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Desportos ao ar livre: Escalada de grandes paredes

Escalada

O desporto ao ar livre permite-nos estar em contato com a natureza, conhecer lugares remotos e paragens únicas e desconhecidas, enquanto realizamos exercício e cultivamos uma vida saudável e longeva. Praticar um desporto de montanha, como por exemplo a escalada de grandes paredes, proporcionará muitos benefícios e permitirá desfrutar de espetaculares panorâmicas desde os cumes, que serão um verdadeiro alimento para o nosso espírito.

Sendo assim, a escalada de grandes paredes, como o próprio nome indica, é um desporto no qual subiremos por rochas através de vários trechos, de forma que o percurso costuma prolongar-se por vários dias. Para o realizar necessitamos de equipamento de escalada adequado, de maneira que viveremos no percurso, transportando o equipamento e utilizando portaledges. Como requisito principal, as paredes devem ter mais de 450 metros de altura, predominando as faces verticais com pequenas gretas e pouco salientes.

É um desporto apaixonante que libertará toda a nossa adrenalina e que nos ajudará a trabalhar sobretudo a resistência muscular e a técnica. Desta forma, aporta numerosos benefícios, tais como:

  1. Melhora o equilíbrio. Os músculos estabilizadores têm que trabalhar em todo o momento para melhorar o nosso equilíbrio e aumentar a cinestesia dessas zonas, devido a movimentos em espaços reduzidos.
  2. Incremento da força. A musculatura que ativamos é muito ampla, desde antebraços, de uma forma constante, até toda a zona das costas através do dorsal, trapézio ou da parte escapular dos deltoides. Além disso, todos os outros músculos também têm de trabalhar ainda que de uma forma indireta.
  3. Tonificamos braços e pernas e melhoraremos os problemas de costas e tudo isto, fugindo à rotina dos desportos habituais.
  4. Melhoramos a flexibilidade através do movimento dos pés nos diferentes agarres, razão pela qual alongamos continuamente a musculatura e evitamos lesões futuras. Isto supõe uma grande mobilidade também nas articulações.
  5. Desde um ponto de vista mental, este desporto melhora a nossas concentração e companheirismo, a tomada de decisões e a nossa segurança e autoestima e elimina o stress.
  6. Poderemos desfrutar de lugares inacessíveis que de outra forma seriam impossíveis de visitar, descobrindo paragens únicas e panorâmicas espetaculares.

É verdade que alcançar grandes cumes e ascender pela montanha requer um treino baseado na força e na resistência, através de exercícios no ginásio ou ao ar livre, que permitam fortalecer a musculatura dos braços e das pernas mediante pesos, fundos de tricéps, prancha isométrica, remo ou curl de dedos; uma vez adquiridas a musculatura e a técnica adequadas, podemos começar a escalar em grandes paredes, mas sempre cumprindo todas as medidas de segurança:

Podemos distinguir vários tipos de ascensão em paredes:

  • Estilo alpino clássico: vias de parede alpina com um ou dois dias de duração e com cordas de 8,5 ou 9 milímetros. Aqui, o primeiro escalador escala pelas cordas e leva uma mochila pouco pesada e o segundo ascende com outra mais pesada podendo ter a ajuda das cordas para avançar ou escalar.
  • Estilo americano de ascensão: é o sistema mais usado nas escaladas de vias em parede durante vários dias. Neste estilo o primeiro escala e o segundo vai subindo através de uma corda fixa.

Existem dois tipos de escalada, uma livre, que requer uma preparação adequada tanto física como logística e mental, e por outro lado a artificial, que conta com técnicas muito específicas de dificuldade acima do grau A2.

Resumindo, este desporto, além de tonificar o nosso corpo e melhorar a nossa musculatura, resistência ou equilíbrio, permitirá desfrutar de um entorno único e de uma vida saudável em contato com a natureza. As panorâmicas espetaculares que desfrutaremos nas nossas subidas farão com que nos apaixonemos por este desporto ao ar livre.

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