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Aulas de grupo de Pilates

Aula de pilates

O método Pilates, criado por Joseph Hubertus Pilates em princípios do século XX, foi concebido para controlar o corpo mediante a mente, procurando unidade e equilíbrio entre ambos. Neste sentido, as aulas de grupo de Pilates são um dos melhores sistemas de treino muscular para tonificar a musculatura interna das costas e a abdominal.

Que fácil é praticá-lo

Os exercícios realizam-se sobre um colchão, utilizando uma série de complementos como bolas, aros, rolos, pesos e elásticos. À medida que avances nas aulas de grupo de Pilates, conseguirás uma postura corporal mais adequada, aliviarás as tensões nos músculos e nas articulações e conseguirás ter uma maior consciência corporal, entre outros benefícios.

Princípios do Pilates

Pese a que as aulas de Pilates têm vindo a evoluir e têm dado lugar a um bom número de estilos e modalidades diferentes, existem alguns princípios básicos que devem estar sempre presentes nas aulas:

  • Concentração: os exercícios estão compostos principalmente por movimentos totalmente controlados e coordenados com a nossa respiração, razão pela qual requer uma concentração adequada, com a finalidade de que consigamos ter um corpo cada vez mais harmonioso, coordenado, tonificado e flexível. É mais importante a execução correta de cada exercício que as repetições.
  • Centro de energia: o fortalecimento da parte inferior do tronco, na área que rodeia a zona abdominal e lombar, é a chave nas sessões de Pilates. Isto faz com que os nossos movimentos sejam mais equilibrados, evitando os movimentos descompensados e prejudiciais.
  • Respiração: a respiração tem um papel essencial nas aulas de Pilates. Os resultados positivos a curto prazo são significativos: uma melhor circulação sanguínea e uma maior capacidade pulmonar são os primeiros benefícios que se conseguem, que se traduzem num aumento da força, da coordenação e da flexibilidade. A respiração deve ser lenta e contínua em todo o momento, procurando inspirar e expirar com a mesma duração em ambas as ações, o que permite um intercâmbio mais eficiente de oxigénio e dióxido de carbono no organismo.
  • Controlo do corpo: o alinhamento do corpo é fundamental nas aulas de grupo de Pilates. Uma das primeiras lições que aprenderemos será que tanto a cintura pélvica como a cintura escapular se encontrem alinhadas antes de iniciar qualquer movimento. Ainda assim, aprenderemos a trabalhar grupos musculares e a dissociar movimentos.

A forma mais saudável de fazer desporto

Estes quatro pontos básicos ajudar-te-ão a esclarecer algumas dúvidas que tenhas em relação a este eficaz sistema de treino, quando assistas à tua primeira aula de grupo no ginásio. Não há dúvida de que se trata de uma excelente forma de fazer desporto, a partir de exercícios que não implicam nenhum impacto muscular ou articular. De fato, o trabalho de Pilates aporta importantes benefícios físicos:

  • Maior conhecimento do nosso próprio corpo.
  • Incremento da vitalidade e da força.
  • Figura mais estilizada e harmoniosa.
  • Maior agilidade, destreza e coordenação de movimentos.
  • Reabilitação e prevenção de lesões musculares.
  • Melhoria na circulação sanguínea e no sistema linfático.
  • Diminuição do stress e das tensões, por meio da concentração e da respiração.

Ganha bem-estar físico e mental fazendo Pilates

Devido a todos estes benefícios, as sessões de Pilates tornam-se ideais como terapias de reabilitação e, inclusive, para prevenir e cura dores de costas. A sua prática estendeu-se a todo o mundo e um grande número de famosos e celebridades do mundo da música, da dança, do cinema ou do desporto realizam sessões diárias de Pilates e falam dos seus benefícios. Assim que já sabes, só necessitas de roupa cómoda, um pouco de paciência e vontade nos primeiros dias e já não pensarás em deixá-lo porque paulatinamente vais sentir-te num estado físico e mental muito melhor.

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