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Bebidas eletrolíticas desportivas para fazer em casa

sumo-melancia

As bebidas eletrolíticas ou isotónicas ajudam o corpo a reidratar-se rapidamente depois de realizar uma atividade física intensa. Aportam-nos uma grande quantidade de minerais e glicose. 

Para as pessoas que tenham um estilo de vida no qual preferem uma alimentação natural e recusem tomar as bebidas energéticas ou isotónicas industriais à venda nas lojas, propomos-te 10 bebidas eletrolíticas que podes fazer em casa facilmente.

Bebidas eletrolíticas desportivas

1. Sais

Os sais têm a função de manter o corpo carregado com energia. Estes minerais (sódio, potássio, cálcio e magnésio) são requeridos pelo nosso corpo. Por esta razão, o sal está presente na maioria das bebidas que te vamos apresentar. O sódio é o electrólito que mais perdemos quando suamos. Para recuperar os níveis de sódio podemos misturar um pouco de sal num copo de água. Outros alimentos como as bolachas, os frutos secos salgados ou as sopas contribuem para repor este mineral.

2. Frutas cítricas

Os cítricos são ricos em vitamina C. De todas as opções, o limão é a melhor fruta para repor electrólitos, além de outras como a laranja, a lima e a toranja, que também são válidas depois do esforço físico. Estas frutas podem consumir-se tanto de forma crua como fazendo um batido com o seu sumo. Propomos-te uma limonada, já que se trata duma das bebidas isotónicas mais fáceis de preparar. Só necessitarás do sumo de um ou dois limões, um litro de água, uma colher grande de mel, uma colher chá de sal e outra de bicarbonato.

A preparação é muito simples, uma vez que só tens de misturar todos os ingredientes até que estejam bem dissolvidos e introduzir a mistura no frigorífico até que refresque. 

3. Melancia

O sumo de melancia é perfeito para reduzir a dor muscular depois dum treino. Além disso, esta fruta é rica em licopeno, que funciona como antioxidante e ajuda a manter o coração saudável. A melancia possui propriedades digestivas que favorecem a expulsão de gases e resíduos, ao mesmo tempo que apoia a absorção de nutrientes e dimunui a sensação de inchaço. Ao misturá-la com outros ingredientes como o pepino, aipo e limão, obterás uma bebida rica e estimulante do sistema gastrointestinal.

4. Água de coco

A água de coco é uma bebida isotónica natural potente. É refrescante, doce e tem um alto componente de minerais. Além disso, possui os mesmos electrólitos que o nosso sangue. É uma fonte natural de potássio e carece de açúcares juntos. A água de coco tem cinco electrólitos que o corpo necessita: potássio, sódio, magnésio, fósforo e cálcio. Pode misturar-se a água de coco com mel ou com o sumo doutras frutas ou, simplesmente, bebê-la sozinha quando se termine uma atividade física.  

5. Bebida electrolítica básica

Esta é a mais conhecida e simples de elaborar, já que muitos de nós a tomamos desde pequenos. Os seus únicos ingredientes são água, açúcar e sal. Esta bebida é perfeita para combater a desidratação e proporciona energia imediata.

Para que tenha um sabor mais agradável pode juntar-se mel em vez de açúcar ou, inclusive, juntar rodelas de frutas, ao gosto do consumidor!

6. Bebida desportiva à base de gengibre 

Esta raíz de origen asiática tem propiedades antinflamatórias que ajudam a combater as dores musculares. Além disso, alivia a náuseas e as tonturas e o seu uso é equivalente ao ibuprofeno ou à aspirina.

Ajuda a realizar as digestões e, segundo alguns estudos, tomar duas colheres ao dia reduz cerca de 25% as dores musculares depois duma sessão de treino intensa.

Uma das formas mais simples de a tomar é preparar um sumo de frutas com gengibre. Ingredientes como a pera, banana, sementes de linhaça ou gengibre, fazem uma das receitas mais recomendadas para cuidar dos músculos. 

Além disso, a sua preparação é fácil: primeiro terás que cortar a pera (com ou sem pele) e a banana e passar tudo pela liquidificadora. Depois, junta as sementes de linhaça em pó e o gengibre. Simples, não?

7. Bebida de sementes de chia 

As sementes de chia são um bom alimento energético, cheias de ácidos gordos ómega 3, proteínas e fibra. Além disso, têm cinco vezes mais quantidade de cálcio que o leite. Atuam como antioxidante e têm mais ferro que os espinafres. 

Propomos-te a seguinte receita: deixa de molho durante uma hora uma colher de sementes de chia em meio copo de água. De seguida, espreme um limão e mistura-o com um copo de água. Por último, mistura a água com limão com a água com as sementes. Podes juntar um pouco de mel para que gostes mais ainda do sabor. 

8. Bebida de mirtilo

O mirtilo, além de delicioso, é uma ótima opção para recuperar os electrólitos esgotados. O sumo de mirtilo é muito eficaz para a limpeza dos rins e para a bexiga, ao mesmo tempo que atua como desintoxicante do sistema linfático. 

Para esta receita só necessitas de duas canecas de sumo de mirtilo, quatro de água, duas colheres de mel, meia colher de sal e estrela de anis. Mistura todos os ingredientes; a estrela de anis deves deixá-la na mistura durante uma hora e depois retirá-la. 

9. Bebida de limão com lima

Como receita alternativa à limonada, propomos-te a seguinte: 1/4 caneca de sumo de lima, 1/4 caneca sumo limão, duas canecas de água fresca, duas colheres de mel e sal a gosto. 

Mistura todos os ingredientes anteriores na batedora e junta à bebida uns cubos de gelo. Além de refrescante, proporciona energia imediata ao corpo. 

10. Bebida de limão e laranja

Por último, propomos-te que mistures 1/4 caneca de sumo de limão, 1/2 caneca de sumo de laranja, duas canecas de água, duas colheres de mel e sal. Deverás bater bem e obterás esta refrescante bebida. 

Concluindo, agora que já conheces estas dez receitas de bebidas eletrolíticas, o único que tens de fazer é abrir o frigorífico e colocá-las em prática. A maioria dos alimentos existem na tua cozinha e nunca tinhas imaginado como os utilizar. O que esperas?

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