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Aulas de grupo: aquagym para adultos

O aquagym é a atividade ideal para praticar em aulas de grupo no ginásio. Neste tipo de treino, realizam-se diferentes exercícios de aerobic, mas dentro de água. Por isso, é perfeita para desportistas que têm de recuperar de uma lesão - já que podem trabalhar a sua musculatura no meio aquático, sem receber impacto direto - e, também, para pessoas com mais idade com problemas nas articulações. 

Benefícios do aquagym

Pois bem, os benefícios do aquagym são muitos e variados e abarcam aspetos puramente físicos, como a possibilidade de trabalhar os movimentos articulares e os grupos musculares sem que o corpo tenha de suportar o peso da gravidade; até de tipo socializador e de melhoria emocional pelo seu carácter lúdico e por se praticar em aulas de grupo no ginásio. Aqui tens mais detalhes: 

1. Reabilitação de doenças dos ossos ou lesões. O fato de que consiste numa atividade de ginástica, basicamente com exercícios de aerobic, mas com a característica de que se realiza num meio aquático, faz com que seja ideal para as pessoas que padecem de doenças dos ossos como a artrite ou para desportistas que estão em processo de recuperação de uma lesão óssea ou muscular.

Assim, na água podes trabalhar os grupos musculares ou articulares que te interessam sem que tenhas de suportar o peso da gravidade, que é um obstáculo enorme para quem acaba de sofrer uma lesão ou para os que padecem de problemas ósseos, muito habituais em pessoas com mais idade.

2. Socialização. As pessoas mais velhas também podem encontrar benefícios nas aulas de grupo de aquagym por outro motivo. Um dos grandes males destas pessoas é o isolamento e a falta de contrato social. Pois bem, praticando aquagym no ginásio têm contacto em cada aula com outras pessoas da mesma idade, com os mesmos problemas e interesses. Assim, aumentam as possibilidades de socializar e reduzem o isolamento.

As aulas de grupo de aquagym, guiadas pelo profissional adequado, têm um alto componente lúdico e são muito entretidas, razão pela qual te vão agradar e vais querer assistir a todas as aulas. É uma ginástica que se pode praticar ao longo de todo o ano, no verão, em piscinas ao ar livre e nas épocas mais frias, em piscinas cobertas. 

3. Melhoria das articulações. Já aqui o dissemos anteriormente, o aquagym é o desporto ideal também para quem sofre de problemas na anca, joelhos ou outras articulações. Estes conjuntos ósseos podem trabalhar debaixo de água sem problemas, realizando movimentos muito amplos que num meio não aquático são mais difíceis de levar a cabo.

Neste ponto, temos de assinalar que dado que as pessoa mais velhas possam padecer de problemas nas articulações, pelo desgaste dos anos, este é outro benefício que podem encontrar no aquagym. Na mesma situação encontram-se os desportistas que sofrem de problemas nas articulações, algo que costuma ocorrer a quem faz treinos de alto impacto. 

4. Bom para o coração. Não devemos esquecer que o aquagym é aerobic debaixo de água e, portanto, é uma atividade aeróbica, ideal para melhorar a resistência respiratória e com enormes benefícios para o coração.

Assim, com o aquagym praticado em aulas de grupo no ginásio sob a direção de um monitor profissional, consegue-se reduzir a pressão sanguínea, diminuir os níveis do mau colesterol, aumentar a capacidade pulmonar e o ritmo da circulação do sangue e melhor a capacidade de reabsorção do cálcio, entre muitos outros benefícios. 

Que grupos musculares se trabalham no aquagym?

Entrando já num nivel mais técnico e físico, podemos indicar quais são os músculos que se podem trabalhar nas aulas de aquagym. Pois bem, realizando os exercícios adequados e centrando-os nos que mais te possam interessar, estes são os principais grupos musculares que se podem tonificar com este tipo de treino:

  1. Reforçar la musculatura das costas, o que leva a melhorias de postura e evita sobrecargas. 
  2. Trabalho tanto das extremidades inferiores como das superiores.
  3. O aquagym é uma excelente maneira de tonificar os músculos do peito e dos ombros. 
  4. Os abdominais também se podem trabalhar em grande medida com os exercícios adequados de aerobic realizados debaixo de água. 

Regra geral, os distintos grupos musculares ganham elasticidade e flexibilidade quando se exercitam dentro de água, devido às características especiais deste meio que, além do mais, reduz a sensação de cansaço, permitindo assim que possas realizar treinos mais longos que fora de água. 

O aquagym baseia-se na repetição de determinados exercícios. Se usamos elementos que ajudam a fazer mais resistência, como pesos ou bolas, conseguimos incrementar ainda mais o poder tonificante deste tipo de ginástica. 

Agora uma nota para os monitores: sempre que nas aulas de grupo subamos o nível de exigência, com a incorporação dos elementos assinalados, devemos ter em conta as características pessoais de cada um dos participantes para evitar que trabalhem por cima das suas possibilidades e acabem com sobrecargas musculares que, ao final, os impeçam de continuar com os seus treinos

Um monitor profissional deve fazer uma boa planificação as aulas de grupo de aquagym, de modo que os exercícios oscilem entre as 25 e 50 repetições e, além disso, se vão trabalhando de forma alternada os grupos musculares superiores, centrais e inferiores, a não ser que estejamos com um grupo que tenha necessidades específicas. 

Outra das vantagens do aquagym é que o podes praticar em piscinas de pouca profundidade, de modo que, se necessário, podes tocar o solo com os pés e realizar exercícios que necessitem de impacto, algo que se pode alternar com outros de impacto médio ou sem nenhum tipo de impacto, angariando os benefícios de cada um deles. 

Como vês, o aquagym é uma atividade desportiva muito atrativa, que te pode reportar enormes benefícios físicos e sociais.

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