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Aulas de grupo, animas-te com o Kick Boxing?

kick-boxing

O desporto faz parte do nosso dia a dia. A maioria da população opta por um estilo de vida saudável e o desporto é uma das opções preferidas. As vantagens de praticar desporto são muitas e casa um de nós encontrou essa disciplina que cumpre com os objetivos de cuidar da saúde e ver-nos cada dia melhor.

Desporto em equipa, ciclismo, running, ou ir ao ginásio são algumas das opções que escolhemos quando queremos fazer alguma atividade física. E dentro do ginásio a opção das aulas de grupo demonstrou varias vezes ser uma das mais atrativas uma vez que junta os benefícios de fazer desporto com a faceta lúdica para além de que te permite conhecer outras pessoas que têm os mesmos gostos que tu. Neste post vamos falar sobre o auge das aulas de grupo de Kick Boxing.

Em que consiste o Kick Boxing?

É um desporto de contacto originário do Japão. Nesta atividade são combinadas técnicas de boxe com as artes marciais como o muay thai (embora no kick boxing não se utilizem os golpes com os cotovelos ou com os joelhos) e o karaté. É portanto, o que se pode considerar uma arte marcial combinada ou mista.

Vantagens do kick boxing

O kick boxing é uma disciplina que requer um grande esforço físico. Combinar o treino aeróbico (de resistência), com o anaeróbico (esforço de altíssima intensidade durante períodos muito curtos de tempo, em algumas ocasiões segundos apenas).

Isto converte kick boxing numa disciplina muito completa. Os praticantes de kick boxing têm a suficiente capacidade física para fazerem corridas de 10km (a distância mais estendida no running) e ao mesmo tempo, a força necessária para de um momento para o outro completar uma sessão de levantamento de pesos no ginásio.

Para os que escolham as aulas de kick boxing está mais que indicado fazer treino complemantario aeróbico (corrida continua, nadar, bicicleta) e anaeróbico (sessões de pesos e alteres para que trabalhes todos os grupos musculares para ganhar força sem chegar a ter hipertrofia de culturista).

Outra das vantagens do kick boxing é a tonificação corporal. É um desporto completo em que se trabalha tanto o tren inferior como o superior. Como em todos os desportos, custar ganhar a forma ideal, mas uma vez que consigas estar varias semanas a treinar vais notar o teu corpo mais tonificado e muito mais forte, tanto no que se refere a força (levantar peso) como em resistência (vais sentir que depois de varias semanas de treino, os esforços cardiovasculares se notarão menos).

Também podemos incluir entre os benefícios do kick boxing a ajuda na concentração, fundamental por exemplo na nossa vida laboral diária. Neste caso devemos combinar os golpes que temos que aplicar no nosso adversários com os que temos que esquivar para não receber nenhum impacto. À medida que vamos assistindo a mais aulas poderemos comprovar que a nossa concentração foi melhorando precisamente para executar corretamente ambas ações, a de dar e receber.

Para além disso notaremos também outra melhora na nossa concentração, precisamente pelo mesmo fator que contávamos anteriormente. Num desporto de contacto, qualquer despiste pode significar uma "viagem" ao solo, por isso no kick boxing a prática esigue concentração o que é algo que podemos aplicar no nosso dia a dia.

A coordenação é outro beneficio deste desporto. Qualquer disciplina na qual temos que usar as pernas e os braços ao mesmo tempo, obriga a estar minimamente coordenado, mais que em outras atividades como: running, ciclismo, natação ou musculação. Nestes casos quase nunca se trabalha a coordenação porque não é necessário combinar o uso do tren superior e inferior. No kick boxing é imperativo e faz parte da rotina de treino. É acima de tudo uma qualidade que se adquire, o que faz com que as aulas de kick boxing sejam indicadas para pessoas que tenham baixo índice de coordenação.

Aumenta a confiança. A pratica de qualquer desporto dá-nos um plus de confiança que se consegue graças à praticar, à constância ao ao sermos capazes de terminar com os nosso objetivos de treino. Mas além disso o kick boxing tem a vantagem de ajudar-nos a ser e a estar mais seguros porque é um desporto de defesa pessoal.

Também nos ajuda a reduzir o stress. Família, trabalho, casa, amigos... são muitos os problemas que nos preocupam. Poder contar com um momento de relax, em que nos esquecemos de tudo e concentramo-nos unicamente na aula de kick boxing. Como as sessões de treino são muito intensas é impossível pensar noutra coisa que não seja o que estas a fazer nesse momento. Que melhor maneira de esquecer os problemas que com uma aula de kick boxing.

Treino complementar para Kick boxing

Como já tínhamos comentado, o kick boxing combina tanto a fase aeróbica como a anaeróbica. Exige ter um certo nível físico, tanto de força como de resistência. Vamos terminar este post com alguns concelhos sobre exercícios que se podem fazer para complementar este treino específico.

Corrida continua suave. É a melhor forma de trabalhar a base aeróbica. Correr um par de dias à semana durante meia hora ou 45 minutos a um ritmo que te permita ir tranquilo. Podes experimentar correr descalço, assim trabalhas tanto a musculatura dos pés como conseguirás fortalecer os tornozelos.

Tonificação. No ginásio, trabalha todos os grupos musculares seguindo a máxima pouco peso, muita repetição. Não se trata de ter os músculos exageradamente grandes (hipertrofia), mas sim fortes. Experimenta sessões de 20, 15, 12 y 10 repetições com o máximo de peso que possas levantar para completar o exercício no total das repetições.

Sempre que trabalhes com as maquinas do ginásio presta especial atenção à tua postura. Se tiveres alguma dúvida consulta o teu instrutor. Utiliza os espelhos do ginásio para corrigir posturas.

Resumindo, o kick boxing é um caminho idóneo para o desenvolvimento físico o bem estar e a disciplina.

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