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Aulas de grupo de aeróbica

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Atualmente a aeróbica é uma das atividades mais populares. Todos os dias milhões de pessoas vão ao ginásio para ter aulas de aeróbica e queimar todas as calorias que possam. Esta disciplina teve o seu auge a meio dos anos 80, e hoje em dia é uma atividade muito popular pensada para todos, homens e mulheres, com a qual todas as pessoas com diferentes tipos de preparação podem desfrutar com o desporto.

E a verdade é que tem lógica, já que esta é uma das atividades mais positivas que podemos encontrar nos ginásios, apresentando uma série de atrações. Em primeiro lugar, é uma atividade desportiva de carácter eminentemente cardiovascular (aeróbico), razão pela qual é ideal para ativar o corpo e eliminar esses quilos a mais que atormentam a todos.

Além disso, trabalha um grande número de músculos. Evidentemente, são os das pernas os que mais se desenvolverão (especialmente indicada para fortalecer os glúteos e os quadríceps), mas também é adequada para manter a tonificação de outros músculos como os do ombro, dos braços e dos abdominais, uma vez que muitas aulas incluem exercícios de GAP no final. Queres mais razões para começares a praticar aeróbica? É muito divertido, farás desporto ouvindo os temas musicais que mais gostas e com certos apontamentos de dança, com os quais melhorarás a tua coordenação. Além disto, as aulas são sempre de grupo, por isso foges da ideia do desportista solitário e aborrecido. Por outro lado, estas aulas são dadas por um instrutor com experiência que poderá colocar mais ou menos dificuldade dependendo do grupo, o momento do ano e inclusive o dia da semana, desta forma encontrarás sempre uma aula adequada às tuas necessidades. As aulas duram cerca de 1 hora, desta forma qualquer pessoa pode arranjar um tempo na sua agenda para poder praticá-las 3 vezes por semana (ou mais!!!) e manter-se em forma de uma forma dinâmica e divertida.

As aulas de aerobica são compostas por diferentes partes. Primeiro, o aquecimento, que deve ocupar uma boa parte da aula e ser progressivo, procurando subir as pulsações pouco a pouco e aquecendo bem as articulações, músculos e ligamentos. Tens de ter em atenção que a aeróbica é um desporto bastante agressivo para os tendões e ligamentos (especialmente dos joelhos e dos tornozelos), razão pela qual um bom aquecimento é necessário para prevenir lesões. Não te assustes, se fizeres tudo o que te indica o instrutor não corres perigo de te lesionar. Depois, segue-se a aula propriamente dita que combinará música e exercício.

Neste caso é adequado incorporar músicas novas que estejam na moda para fazer com que a aula seja mais familiar e para não a tornar monótona ao ouvir sempre os mesmos temas. Variações pequenas e progressivas costumam ser a chave para evitar o aborrecimento nas aulas de grupo. Por último temos um período de alongamentos que deve durar tanto tempo quanto o aquecimento. Por vezes pode haver exercícios de abdominais, dorsais e lombares com a finalidade de potenciar esses músculos. E depois claro, um duche reparador.

Assim que já sabes, para praticar aeróbica só necessitas de um bom par de ténis (que sejam de qualidade, porque estamos a falar de um exercício de impacto), roupa cómoda e, sobretudo muita vontade para fazer desporto e para te divertires. Experimenta um dia e verás como vais gostar.

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