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Desportos ao ar livre: Kitesurf

Kitesurf

O exercício físico traz grandes benefícios: melhora a tua saúde, mantem os teus músculos e ossos em plena forma e ajuda o organismo a evitar doenças e o sedentarismo. Se a tudo isto unimos praticá-lo ao ar livre, num entorno natural único, converter-se-á numa prática estimulante e muito divertida. É o caso de atividades como o kitesurf, um desporto aquático baseado na navegação sobre uma prancha puxada por um kite. Deste kite saem duas linhas exteriores que estão unidas à barra onde se agarra o desportista. Além destas, há outras duas ou três que passam por esta barra e ficam presas ao seu corpo com um arnês, para que se possa movimentar sobre uma prancha sobre a água. É um emocionante e divertido desporto que te permitirá exercitar o corpo e o espírito.

Ainda que tenha uma história curta, esta atividade cresceu muito, devido à emoção que gera, já que permite alcançar grandes velocidades em cima da água ao mesmo tempo que realizas saltos espetaculares. Ainda que não requeira uma preparação especial, é certo que deves contar com a ajuda de um profissional ou inscrever-te numa escola para realizar os cursos com maior segurança.

A sua procura elevada deve-se a muitos fatores. Além de ser um desporto divertido e muito emocionante, permite-te tonificar o corpo e manter a forma, além de muitos outros benefícios que aporta ao teu organismo:

  1. É uma atividade aeróbica e de resistência, o que te ajudará a modelar a figura, manter um peso adequado e ganhar força.
  2. Ajuda a fortalecer o teu sistema imunológico.
  3. Permite-te melhorar o equilíbrio e a coordenação.
  4. A nível mental, combate o stress e a ansiedade, ao descarregar adrenalina, o que produz uma grande sensação de bem estar. Também faz com que te tornes mais respeitoso e amante da natureza e do mar, ao fazeres exercício em paisagens maravilhosas.
  5. Permite-te resolver melhor os conflitos e relacionar-te com outras pessoas, assim como tomar decisões mais acertadas.
  6. Por último, com este desporto, sentirás a tão ansiada sensação de voar.

Existem três modalidades diferentes para praticar kitesurf: a race ou regatas, nas quais realizas uma corrida entre boias, como se fosse um slalon; a navegação com ondas, onde realizas manobras nas ondas e como se faz no surf e freestyle, onde podes praticar diferentes exercícios no ar, rotações e saltos.

Com este desporto trabalhas muitos grupos musculares que te ajudam a manter o equilíbrio e a estabilidade sobre a prancha. Para esta tarefa, exercitas muitos músculos (os braços e os músculos flexores – bíceps, deltoides posteriores, antebraços ou dorsais). Também os músculos do tronco, que dão força ao trem superior e apoiam ao inferior. Por outro lado, exercitarás também a musculatura das pernas e pés, que necessitam trabalhar para manter o equilíbrio e a resistência.

Se queres melhorara as tuas capacidades físicas sobre a tábua, deves realizar um treino regular, tanto em ginásio como ao ar livre, para exercitar, sobretudo, os músculos de tração, mediante um tensor no qual te pendurarás e realizarás flexão e extensão dos braços, cintura e coluna. Também deves trabalhar o equilíbrio e apoiar um joelho sobre o bosu ou um rolo e forçar o contrapeso, assim como o fundo com subida, um movimento básico quando sobes para a tábua.

Se este verão estás a pensar experimentar um novo desporto, propomos-te o kitesurf como uma das melhores opções, já que poderás praticá-lo num ambiente de sol e praia, onde desfrutarás da natureza mais selvagem sobre a tua prancha. Liberta toda a tua adrenalina e modela e tonifica os braços e corpo, sem esforço. Num ambiente de diversão, desportos náuticos e descanso. Voltarás de férias como novo.

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