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Aulas de grupo Vs Treino na sala fitness

Com a intenção de facilitar que consigas os objetivos propostos, realizamos uma comparação entre o treino na sala fitness e as aulas de grupo, com os pros e contras de cada um deles, de tal forma que se torne muito mais cómodo para ti selecionar o que mais se ajustas às tuas necessidades.

As aulas de grupo

Cada vez há mais desportistas no ginásio que optam por este tipo de atividade para ficar em forma. A variedade das aulas permite satisfazer os gostos de todos os sócios, que encontram sempre uma que se adapta aos seus gostos.

Vantagens

As aulas de grupo incitam à atividade, pois ver as outras pessoas desfrutando durante a sua realização faz com que tenhas vontade de experimentar e repetir. As aulas têm tudo o que é necessário para que te atives, até quando tiveste um dia mau. A combinação de música atual, perfeitamente selecionada para que seja mais fácil realizar exercício, juntamente com as amizades que surgem como consequência de formares parte de um grupo, são suficientes para que estas te agradem.

Mas o mais importante é, sem dúvida, que durante a realização da atividade estás a progredir na consecução dos teus objetivos. Se o que necessitas é reduzir peso, podes optar por spin, se queres tonificar e fortalecer, eleges Body Pump e, se o que necessitas é correção postural e fortalecimento do solo pélvico, o pilates ajudar-te-á.

Há uma atividade pensada e desenvolvida para cada tipo de objetivo e pessoa que se propõe a consegui-lo. Portanto, se te custa realizar exercícios na sala fitness, seja porque te parece mais aborrecido ou porque não tens tempo para realizar um percurso completo, as aulas são uma excelente opção. Tens que pensar que praticamente todas as que se realizam permitem trabalhar o corpo completo e queimar calorias ao ritmo da música.

As aulas fazem com que a prática de exercício seja mais amena e contam com um profissional preparado para resolver as dúvidas que te possam surgir ou indicar-te a melhor forma de fazer os exercícios para que não piores se tens algum tipo de lesão. Neste caso, sempre deves indicar ao monitor que tens uma lesão ou outro impedimento, para que ele possa valorizar o teu caso e decidir o que é melhor para que não tenhas problemas.

Portanto, as aulas combinam força muscular e melhoram a capacidade aeróbica, dando lugar a um treino completo com a sua realização desde o ponto de vista dos teus objetivos.

Treino na sala fitness

É o treino clássico, que se reinventou para adaptar-se às novas necessidades dos sócios. Independentemente do objetivo a lograr, o treino na sala pode ajudar-te a consegui-lo.

Este treino pode dividir-se em duas partes diferentes, mas que se complementam se assim se deseja. Por um lado, o trabalho em máquinas e peso livre e, por outro, todas as restantes máquinas que permitem realizar atividade aeróbica.

Vantagens

O treino na sala fitness está guiado por um profissional, que seleciona os exercícios que vão fazer com que consigas atingir as metas a que te propuseste. Isto é uma garantia de que não só verás resultados, como também os conseguirás sem risco de que surjam lesões durante a prática.

Especialmente nos primeiros dias de treino, este profissional vai guiar-te na tua atividade até que sejas capaz de a realizar corretamente de forma autónoma, para se assegurar que não tens problemas durante a execução dos movimentos. Não obstante, estão à tua disposição para que lhes pergunte qualquer dúvida que te possa surgir, tanto nos exercícios realizados como nas variações que creias que podem ajudar-te a melhorar.

A sala está perfeitamente ambientada, com música que permite ativar-te e fazer com que o treino seja mais divertido. Além disso, há muitas mais pessoas que procuram objetivos similares aos teus e que costumam ter coisas em comum contigo, razão pela qual também te permite socializar e gerar um ambiente agradável desde o ponto de vista social e comunicativo.

Caso treines para preparar uma oposição ou para provas de alto rendimento (como por exemplo a maratona) podes conseguir melhorar os tempos e as tuas habilidades na sala. A combinação dos exercícios cardiovasculares, juntamente com o levantamento de pesos, permite que, com esforço e treino constante, consigas novas metas. Em ambos os casos será imprescindível comunicá-lo ao monitor, para que desde o primeiro momento se adeqúe o exercício à consecução do objetivo concreto.

Se a tua intenção é recuperar alguma lesão, o treino na sala fitness ajudar-te-á a melhorar a mobilidade e ganhar flexibilidade, força e resistência que te permitirão uma melhor qualidade de vida. Os exercícios concretos para a melhoria da lesão devem ser indicados pelo monitor, assim como a forma de os realizar, a qual pode variar no que diz respeito à sua execução habitual. Isto deve-se ao fato que pode ser necessário limitar o movimento em mais ou menos graus para não prejudicar a zona afetada e ao mesmo tempo, conseguir progredir.

Devemos acrescentar que, caso não gostes dos exercícios que implicam o movimento de cargas, podes optar pelas máquinas de cardio (remo, elíptica, passadeira, etc). Estas também fazem trabalhar o corpo inteiro com intensidade, a qual se pode graduar em função do nível ou metas que tenhas. A combinação das distintas máquinas de cardio fará com que consigas uma melhoria na capacidade pulmonar e uma maior resistência ante esforços futuros, sendo uma excelente opção para corredores ou outras pessoas que, pelo seu trabalho ou pelo desporto que praticam, lhes convém melhorar neste aspeto concreto.

Como pudeste comprovar, cada tipo de treino te pode aportar uma forma diferente de conseguir as tuas metas. Dependerá de ti realizar um treino ou outro em função do que se ajuste mais aos teus gostos ou das recomendações que te indiquemos, depois de analisar o teu caso concreto, em função dos objetivos que pretendas conseguir. Um ou outro ou a combinação de ambos serão imprescindíveis para alcançar os propósitos previstos. Se tens dúvidas, pergunta-nos.

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