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Desporto na terceira idade. Algumas recomendações

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A atividade física, sempre que seja adaptada, é sinónimo de saúde 

A terceira idade é cada vez menos sinónimo de sedentarismo. Cada vez é mais de atividade e, como tal, de saúde. Por sorte, cada vez estamos mais longe de antigos tópicos que associavam a imagem duma pessoa com mais idade com o mínimo de movimento. Tal como uma boa alimentação, o exercício físico é a melhor garantia para poder viver esta etapa com uma boa saúde. Mas, isso sim, o exercício deve estar adaptado, como deve estar a qualquer idade, seja na infância, na adolescência ou na madurez. Cada etapa vital tem os seus requisitos e, por isso, é fundamental que tenhas em conta uma série de precauções básicas para evitar moléstias desnecessárias. É fundamental eleger o desporto que melhor se adapta a ti para que possas desfrutar ao máximo dos benefícios que te aporta. 

Cada pessoa é um mundo

Um treino adaptado às condições físicas habituais da terceira idade deve ser um exercício regular e moderado, evitando os esforços intensos que possam fazer-se de maneira espontânea, por muito bem que te possas sentir nesse momento. Em qualquer caso, deves ter em conta que está cheia de verdade essa frase que diz "cada pessoa é um mundo". Não há um treino único para todas as pessoas que se encontrem no que se conhece como terceira idade. O estado em que te encontras ao chegares a este momento da tua vida dependerá de muitos fatores: a genética pode ser determinante e é decisivo, por exemplo, o tipo de atividade laboral que desenvolvemos anteriormente. Mas também existem outros elementos sobre os quais podes atuar, como os hábitos que desenvolveste durante etapas anteriores (por exemplo, se abusaste ou não de álcool e tabaco) ou que tipo de alimentação levas. Seja como for, nunca é tarde para mudar os teus hábitos para melhor.

Um bom momento para fazer desporto

A principal vantagem desta idade é a quantidade de tempo livre disponível, que antes te faltava. Entre muitas outras coisas que sempre quiseste fazer quando não tinhas tempo para o fazer, a atividade desportiva é uma das melhores que podes escolher. Sempre que tenhamos um treino adaptado, o desporto pode ser inclusive mais benéfico que em idades menores. 

O corpo na terceira idade

Ainda que cada caso seja particular, o certo é que se existem processos que são próprios da idade em geral e que afectam a cada um dos indivíduos, ainda que seja com uma distinta intensidade e de forma mais precoce ou mais tardia, segundo a pessoa. Uma das notas próprias da terceira idade é a perda de agilidade, já que diminui a capacidade de movimento das articulações. Podem-se destacar outras mudanças facilmente perceptíveis como as perdas de equilíbrio, velocidade e massa muscular. A atividade desportiva ajuda a atrasar estes efeitos.

Benefícios da atividade física e desportiva

Além desses efeitos paliativos dos quais pode desfrutar qualquer pessoa de idade mais avançada, existem determinados casos nos quais o exercício é mais importante e está orientado para ganhar massa muscular através dum privilégio do exercício anaeróbico. Um dos casos mais habituais é o da artrite. Os benefícios de praticar uma atividade física e desportiva, não se limitam à melhoria do estado físico mas também do psíquico: está reconhecido que o exercício melhora o ânimo e normalmente, ajuda a ter uma vida social mais rica. Desta forma, combate-se um dos maiores perigos que aparecem na terceira idade: a solidão e o isolamento, dois fatores que aceleram muito o envelhecimento físico e mental.

Entre os benefícios mais destacados da atividade física na terceira idade, podemos destacar os seguintes:

  • Aumento da sensação de bem-estar ao favorecer a libertação de endorfinas.
  • Redução do risco de alterações cardíacas, diabetes ou hipertensão.
  • Fortalecimento da auto-estima.
  • Redução e atraso do deterioro cognitivo.

Em relação a tudo que que dissemos anteriormente, é importante destacar o efeito que o desporto tem na contenção do envelhecimento do cérebro e a prevenção de doenças neurodegenerativas ou melhoria nos sintomas destas, caso já tenham aparecido. Também diminui sensivelmente o risco de desenvolver uma depressão.

Quais são os desportos mais recomendados para a terceira idade? 

Quando se faz exercício na terceira idade, como em qualquer outra, deve realizar-se sempre um treino adaptado. E isso significa, neste caso, observar uma série de precauções que têm a ver com o excesso de peso ou de carga de tensão, seja geral ou localizada. O melhor é que o desporto que eligas te aporte o que procuras, que é uma melhoria do teu estado geral e nunca o agravar como o que pode implicar sofrer uma lesão. A idade nunca deve ser um obstáculo para o exercício na terceira idade, mas devemos ter atenção ao tipo de exercício mais recomendável. Caso não desfrutes com o exercício, este terá um efeito contraproducente ou contrário à dinâmica benéfica que temos vindo a assinalar. As atividades físicas mais recomendadas são: caminhar, andar de bicicleta (seja estática ou ao ar livre), dança, yoga, natação ou ginástica dentro de água.

Definitivamente, o tipo de precauções que se tem de tomar dependerá das circunstâncias de cada pessoa. Por exemplo, se se sofre de alguma patologia cardíaca é fundamental que se modere a intensidade e se sigam as indicações dum especialista. No caso da osteoporose deve evitar-se exercícios bruscos. A decisão sobre o tipo de exercício que queres realizar ao chegar à terceira idade depende de ti. Em qualquer caso, é importante seguir as recomendações dum especialista que te ajude a escolher o que melhor se adapta às tuas condições e a definir uma intensidade que realmente te suponha grandes benefícios. Não duvides. Mexe-te.

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