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Aulas de grupo: erros que podemos evitar facilmente

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Se decidiste inscrever-te em alguma aula de grupo do teu ginásio, acertaste. Fazer exercício em grupo é uma boa maneira de vencer a falta de motivação ou favorecer o trabalho pela competitividade. São múltiplas as vantagens que te aportam estas aulas de grupo, neste artigo veremos algumas delas, assim como os benefícios que te oferecem estas aulas. Mas primeiro, vamos prevenir-te de uma série de erros que convém evitar

Erros que convém evitar

Ainda tens tanto tempo para desfrutar destas aulas que não convém que te lesiones por excesso de treino. Dosifica o teu esforço. Permanece atento às indicações do instrutor e segue os seus conselhos, mas sempre dosificando. Dosificar não significa não exigir de ti mas sim ser consciente de até onde podes chegar.

Roupa e calçado apropriado

Este é um conselho básico para qualquer atividade desportiva que realizes. Seja no ginásio, ou um desporto ao ar livre, vestir e calçar roupa e ténis adequados é básico para estar cómodo e não ter lesões. No caso das aulas de grupo, não faz falta ir com a última moda e competir pelo modelito mais bonito, mas sim ir cómodos e adequados. 

Quando nos referimos ao equipamento adequado não tem de ser necessariamente o mais caro do mercado. Há roupa e calçado de diferentes gamas de preço que cumprem perfeitamente com a função para que foram desenhados

No que diz respeito ao calçado, tudo dependerá da atividade a realizar, não é o mesmo uma aula de spinning que tens de levar (se assim o desejas) uns ténis específicos com encaixe para os pedais que uma aula de aeróbica. Na altura de eleger uns ténis, deves ter sempre em conta que atividade vais realizar com eles e, inclusive, é algo que deves comentar com os especialistas da loja quando os fores comprar. Mas recorda, os ténis para correr servem para isso mesmo, para correr e não são idóneos para atividades como, por exemplo, GAP.

A roupa. Podes ir com um fato de treino e tshirt de algodão. Mas estarás muito mais cómodo se te equipas com roupa técnica que transpire bem. Na altura de investir, dá prioridade a uns bons ténis e, em relação à roupa, recorda que esta vai ser lavada muitas vezes, por isso acaba por ser rentável roupa técnica que sai quase seca da máquina de lavar e não necessita ser passará a ferro. 

Bebe sem pudor

Se fazes exercício e transpiras, deves hidratar-te. Muitas vezes esquecemo-nos deste pequeno detalhe e começam os problemas. A desidratação explica muitas fatigas, ou inclusive, cãibras. Deve beber-se água durante a depois de uma sessão de treino. Se alguém para para beber água durante a aula, aproveita e bebe tu também. Devemos beber sempre antes de sentir sede.

Alongar é necessário

A maioria das aulas incluem um tempo ao final da mesma dedicado aos alongamentos tão necessários para evitar dores e lesões. Não saias da aula sem realizar estes exercícios que são muito benéficos para o teu corpo. Realizar os alongamentos ajudará o teu corpo no processo de recuperação. Além disso, alongar é necessário para melhorar toda a mobilidade do nosso corpo, se não o fizéssemos teríamos os músculos muito contraídos o que nos impediria o movimento. 

Ter dores musculares é bom

Mais de uma pessoa rende-se quando as dores musculares chegam. Estas dores são uma resposta do músculo não acostumado a certas doses de exercício. Inclusive os corpos mais em forma sofrem de dores musculares quando exercitam músculos que não movem habitualmente. As dores musculares aparecem nas 24 ou 48 horas posteriores ao exercício e realmente poderia dizer-se que são micro roturas fibrilares. Mas ao contrário do que se possa pensar, não são más companheiras, não temos por que ter medo delas. É normal que apareçam e não existem fórmulas mágicas para as evitar. Lerás muitas receitas com misturas e mézinhas para evitar as dores musculares mas, a verdade é que as dores musculares só desaparecem com mais exercício, não há outro remédio. 

Vantagens do treino em grupo

  • O grupo é o melhor aliado contra as vontades débeis. A preguiça e o "hoje não vou" vencem-se rapidamente quando adquires essa espécie de compromisso não escrito com o grupo, e a motivação vai mais além do exercício. 
  • A competitividade favorece que consigas as metas. Se se trata de saltar mais alto, aguentar mais tempo, correr mais longe ou baixar mais peso, nada melhor que pertencer a um grupo onde se possam comparar os progressos. 
  • Num grupo não há aborrecimento. É quiças o aspeto mais motivante. Se trabalhar só exige uma grande força de vontade, fazê-lo em grupo é sentir-se apoiado em todo o momento. 
  • No treino em grupo há um instrutor que dirige o teu progresso. Terás um guia que vigilará a execução dos exercícios e os progressos. 
  • O grupo ajuda-te a melhorar, porque há sempre alguém com quem se pode aprender. Há sempre um aluno para o qual podemos olhar quando nos perdemos, ou alguém a quem ajudar. 
  • Trabalhar em grupo faz-te criar novos laços sociais, novas amizades surgidas do esforço. São muitas as amizades que têm o seu início no ginásio.

Benefícios das aulas de grupo

  • Trabalhas todos os grupos musculares:
    • Grupos musculares grandes: peitoral, dorsal, quádriceps.
    • Grupos musculares médios: Bíceps, tríceps, ombros, isquiotibiais, glúteos, abdominais.
    • Grupos musculares pequenos: antebraços, pescoço, gémeos.
  • Podes trabalhar grupos musculares concretos em aulas mais específicas (GAP, abdominais, spinning…)
  • Aproveitarás o tempo no ginásio porque o instrutor é que marca o ritmo.
  • Não te renderás porque não estás sozinho
  • Farás exercício que é do que se trata.

Por tudo isto, frequentar uma aula de grupo é a melhor decisão que poderias tomar. Por todos os benefícios que te aporta a força do grupo, é porque, o esforço e a competitividade do grupo serão o teu melhor aliado para progredir. Fazer exercício num ambiente divertido e rodeado de pessoas com objetivos similares ao teu, é tremendamente motivador. Aproveita cada aula para notar os teus progressos e evoluir com o grupo.

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