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Descobre os benefícios de hatha yoga em aulas de grupo

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O yoga é considerado por muitos um conjunto de técnicas que tem como objetivo cuidar da saúde tanto do corpo como da mente. Sem deixar de estar certa esta perceção, o yoga vai muito mais além, ao tratar-se dum instrumento através do qual podes alcançar uma verdadeira paz interior, até ao ponto de poder dominar todos os parâmetros relacionados com o corpo e com a mente. É apenas uma questão de estar decidido e de mostrar implicação consigo próprio.

O estilo de vida ocidental caracteriza-se por um stressante acumular de estímulos que muitas vezes não te deixam encontrar-te contigo próprio. Isto pode originar que pouco a pouco vás perdendo a perceção sobre ti próprio, não só no que se refere ao estado físico, mas também ao cognitivo, relacionado com o entendimento e com as suas múltiplas derivações.

Por isso, torna-se imprescindível que cada um possa fazer uma pausa no meio da sua vida agitada. Assim sendo, o hatha yoga pode ser o remédio perfeito para desconectares e voltares a encontrar-te.

Descobre os benefícios de hatha yoga em aulas de grupo

Entre os tipos de yoga existentes, o hatha yoga é provavelmente o mais conhecido. Partindo da premissa duma preservação e melhoria da saúde mental, o hatha yoga presta especial atenção a determinadas posturas corporais que a curto, médio e longo prazo servirão como tratamento terapêutico de certas dolências, ao mesmo tempo que ajudarão a prevenir possíveis lesões.

Tudo isto graças à realização de diferentes exercícios que fomentam em ti conceitos como a elasticidade, o equilíbrio e a resistência, desembocando de forma global num incremento da vitalidade.

Todos estes benefícios físicos que alcançarás realizando hatha yoga vão conjugar-se com os benefícios no plano mental, os quais te ajudarão a melhorar a respiração para poderes alcançar estados ótimos de relaxamento e meditação.

Porquê praticar hatha yoga em aulas de grupo?

As recomendações para praticar hatha yoga em grupo não são fruto da improvisação, mas estão baseadas em fundamentos psicológicos. A meditação é algo que requer certo esforço e sacrifício, sobretudo nos compassos iniciais. Como em todos os aspetos da vida, é mais fácil não cumprir um propósito sozinho, que publicamente dentro de um grupo.

Meditar de forma regular com o mesmo grupo de pessoas criará uma harmonia tal que repercutirá em vínculos comuns. Alem disso, as dúvidas, questões ou inquietudes dos diferentes assistentes antes ou depois da prática de yoga podem sempre enriquecer as sessões, otimizando assim o aproveitamento que se pretende realizar.

Ainda que em algumas ocasiões a meditação seja vista erroneamente como um ato para nos afastarmos das outras pessoas, o meditador o que procura é precisamente um espaço e um lapso de tempo para se conhecer a si próprio. Isto ajudá-lo-á a longo prazo a ser mais sociável e a entender melhor as pessoas à sua volta.

Além dos múltiplos benefícios relacionados com a saúde emocional, praticar hatha yoga em aulas de grupo é um treino perfeito para cuidar da forma física graças aos seguintes pontos a ter em conta:

  • Tonifica os músculos e fortalece-os, conferindo assim uma imagem externa mais saudável.
  • É um grande aliado contra as dores nas costas, razão pela qual é recomendado às pessoas que sofrem de desvios da coluna vertebral, como é o caso da escoliose. Também é aconselhado para aliviar as dores de quem sofre de ciática.
  • A prática de hatha yoga também tem uma incidência perceptiva na ativação das glândulas endócrinas, melhorando assim o funcionamento interno do organismo.

Asanas do hatha yoga

As posturas, denominadas asanas, que habitualmente se realizam em hatha yoga realizam-se duma forma lenta e moderada. É ideal para principiantes na disciplina de yoga, pois a consecução dos exercícios não exige um alto grau de perfeição formal para obter os resultados desejados.

Algumas das mais comuns são:

  • Postura do loto. É, quiças, a melhor postura para levar a cabo a meditação, com cada pé por cima da perna contrária. Se o teu corpo não está acostumado ao exercício físico, pode ser normal que na primeira sessão não consigas completar a postura, mas com um pouco de treino verás os resultados.
  • Postura de herói. Também conhecida como virasana, é ideal para alongar os músculos das pernas, flexibilizar os joelhos e fortalecer os músculos dos pés. Sem dúvida, um grande aliado contra as típicas inflamações.
  • Postura da vaca. É uma das asanas imprescindível para os principiantes. Através desta posição quadrúpede, os benefícios vão repercutir-se na flexibilidade do dorso e na tonificação abdominal.
  • A savasana. Conhecida como a postura do cadáver, pode parecer fácil vista de fora, mas a sua correta execução tem a sua dificuldade. Deitado de barriga para cima, há que separar as pernas, estimadas, separando ao mesmo tempo os braços do corpo com as palmas das mãos viradas para cima. Idealizada para controlar os ciclos de respiração, a mente deve repassar todas e cada uma das partes do corpo. Existe uma versão adaptada às grávidas, especialmente recomendada devido aos seus notáveis benefícios tanto para elas como para o bebé que esperam.

Definitivamente, a prática de hatha yoga em aulas de grupo não é apenas um treino físico para manter uma linha correta, os seus benefícios incidem também no âmbito mental.

Longe de ser uma moda passageira, o yoga físico é uma alternativa saudável para cultivar corpo e mente, como tal a criação de grupos que o pratiquem de forma conjunta será um incentivo para cumprir com o compromisso estabelecido. Com poucas sessões já começarás a notar os primeiros resultados, sentindo-te uma pessoa mais plena e enriquecida pelas perspectivas que se abrem com a prática desta disciplina.

Se ainda não experimentaste os benefícios do yoga, estás a tempo de te submergir num novo universo de sensações, paz interior e saúde, tanto a nível físico como mental.

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