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Aulas de grupo para novatos

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Se te queres por em forma, estar bem contigo próprio e além disso conhecer pessoas e sentir que estás a progredir e desfrutando junto a outras pessoas, a melhor solução são as aulas de grupo. Cada vez mais pessoas aderem a esta forma de fazer exercício não competitivo (de carácter lúdico e social), o que não significa que seja menos exigente. 

Se estás a dar os primeiros passos no ginásio, se não sabes muito bem por onde começar, continua a ler porque te vamos mostrar quais são as aulas mais recomendadas para principiantes

Alguns conselhos para novatos no ginásio 

Quando alguém vai pela primeira vez ao ginásio tem todo o tipo de dúvidas: "o que devo vestir?", "a que horas devo ir?", como me devo comportar?", que atividades posso fazer?… Estas perguntas e muitas mais são completamente normais, mas se segues alguns conselhos terás as respostas sem qualquer problema. 

Por exemplo, na tua mochila do ginásio deves meter duas toalhas; uma um pouco maior para quando te duches e outra mais pequena para andares pelo recinto e secares o suor sempre que seja necessário. Outro aspecto muito importante é não te esqueceres a garrafa de água. É muito fácil que te desidrates sem que te dês conta, e se isso sucede o rendimento dos teus músculos não será o mesmo, podendo, inclusive, que sofras alguma lesão. 

Uma vez no ginásio, deves tentar familiarizar-te com tudo o que te rodeia o quanto antes. Não tenhas vergonha de circular pelas instalações e pergunta aos monitores o que queiras, pois para isso estão. Podes começar por experimentar alguma máquina de cardio como a bicicleta, a passadeira ou a elíptica. Vieste para te mexer, certo? De certeza que te indicaram as aulas de grupo que dispões, algumas podem ser-te familiares e outras menos. Talvez o primeiro conselho seja que começasses pelas primeiras ou que, ao menos, parasses para ver a evolução de alguma antes de te lançares de cabeça. De seguida, mostrar-te-emos as aulas de grupo mais recomendadas para novatos. 

Algumas aulas de grupo ao alcance de todos

Nisto das aulas de grupo, como em tudo na vida, existem níveis e diferenças de dificuldade e de complexidade. Talvez as melhores para começar sejam o step, aerobic, spinning ou zumba, assim como outras mais relaxadas como o Taichi, Pilates ou yoga. Já chegará o tempo para que te arrisques com o Body Combat ou o Body Pump, que exigem um certo nível de preparação e de resistência física. 

Step

Se o teu objetivo é ficares em forma ao mesmo tempo que te divertes ao som da música, esta é uma boa opção. Aqui terás de subir e descer de um degrau enquanto realizas diversos movimentos com o teu corpo e braços, mas não te preocupes, tudo está bem sincronizado e podes ir progredindo ao teu ritmo. É fantástica para tonificar os glúteos, ancas e pernas, assim como para aumentar a tua saúde cardiovascular. 

Aerobic

Esta é a aula de grupo das pessoas mais velhas. Muitos vimos as nossas mães mudarem-se para esta aula, mas deves saber que é sensacional para qualquer idade. É um pouco similar à anterior, mas sem o step, ainda que aqui a coreografia seja um pouco mais importante. Também é muito recomendável tanto para homens como para mulheres e com ela pomo-nos em forma ao mesmo tempo que aumentamos a nossa coordenação, flexibilidade e destreza de movimentos. 

Zumba

Esta curiosa forma de dança e de fazer desporto chegou com força há uns anos e ficou como uma aula habitual nos ginásios devido à sua diversão e dinamismo. Com ela, além de te pores em forma, aprenderás danças tão diversas como a salsa, o merengue, o flamenco,… Todos sabemos que dançar é bom para a saúde física e mental. Assim, a zumba será ideal também para subir-te o ânimo e aumentar a tua auto estima. 

Spinning

De certeza que já viste alguma vez as grandes concentrações de spinning que se levam a cabo em muitas cidades. Não é estranho que assim seja, porque é uma das aulas de grupo com mais êxito em todo o mundo. Quem não gosta de subir para uma bicicleta e sentir que está a controlar a estrada? Como se fosse pouco, vais fazê-lo no teu ginásio de forma absolutamente segura, acompanhado por um monitor que te irá indicando quando te deves por de pé, quando te deves sentar, quando deves acelerar ou quando deves subir a resistência dos pedais simulando que estás a ascender alguma montanha. Tudo isto, claro está, ao ritmo de uma música intensa e dinâmica. O spinning é, muitas vezes, a escolha para quem começa, mas não te lances como um louco, vai regulando a velocidade e intensidade ao teu ritmo e não te preocupes por não "subires" sempre que o monitor o indica. Já chegará o momento em que o poderás fazer. 

Pilates

Se o spinning é uma aula popular, o Pilates é todo um fenómeno social e, por vezes, um estilo de vida. Esta forma de fazer desporto baseia-se em exercícios no solo com movimentos controlados, muito ao estilo oriental e procurando sempre a concentração, o sentir cada músculo do teu corpo e em progredir de forma harmoniosa. Outorga flexibilidade e é ótima para evitar lesões. 

Taichi e yoga

Na mesma linha da anterior, desde o oriente chegaram disciplinas de controlo e culto do corpo como o Taichi e o yoga. Em ambos casos o objetivo é realizar movimentos controlados e rigorosos com os quais se pretende alcançar a plenitude física e mental. São muito recomendáveis se procuras fugir do stress quotidiano e voltar a encontrar-te contigo próprio. Longe do que possa parecer, também são fantásticas para que te ponhas em forma porque com elas vais trabalhar músculos que nem sabias que tinhas. 

Estas são algumas das aulas de grupo que podes começar a praticar nos teus primeiros dias no ginásio. Mas não te limites só a estas, vai descobrindo as outras modalidades porque a oferta é cada vez maior e de certeza que encontras algumas que gostas mais e com as quais sintas melhorias físicas e mentais. 

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