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Aulas de grupo: define os abdominais na tua aula de spinning

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O spining é uma modalidade desportiva ou atividade física muito completa que trabalha o tronco inferior (pernas) e a parte baixa do tronco, em concreto a zona abdominal e lombar. Fazer abdominais pode parecer um pouco aborrecido e por este motivo muitas pessoas optam por deixar de treinar esta zona. Uma aula de spinning, realizada corretamente, pode converter-se numa aula de abdominais
 
Não podes perder os truques que te mostraremos em seguida para fortalecer o abdómen numa aula de spinning, a utilidade de ter esta zona fortalecida e os principais benefícios de realizar sessões de grupo.
 

Como trabalhar o abdómen numa aula de spinning

Existem diferentes fatores a destacar para trabalhar os abdominais nestas aulas, deixamos-te aqui algumas recomendações que te ajudarão a concentrar o esforço abdominal e alcançar um maior desenvolvimento físico nesta zona:
 
Ajustar o guiador e o banco antes de começar a aula: em primeiro lugar, o guiador deve estar sempre à mesma altura que o banco ou até um pouco mais acima. Se o colocas mais baixo isso fará com que as tuas costas sofram em excesso. No que diz respeito à colocação do banco, tens de verificar se o joelho dianteiro está paralelo ao pé dianteiro e que ao estender a perna está fique completamente esticada. 
 
A posição na bicicleta: é fundamental para trabalhar corretamente os abdominais. É preciso sentar-se inclinando a pélvis ligeiramente para trás permitindo que o cóccix fique para cima. Tenta flexionar os cotovelos, apertar bem os punhos e relaxar os ombros (sem os encolher). É importante que não te desequilibres e permaneças estável.
 
Comportamento durante a aula: as mudanças de velocidade durante a aula farão com que o teu abdómen se contraia e se relaxe constantemente. É importante concentrar o movimento na zona abdominal, as outras partes do corpo devem estar ativas mas sem tensão. Não exerças muita pressão nos braços. 
 

Benefícios de ter uns abdominais fortes

Longe de ter uns abdominais marcados e bonitos, manter fortalecida esta zona do corpo implica uma série de benefícios que protegerão o teu corpo no dia a dia. O tronco está composto por músculos estabilizadores, ou seja, a sua função é segurar e proteger os músculos das costas. Então, porque é tão importante manter uns abdominais fortes? Basicamente por estes quatro aspetos: 
 
Um corpo equilibrado: os lombares costumam desenvolver-se muito mais que os abdominais, portanto, é aconselhável treinar a parte frontal do tronco e assim conseguir um equilíbrio no eixo central do corpo. Manter o corpo bem equilibrado permite que não te inclines quando andas ou quando fazes alguma atividade física. Assim evitarás futuras lesões de costas que podem converter-se em lesões crónicas com o passar do tempo. 
 
Proteção dos órgãos: os órgãos são uma das partes mais importantes do corpo, graças a eles podemos completar todas as funções vitais. Na zona abdominal não temos ossos, o único intermediário entre os órgãos e o exterior são os abdominais. Nunca é demais protegê-los utilizando esta zona do corpo como uma espécie de muro. 
 
Melhorar a respiração: ao realizar exercícios abdominais, conseguimos expulsar mais ar dos pulmões, o que implica que permaneça menos ar fraco em oxigénio no interior. Ou seja, aumentarás a quantidade de espaço para que penetre ar limpo e rico em oxigénio. 
 
Evitar dores de costas: há muitas pessoas que por culpa da postura que adotam ao caminhar ou devido à esforços a que submetem as costas, têm predisposição para padecer de dores agudas nas costas. Este tipo de dolências podem reduzir-se fortalecendo a zona abdominal levando a cabo alguns exercícios com uma boa técnica. 
 

Principais vantagens das aulas de grupo

 
A maioria das pessoas que não treina em grupo é porque nunca experimentou. Treinar em grupo é muito mais que um conjunto de pessoas a suar numa aula. É companheirismo, desejo de superação, divertimento… Queres saber porque estas aulas são tão recomendáveis? 
 
Divertes-te muito mais: treinar sozinho costuma ser aborrecido, por mais motivação que tenhas. As aulas de grupo são muito mais entretidas e dinâmicas, o que fomenta uma boa conexão entre as pessoas da aula. Se te sentes cómodo, conseguirás dar o máximo de ti, esforçando-te e sendo mais constante.
 
O grupo ajuda-te a que consigas os teus objetivos: de certeza que há pessoas mais experientes e principiantes, a coesão do grupo faz com que se ajudem uns aos outros e se exijam muito mais. Quando treinas sozinho, ninguém exige  de ti, tu és quem delimita onde podes chegar e, por vezes, não conheces o teu limite até que alguém te incita para que o ultrapasses. 
 
Competitividade: a competência, sempre que saudável, é o que te faz progredir em todas as facetas da vida. O mundo do desporto e as aulas de spinning não são uma exceção. As aulas de grupo têm horários e se faltas algum dia, o instrutor ou algum companheiro fará com que saibas. É muito mais simples pois desta forma manténs-te conectado ao mundo do desporto e serás mais constante. 
 
Treino completo: o instrutor guia-te em todo o momento, em todos os movimentos e exercícios. Isto implica uma boa execução da aula, com o qual os benefícios serão maiores que se treinas sozinho, sem ninguém que te supervisione. Treinar corretamente também facilita a redução de lesões e outro aspeto que as aulas de grupo te garantem é que não perderás tempo. Estarás cerca de 45 minutos 100% concentrado em fazer bem os exercícios. 
 
Agora já sabes, não esperes mais e começa com as tuas aulas de spinning em grupo para trabalhar a zona abdominal. Ganharás em qualidade de vida tanto no aspeto físico como mental. O desporto é um estilo de vida, saudável que te garante viver com energia.
 
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