Esta página web usa cookies para que possas desfrutar de uma ótima experiência de usuário e para que possamos entender como usas a web. Se consentes o uso de cookies para esta página web, continua a navegar com normalidade. Podes encontrar mais informação sobre as cookies que usamos e configurar o seu uso visitando a nossa página de configuração de cookies.

Blog

Desportos ao ar livre: marcha nórdica

Nos tempos que correm é difícil encontrar originalidade à nossa volta. Já que, como costumamos dizer, já está tudo inventado. Isto estende-se a muitas áreas: tecnologia, roupa, automóveis e inclusive ao desporto. Há muitas pessoas, empresas, entidades e organismos que se dedicam a tentar inovar em todos estes âmbitos para tentar mudar a vida dos consumidores e tornarem-se mais competitivos, o que faz com que seja complicado encontrar produtos inéditos. Mas, não é de todo impossível é não há melhor forma de inovar que aquela que, além de propor um novo e interessante  conceito, supõe uma melhoria da nossa qualidade de vida. Este é o caso do desporto, mais concretamente, do desporto de montanha, o qual serve como um treino sensacional sem ter que pagar nem passar várias horas dentro de um ginásio, como vem sendo habitual nos últimos anos.

Um dos expoentes máximos desta corrente desportiva é o que se conhece como Marcha Nórdica, consiste em caminhar com a ajuda de uns bastões especialmente desenhados para o efeito. É um desporto suave e agradável que pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer idade e qualquer condição física, mas… que vantagens e benefícios apresenta? Aqui enumeramos alguns:

  • O fato de utilizar bastões faz com que a parte superior do corpo também entre em jogo, não só as pernas. Deste modo, movem-se cerca de 600 músculos (o que corresponde a cerca de 90% do corpo humano), incluindo ombros, braços, costas, abdominais e pernas, ajudando assim à flexibilidade geral do corpo.
  • Produz benefícios na coluna vertebral, já que obriga o corpo a adoptar uma postura erguida e natural.
  • Ajuda à circulação sanguínea e aumenta a capacidade pulmonar, o que por sua vez repercute positivamente na oxigenação do sangue.
  • Relaxa a tensão no pescoço, ombros e coluna, o que ajuda a reduzir o stress e, dessa forma, atrasa o envelhecimento.
  • Liberta a ação das pernas e reparte-a a todo o corpo, fazendo com que o desgaste dos ossos e das articulações diminua.

Como se tudo isto não fosse suficientemente atrativo para que a experimentes, deves saber que praticar este desporto é mais fácil do que parece porque, além de que toda a gente o pode praticar, pode realizar-se num lugar qualquer, preferindo sempre um terreno plano (asfalto, terra, relva, areia, …) mas não se requer uma área específica, o que faz com que seja muito fácil encontrar uma zona onde o praticar.

No entanto, antes de te lançares à aventura, seria produtivo que te informasses sobre a técnica ALFA, que é a mais frequente na altura de praticar este desporto, assim como que tivesses um bom equipamento: uns ténis apropriados e uns bastões.

Definitivamente, desde o ponto de vista desportivo, económico e muitos mais, a Marcha Nórdica é um exercício fantástico que, além de ser benéfico para a tua saúde, te deixará uma sensação de bem estar mental estupenda e desfrutarás praticando-a. Por tudo isto é muito mais terás que ir descobrindo, não penses mais e une-te à Marcha Nórdica!

Virgin Active
#AlwaysDiscovering

Comentários ()