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Aulas de grupo de Body Balance

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Body Balance é um programa de treino que combina Tai Chi, Yoga e Pilates. Tem origem na Nova Zelândia e tornou-se moda em todo o mundo. Pratica-se em grupo, para conseguir uma maior harmonia em todos os exercícios e permitir que o instrutor possa supervisionar os movimentos.

É uma forma de praticar desporto de baixa intensidade, razão pela qual qualquer pessoa pode praticá-lo. Como em qualquer disciplina, é aconselhável que pratiques esta aula duas a três vezes por semana. Para isso só é preciso que leves uma roupa cómoda que te permita a libertação das articulações, um colchão de yoga e não usar ténis, já que as aulas se fazem descalço.

Vejamos que grupos musculares mais se trabalham no Body Balance:

  • Ao serem movimentos fluidos e completos, evitará que as tuas articulações se oxidem. É uma atividade muito benéfica caso não sejas aficionado aos desportos de alta intensidade.
  • As pernas trabalham com alongamentos e posturas estáticas e dinâmicas. Conseguirás uma maior agilidade.
  • A zona baixa das costas também é beneficiada com o treino, conseguir uma zona lombar sã é muito importante para que não tenhas problemas no futuro.
  • Os teus trapézios, ombros e o pescoço agradecer-te-ão as sessões de Body Balance. Diminuirás a dor de contrações e conseguirás que estes músculos estejam mais fortalecidos.
  • Trabalha-se mudando o centro de gravidade do corpo, com isto o teu corpo consegue que o núcleo central do equilíbrio se mantenha "acordado" e se adapte às situações. O corpo é capaz de extrapolar o que aprende em Body Balance à vida quotidiana.

Além disto, tem numerosos benefícios para a saúde:

  • Um dos principais benefícios é o aumento de flexibilidade, ganhas em qualidade de vida mantendo todos os teus tendões e músculos flexíveis.
  • O fortalecimento dos músculos é outra das grandes vantagens que acompanha a flexibilidade, poderia dizer-se que, neste caso, vão de mão dada. Em coisas que parecem sem importância, como carregar com os sacos das compras, notarás que estás mais ágil.
  • Desenvolves a memória cinestésica, quer dizer, ganharás em equilíbrio e em controlo do corpo. Se permaneces muito tempo sem fazer exercício, notarás como o teu corpo não responde como antes e uma maior desordem corporal.
  • Previne as doenças cardiovasculares, como todo o exercício aeróbico, ajuda a manter vivo o coração e os pulmões limpos. Além disso, também ajuda a controlar o colesterol. É ideal combiná-lo com uma dieta saudável e com 8 horas de sono.
  • Mas não é bom apenas para o corpo, o Body Balance também se preocupa com a mente e com o espírito, já que as aulas são com música relaxante de fundo, favorecendo a concentração nos movimentos e dando lugar à meditação. Com isto, fechamos o círculo das vantagens que esta disciplina te proporciona.

Os exercícios têm uma ordem: primeiro um aquecimento para evitar lesões, depois exercícios de Yoga e Tai Chi, seguidos de alongamentos mais intensivos, e por último, dedicas uns minutos à meditação e relaxamento que, juntamente com os exercícios de respiração, conseguirá que deixes para trás as tensões diárias.

Estás aulas duram entre 45 e 55 minutos, razão pela qual não te cansarás muito, é o tempo certo para libertar as tensões que acumulas ao longo do dia. Muitas pessoas dizem que reduz o stress e aporta uma sensação de calma e bem estar.

Pergunta no teu ginásio Virgin Active para que possas começar a desfrutar das aulas de Body Balance, podes combiná-las com sessões de pesos para acabar o treino ou simplesmente para te manteres mais ativo e em forma.

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