consideramos este desporto de resistência geral.
  • Este tipo de movimento que se efetua durante a prática do remo produz um baixo impacto sobre as articulações, razão pela qual o risco de padecer de lesões é mínimo. Não obstante é fundamental realizar os movimentos da maneira apropriada.
  • Os movimentos rítmicos que implica a ação de remar convertem-no numa prática para queimar calorias, sem carregar em excesso as tuas extremidades inferiores.
  • Dentro do grande leque muscular que exercitas durante um treino de remo, destacam-se os músculos estabilizadores e posturais, o que se traduz num grande fortalecimento das costas e a tonificação de músculos específicos que, por causa do sedentarismo, foram perdendo o vigor e te fazem ser mais propenso a sofrer lesões.
  • Aumenta a capacidade cardiovascular, uma vez que, ao trabalhar com muitos grupos musculares, incrementas a frequência cardíaca. Ou seja, te moldarás paulatinamente ao trabalho aeróbico, com uma intensidade que poderás manter durante um amplo período de tempo.
  • No ginásio, as máquinas de remo costumam estar isoladas e o trabalho torna-se um pouco aborrecido. No entanto, podes praticar o remo ao ar livre coletivamente e aumentar a competitividade, a motivação e o companheirismo.
  • O baixo impacto articular e muscular do remo convertem-no numa rotina perfeita para a reabilitação de lesões. De fato, é uma grande forma de restabelecer o tono muscular e a potência, além de aumentar a flexibilidade e mobilidade depois de uma lesão.
  • Também é ideal como atividade complementar de outros desportos: ciclismo, running, culturismo, ténis, etc…

Tonificação muscular completa

Não é habitual encontrar uma atividade que exercite tantos grupos musculares por meio de movimentos tão amplos como o remo. Ombros, braços, cintura e joelhos realizam uma rotação de 90º a 130º em cada remada, mais do que supõe a maioria das outras disciplinas aeróbicas. Ao trabalhar uma grande parte da musculatura, o remo é um queimador de calorias excelente e a intensidade é plenamente controlada pelo desportista.

Para concluir, lembra-te que durante esta atividade deves manter as costas rectas, tentar apoiar o calcanhar comodamente no pedal e manter as pernas ligeiramente flexionadas, uma vez que se as manténs completamente estendidas, os joelhos podem ressentir-se.

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