Esta página web usa cookies para que possas desfrutar de uma ótima experiência de usuário e para que possamos entender como usas a web. Se consentes o uso de cookies para esta página web, continua a navegar com normalidade. Podes encontrar mais informação sobre as cookies que usamos e configurar o seu uso visitando a nossa página de configuração de cookies.

Blog

Aulas de grupo no ginásio para combater as dores nas costas

dor-costas

Ir ao médico quando temos um problema de saúde, é o mais aconselhado. Ou seja, o mais aconselhado e o que se deve fazer. Também quando nos dói as costas, que é um mal da sociedade atual. Quem nunca teve dores nas costas?

Sabemos que o ginásio joga a nosso favor e os especialistas dizem-nos que, em diversas ocasiões, visitá-lo converte-se no caminho mais curto para aliviar esta dolência. Fazendo um determinado tipo de exercícios corrigem-se os erros posturais que cometemos ao longo do dia e que nos acabam por passar fatura em forma de dor.

De qualquer forma, temos de ser conscientes que há uma série de exercícios que podemos realizar de manhã e também antes de dormir, quando voltamos do trabalho.  Ainda que o melhor seja arranjar tempo, ao logo da semana, para nos inscrevermos num bom ginásio, desses que oferecem aulas de grupo dirigidas por autênticos especialistas na matéria. E, que sem dúvida, nos vão ajudar a aliviar essa dor que se torna tão incómoda.

Não obstante, a procura do ginásio idóneo não deve significar que nos esqueçamos dos exercícios matinais que recomenda uma instituição tão prestigiada nos Estados Unidos como a Clínica Mayo. As suas propostas são as seguintes:

1. Joelho ao peito

É muito simples de realizar. Deitas-te no chão, olhas para o teto, dobras o joelho e seguras nele com as mãos e braços tentando que permaneça pegado ao peito 15 a 30 segundos. É uma ação que deves realizar 10 vezes com cada uma das pernas.

2. Joelhos ao peito

É exactamente o mesmo exercício que o anterior, mas em vês de agarrares primeiro um joelho e depois outro, agarras os dois ao mesmo tempo.

3. Glúteos para cima

Também deitado no chão de barriga para cima, apoias as plantas dos pés sobre o solo e com os joelhos dobrados, o que te permitirá fazer a força necessária para ganhar impulso e elevar os glúteos, de maneira que não estejam em contacto com o solo durante 5 segundos. Uma ação que podemos repetir ao redor de oito vezes.

4. De joelhos

Na típica posição de "4 patas", com as palmas das mãos apoiadas no solo, ao mesmo tempo que levantas a cabeça e os ombros. Posteriormente, realizas a ação contrária, como se quisesses tocar o teto levantando o abdómen e os lombares. Um exercício que deves realizar 8 vezes seguidas.

5. Sentado e com as costas retas

Sentas-te num banco ou numa cadeira, com as costas retas, e juntas os ombros atrás durante uns segundos. Realiza a mesma ação 8 vezes.

6. De barriga para baixo

Deitas-te apoiando os antebraços e as pontas dos dedos dos pés no solo e apertas o abdómen. Tenta manter a postura durante 15 segundos e ir aumentando este tempo nas seguintes vezes. Deverias realizar o exercício 8 vezes.

Aulas de grupo de treino no ginásio para acabar com as dores nas costas combatendo a rigidez, corrigindo posturas inadequadas e ganhando flexibilidade.

Mas as melhores soluções para as nossas costas são as aulas de grupo de treino específico num ginásio dirigidas por um especialista na matéria. O objetivo destas aulas é a combinação de alongamentos e exercícios suaves, para favorecer a mobilidade articular e utilização de técnicas que ajudem a fortalecer o abdómen e a zona lombar. Todos estes movimentos estão desenhados para que não tenham impacto sobre a coluna vertebral. Do que se trata é de ativar os músculos que servem para dar estabilidade às zonas lombar e cervical do nosso organismo.

Benefícios que geram estas aulas de grupo

1. Mobilidade

Produz-se uma ligeira melhoria da mobilidade nas zonas lombar, dorsal e cervical, assim como do controlo motor da pélvis.

2. Elasticidade

Os alongamentos ajudam na recuperação muscular da coluna, o que redunda na manutenção da amplitude de mobilidade das articulações.

3. Estabilidade

Ao fortalecer o abdómen e a zona lombar, produz-se uma estabilização destas zonas.

4. Prevenção

Os exercícios realizados aliviam ou eliminam as dores das costas e evitam possíveis recaídas.

Inócuos como o Pilates

Os exercícios que se realizam nestas aulas de grupo são aptos para qualquer idade, pois têm escasso impacto articular e não supõem risco algum para a coluna vertebral.

Estão indicados para as pessoas que têm outros problemas nas costas, ainda que seja conveniente que, antes de começar a trabalhar no ginásio, comentes com o instrutor encarregue de dar a aula, não seja necessário adaptar alguma rotina de movimentos.

Outras aulas de grupo, as de Pilates, também são muito benéficas para combater as dores nas costas. É uma técnica de treino mental e físico que combina ballet, ginástica e yoga. Implica a realização de movimentos lentos e suaves que vão proporcionar elasticidade ao organismo. São muito úteis como terapia de reabilitação.

Conseguem-se resultados muito satisfatórios quando se trata de solucionar lesões das costas e diminuir as dores nessa parte do corpo. E, apesar de incluir passos de ballet, é uma atividade muito atrativa para os homens, que ficam muito surpreendidos com os benefícios que obtêm.

Com as técnicas de Pilates os alunos conseguem eliminar ou reduzir significativamente as dores nas costas, pescoço, ombros e cintura. Isto é a consequência de ter reeducado o corpo e melhorado muito os hábitos posturais.

Entre outras sensações, produz um efeito de bem-estar e relaxamento do indivíduo, que redunda na melhoria da auto-estima.

Reabilitação

Depois de tudo o que já dissemos, como conclusão podemos dizer que independentemente de ir ao médico, que é o fundamental, também seria boa ideia procurar um ginásio de confiança, já que costuma ser um complemento ideal ao tratamento. De fato, é comum que o próprio médico te alerte da conveniência de recorrer a este tipo de aulas de grupo, como método de reabilitação.

Virgin Active
#AlwaysDiscovering
 

Comentários ()