Esta página web usa cookies para que possas desfrutar de uma ótima experiência de usuário e para que possamos entender como usas a web. Se consentes o uso de cookies para esta página web, continua a navegar com normalidade. Podes encontrar mais informação sobre as cookies que usamos e configurar o seu uso visitando a nossa página de configuração de cookies.

Blog

Boot camp: o que deves saber antes de te iniciares neste treino militar?

boot-camp

Se desejas ter um tono muscular invejável, uma saúde integral e uma força descomunal, é provável que o que necessites seja iniciares-te numa disciplina que se conhece como boot camp ou training camp. É uma modalidade inspirada no treino militar; um sistema de condicionamento físico no qual se trabalha mediante a realização de circuitos de exercícios que exigem grandes esforços físicos em curtos espaços de tempo.

O boot camp é uma prática desportiva muito exigente, razão pela qual é recomendável que realizes uma preparação prévia no ginásio se queres entrar nela e acabas de entrar no mundo do desporto. Convém que trabalhes a tua resistência e a tua força para estares preparado para este desafio: este treino militar requer disciplina e muito esforço. 

Um treino multiarticular

Os exercícios que se levam a cabo nesta prática desportiva estão inspirado nos que têm que completar os militares para manter a sua tonificação muscular e estarem preparados para tudo, caso se encontrem no campo de batalha. 

Portanto, o boot campo está idealizado para ser praticado em espaços amplos ao ar livre, se bem que muitos dos seus circuitos de exercícios podem ser completados num ginásio. É um treino multiarticular, e se decides optar por este desporto estarás a trabalhar todas as partes do teu corpo.

Trabalhos aeróbicos e anaeróbicos

Este aspeto faz com que o boot camp seja uma disciplina que engloba uma grande quantidade de modalidades de exercícios. Trabalham-se múltiplas habilidades e condições, e entre os circuitos de atividades que se levam a cabo encontram-se aqueles que propõem trabalhos aeróbicos e também anaeróbios

Os primeiros, que são os que exigem movimento e trabalham a resistência física, levam-se a cabo ao ar livre e em condições extremas. Correr pela montanha combinando a marcha com algumas repetições de "walking lounge", realizando burpees com salto horizontal ou subir superfícies inclinadas sobre terreno agreste pode ser um bom plano de treino aeróbico.

Em todo o caso, consiste em levar a cabo atividades com uma alta demanda física, ainda que seja fundamental que estas atividades se adaptem às condições e necessidades de cada desportista. O objetivo do boot camp é conseguir os máximos resultados no menor tempo possível. 

Dentro do trabalho anaeróbio podemos encontrar uma grande quantidade de exercícios, se bem que todos contam com um denominador comum: requerem um importante volume de energia, um esforço físico elevado. 

Tabelas de flexões de diamante ou push up, abdominais com ponte, múltiplas repetições de agachamentos, dominadas ou saltos são as rotinas às quais vais ter de te enfrentar quando te inicies numa modalidade que as principais associações internacionais de fitness como a American Council on Exercise ou American College of Sports Medicine advertem que se encontra em pleno processo de desenvolvimento. O boot camp não é uma moda, e sim uma disciplina em crescimento. 

Treino com ou sem material

O military training, como também se conhece esta disciplina, abarca um campo tão amplo que permite trabalhar com ou sem material e planificar um treino igualmente completo ou exigente. Tudo depende do nível em que te encontres, dos recursos que tenhas ao teu alcance e dos objetivos que te proponhas alcançar.  

Um exemplo de treino aeróbico com material seria a corrida com resistência, que consiste em incorporar um peso adicional para que seja mais exigente. Podes sair para correr na montanha carregando uma mochila cheia de pesos, simulando o que costumam fazer os militares nas suas manobras, nas quais se vêem obrigados a realizar corridas com todo o equipamento às costas. 

É possível praticar boot cama num ginásio ou espaço fechado habilitado para tal. De fato, nos últimos anos cada vez são mais os centros desportivos que acondicionam os seus espaços para incluir na sua oferta a prática desta disciplina, contando com monitores especializados para dirigir esta atividade e supervisionar quem a leva a cabo. 

Colocam-se circuitos de exercícios específicos que deves repetir em várias ocasiões até à extenuação. Neles estão incluído pesos russos, caixotes que tens de saltar, paredes que deverás trepar, cordas para subir e deslizar, aros onde tens de te pendurar para te deslocares, barras para fazer dominadas, jantes de carros para golpear com um martelo.…

A chave é melhorar o condicionamento físico geral em períodos muito curtos de tempo, e para isso qualquer exercício extremo é válido. Pode trabalhar-se sem material ao ar livre, valendo-nos dos obstáculos que a própria natureza põe no nosso caminho.

Ganhar massa muscular ou perder peso?

O boot camp é um treino que está idealizado para manter uma tonificação física invejável já que inclui exercícios de alta intensidade. As pessoas que o praticam costumam procurar tonificar o corpo, estilizá-lo e conseguir uma elevada potência, força e resistência

Não é uma disciplina focalizada na perda de peso, se bem que podes conseguir o que te proponhas se esse é o teu objetivo, já que o boot camp é um desporto que exige um grande desperdício de energia e queima muitas calorias. Como tal, uma alimentação equilibrada e condicionada para a consecução desta meta pode ajudar-te a que te desfaças desses quilos que te sobram e, de caminho, aumentar a tua condição física. 

Em qualquer caso, é recomendável que te ponhas nas mãos de profissionais e que sigas os seus conselhos antes de praticar este treino militar. Levar a cabo está atividade por tua conta pode originar muitos riscos, já que, ao ser tão exigente, o perigo de lesões e outro tipo de problemas físicos é mais elevado. 

O boot camp é um treino que te levará ao limite, razão pela qual deverás estar preparado antes de te iniciares. Disciplina e exigência são algumas das suas principais máximas. Se queres resultados o quanto antes e não tens medo de nada, esta é a atividade que melhor se adaptará às tuas necessidades.

Virgin Active
#AlwaysDiscovering

Comentários ()