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Desportos ao ar livre: Hula Hoop Dance

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Beyoncé, Michelle Obama, Marisa Tomei, Liv Tyler ou Kelly Osbourne são algumas das famosas que se renderam ao hula hoop dance devido à sua grande capacidade para queimar calorias em muito pouco tempo. Através do hula hoop, jogo popular que consiste em girar um arco na cintura através de balanceios do tronco, deu lugar a um fenómeno social nos Estados Unidos ao qual se denominou hooping, o qual se propagou como pólvora pelo resto da Europa. É um desporto de ar livre que se pode realizar em qualquer lugar, muito benéfico para a saúde e, sobretudo, muito barato.

O hula hoop teve o seu grande auge na década de cinquenta como uma divertida e original maneira de fazer exercício. Com o transcurso dos anos passou a ser um jogo para crianças e, atualmente, voltou com força como um exercício muito completo para adultos de todas as idades. Este êxito deve-se ao fato de que hula hoop dance ser um método eficiente de emagrecimento, uma vez que se queimam cerca de 600 calorias numa hora, ainda que com trinta minutos ao longo do dia possas conseguir resultados surpreendentes. 

É uma atividade simples e divertida, além de ser muito aconselhável a todas aquelas pessoas que desejem diminuir o abdómen e modelar a cintura, já que favorece a diminuição de gordura localizada nesta zona do corpo tão propensa a acumulá-la. Ao girar a cintura com movimentos circulares do tronco, colocam-se em ação mais de trinta músculos, melhorando a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação de movimentos. Se o realizas de forma constante no tempo, podes chegar a modelar e tonificar o abdómen e as nádegas. Sem dúvida, trata-se dum excelente complemento ao ginásio, com a vantagem de ser uma atividade muito barata, além de estar apta para todas as idades. 

Que aro usar para conseguir bons resultados?

Não utilizes qualquer aro que te chegue às mãos, uma vez que deve de ter um peso determinado. O peso idóneo é aproximadamente 1 quilograma, para que realizes esforço suficiente e queimes mais calorias. Por exemplo, se te exercitas com um hula hoop que pese 1,5 a 3 quilogramas é possível que te golpeies e te magoes na zona do abdómen, e se realizam o balanceio com um aro que pese menos de um quilo, a queima de calorias seria insuficiente. Lembra-te que se realizas o exercício com um aro apropriado, queimarás as mesmas calorias que numa sessão de running, ainda que dum modo mais ameno e divertido. 

Recomendações para perder peso

  • Deves utilizar o hula hoop em sessões breves de 5-10 minutos, variando a direção de rotação. 
  • É mais aconselhável fazer várias sessões ao dia (entre 2 a 4) do que realizar uma sessão longa. Desse modo, consegues ativar o teu metabolismo para que trabalhe várias vezes e consigas queimar mais calorias.
  • Começa com movimentos mais lentos durante uma sessão de dois minutos. Se te sentes bem e não acabas fatigada, continua com outra sessão um pouco mais rápida, combinando-a com breves intervalos para descansar. 

Principais benefícios do hula hoop dance

Em primeiro lugar, assinalar que os exercícios com o aro não são exclusivos para as raparigas, uma vez que não se trabalha apenas a cintura e o abdómen, mas praticamente todo o corpo. Basicamente, os exercícios consistem em fazer girar o,aro sem que este caia, ainda que existam muitas variantes que se realizam fazendo girar o aro à volta dos pulsos, joelhos, tornozelos, etc. Esta prática tem muitos benefícios: 

  • Trabalhas a parede do abdómen, o que se traduz numa maior tonificação é firmeza da zona, ou seja, ajudar-te-á a perder barriga e a luzir uma cintura de vespa. 
  • Também se fortalecem os glúteos, uma vez que permanecem contraídos ao longo do exercício. 
  • Consegues tonificar as pernas, porque os isquiotibiais e os quádriceps proporcionam o impulso e matêm o movimento. 
  • Se realizam giros ao redor dos teus braços, favoreces a tonificação dos triceps e dos bíceps, reafirmando os anti estéticos braços flácidos.
  • Ao ser um trabalho cardiovascular, reduzes a pressão arterial.
  • Melhora a coordenação, o equilíbrio e a flexibilidade. 
  • Facilita a eliminação de líquidos. 
  • Reduzes a acumulação de gases no estômago.
  • É uma atividade aeróbica que favorece a circulação sanguínea, elimina as toxinas e queima um grande número de calorias em pouco tempo.
  • Incrementa a segurança e a confiança em nós próprios, melhorando a coordenação dos nossos movimentos pélvicos. 
  • É um treino muito entretido que ajuda a libertar o stress acumulado.

Quando consegues fazer girar o hula hoop com destreza, a satisfação é maior do que se pressupõe, então é o momento de juntar mais complexidade, experimentando rodar sobre ti própria enquanto danças o hula hoop, entre outras variantes.

Ao contrário de outros desportos convencionais, como o basquetbol ou o futebol, o hula hoop dance possui um aspeto mais artístico e criativo que é muito interessante. Com o hula hoop podes entreter-te, dançar, criar novos movimentos e aprender com outras pessoas através dos numerosos tutoriais que circulam pelo YouTube. A sensação de comunhão entre os amantes desta prática é uma das causas pela qual o hula hoop se diferencia de outras atividades. Não costuma ser algo que aprendas por ti, o mais habitual é que as primeiras pautas te sejam indicadas por outras pessoas, ou através de vídeos da internet. Definitivamente, há sempre alguém que te pode ajudar, o que transmite uma agradável sensação.

Para concluir, destaca o estudo realizado pela escola de psicologia profissional de chicago, que afirma que esta atividade melhora o estado de ânimo, a aceitação corporal e a motivação. Tudo isto, somado aos numerosos benefícios  físicos do hula hoop, convertem está atividade numa prática recomendável para manter a forma e luzir um sorriso de orelha a orelha.

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