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Aulas de grupo: a importância do aquecimento prévio

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Confessa que já tiveste a tentação de saltar o aquecimento prévio de uma atividade física? Bem-vindo, não és o único! Muitas rotinas desportivas abandonam-se por falta de conhecimento dos seus benefícios ou por falta de motivação. Não te culpamos quando, ao começar o treino numa fria manhã de inverno, te passa pela cabeça suprimir aquilo que consideras que não te aportará nada. 

Mas não te preocupes, é mais fácil do que parece sobrepor-se à essa "ansiedade" prévia ao treino que nos empurra a metermo-nos de cabeça na atividade física. De certeza que mais adiante aprenderás algo novo. Descobrirás tudo o que te aporta um bom aquecimento, como aquecer e porquê é mais fácil e divertido fazê-lo em aulas de grupo

Vantagens do aquecimento prévio

O aquecimento, o warm-up… chama-o como quiseres, é fundamental para a prática desportiva e levá-lo a cabo tem mais benefícios do que pensas. Como o seu nome indica, a tua temperatura muscular crescerá e, sem ser um especialista na matéria, dar-te-ás conta das seguintes melhorias: 

  • O teu organismo aumentará de temperatura, aproximadamente um ou dois graus centígrados; ativará o bombear do sangue e a sua distribuição aos músculos, proporcionando mais nutrientes aos músculos e evacuando mais substâncias tóxicas; a respiração subirá de ritmo para optimizar o uso de oxigénio e incrementará a velocidade de contração dos teus músculos.  
  • A tua motricidade ganhará graças à ativação dos teus impulsos nervosos, pois estás "a despertá-los" e isso permite receber e emitir mais estímulos, e à sensibilidade propioceptiva, que te indica qual é a situação dos teus músculos. 
  • O líquido que lubrifica as tuas articulações baixará o grau de viscosidade e fará com que a fricção articular seja mais suave. 

Tudo isto redundará num maior rendimento e numa menor possibilidade de aparecimento de lesões. Definitivamente, estarás dizendo ao teu corpo: "põe as pilhas que começa o movimento". 

É certo que é a parte que mais custa fazer, mas se te rodeias de mais gente vão-se animando uns aos outros. 

Como aquecer corretamente

Se ouves o teu corpo, este pedir-te-á que faças de menos a mais. Faz-lhe caso! Sê progressivo e realiza movimentos suaves. Pensa que o organismo demora um pouco em adaptar-se a essa nova demanda de atividade e deves ser paciente até que todos os sistemas do nosso corpo "despertem".

A ordem dos fatores, altera o produto.

Devemos seguir uma ordem específica. Deves começar pelos movimentos menos agressivos e continuar com os que implicam mais grupos musculares. Um bom exemplo seria: 

  • Movimentos circulares de tornozelos, joelhos, anca, ombros, cotovelos e pescoço. Obrigam que o teu coração bombeie mais sangue e, principalmente, põem no ponto as tuas articulações e os ligamentos que as rodeiam. 
  • Balançar de pernas e movimentos giratórios de braços e anca. Segue na linha dos exercícios anteriores, mas com uma maior demanda de "recursos" ao teu corpo". Obrigará que a tua respiração se agite um pouco e os grandes grupos musculares entrem em jogo. 
  • Corrida contínua, elevação dos joelhos e corrida lateral. São exercícios nos quais existe uma deslocação geral do corpo e completarão a tua preparação para enfrentar esforços maiores. 

É uma rotina muito simples que não demorará mais de dez minutos e que, se respeitas a regra de fazê-lo suavemente, te coloca a postos para enfrentares o teu desporto favorito. 

Nas aulas de grupo o instrutor indicar-te-á os movimentos que deves fazer, evitando que os faças de maneira errónea e dirigindo-os de forma específica conforme a atividade que vás realizar nesse dia. 

Porque algumas aulas de grupo ajudam a um melhor aquecimento

Podes encontrar muitos benefícios numa aula de grupo: sociais, motivadores, ambiente… que influenciarão numa maior qualidade do teu aquecimento

Melhor em grupo

A falta de força de vontade é um dos principais obstáculos na altura de aquecer, levando-te a pensar que é prescindível e que não aportará nada ao teu treino. A influência dos teus companheiros e as indicações do teu professor farão com que mudes de ideia para sempre. Está mais que provado que, na presença de outros, melhoramos o nosso rendimento e contigo não será diferente: verás incrementadas exponencialmente a tua vontade de fazê-lo bem e de participar com o resto. 

Existem muitos exercícios para fazer um bom aquecimento prévio em grupo que te proporcionarão novas experiências e sensações. Um dos mais conhecidos é o aquecimento em par onde poderias fazer exercícios como estes:

  • Um caminha para trás e o outro trava o seu avanço empurrando as suas costas. Ativa os principais músculos das pernas como os gémeos, os isquiotibiais e os quádriceps. 
  • Avançar uns metros em "carrinho de mão". É muito divertido! Trabalharás a musculatura do trem superior: bíceps, tríceps e peitorais. 
  • Costas com costas, rodar o tronco para bater a mão com a do outro companheiro. Além de aquecer os teus lombares e abdominais, melhorarás a coordenação ao ter de realizar o movimento ao mesmo tempo que o teu companheiro. 

A essência está em encará-lo como um jogo, todos estes exercícios são muito enriquecedores e fomentam valores como o companheirismo e o trabalho em equipa. O fato de estares rodeado de pessoas mais experientes far-te-á aprender e melhorar mais rápido e não cometerás os erros que cometeram eles no ano passado. 

Um breve resumo sobre o aquecimento

Já viste como um aquecimento prévio pode ser algo mais que uma rotina aborrecida

Agora já não tens dúvidas sobre os benefícios que aporta, desde o aumento da tua temperatura corporal, passando pelo progresso de todos os teus movimentos e terminando com a melhoria do roçe articular. 

Simples e divertido

Já compreendeste que aquecer corretamente consegue-se com a fórmula de mais a menos, começando com pequenos movimentos circulares das tuas articulações, seguindo com outros giratórios mais intensos e terminando com deslocamentos que impliquem grandes grupos musculares.

E, para terminar, descobriste que umas aulas de grupo farão com que aquecer se converta numa atividade social onde interactuarás com outros companheiros, aprenderás com eles e partilharás esta grande paixão que tens pelo desporto.

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