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As lesões mais comuns em padel e como evitá-las

padel

O padel é um dos desportos que maior incremento alcançou desde os anos 90. A sua fama progressiva, o seu carácter cooperativo (joga-se quase sempre a pares) e o seu relativo nível de dificuldade e de exigência fazem com que se tenha expandido pela maioria das cidades espanholas, chegando inclusive, a aldeias com pouco mais de 1000 habitantes que já têm um campo de padel ou vários nos seus polidesportivos. Além disso, é uma modalidade na qual as lesões não são demasiado frequentes. Não obstante, como em qualquer outro desporto, para praticá-lo de forma segura devem seguir-se uma série de pautas que vão desde um bom aquecimento, a atividades e exercícios de reforço no ginásio. Tudo isto para prevenir lesões no padel e para poder desfrutar dele e de tudo o que te aporta com total liberdade e tranquilidade. Acompanha-nos e mostrar-te-ermos quais são as lesões mais frequentes e como preveni-las. 

Padel: uma forma de socializar e fazer desporto

A introdução da modalidade na europa começou por acontecer em Marbella, o que fez com que rapidamente passasse a ser um jogo muito popular entre a alta sociedade. Talvez por isso, ainda hoje, existem pessoas que o relacionam com as classes altas ou lhe outorga um certo caracter elitista. Mas nada está mais longe da realidade. O padel é um desporto que já se pode praticar em muitos ginásios e até em campos públicos, e não requer de gastos excessivos mais além da raquete, da bola e de um equipamento básico. Por outro lado, pensar que podes jogar sem ter nenhuma preparação física também seria um erro. Este desporto, devido às suas semelhanças com o ténis, exige movimentos rápidos de todo o corpo, rotações, sprints, movimentos laterais, força nos braços e nas pernas… Como tal, deves combinar a sua prática com exercícios aeróbicos como a corrida, a passadeira, a elíptica ou a bicicleta (seja estática ou não). Também seria interessante que reforçasses os teus músculos no ginásio. Sem esquecer uma alimentação adequada na qual prime o cálcio, essencial para evitar lesões nos ossos, assim como a fibra. Durante os jogos não te deves esquecer de te hidratares bem para que o teu corpo continue a funcionar e não te faça passar maus momentos, assim como repôr hidratos com a ingestão de bananas ou barritas energéticas. 

Como evitar lesões no padel

Agora que já conheces os aspetos básicos deste desporto e o que tens de fazer para o enfrentar com certas garantias, vamos contar-te quais são algumas das lesões mais frequentes. Mas não te assustes, também te daremos alguns conselhos para as evitares ou para tratá-las, uma vez que se produzam. 

  • Tendinite no ombro, cotovelo ou punho. Como no ténis, estas dolências são as mais comuns. Normalmente, aparecem devido a uma técnica inadequada na postura e golpeio. Se se produzem deverás fazer repouso para que te recuperes, e também saber onde estás a falhar para que possas mudar a tua forma de jogar, porque caso contrário, voltarás a estar no banco pelos mesmos motivos. Para consegui-lo podes pedir ajuda a um monitor de padel para que estude os teus movimentos e te aconselhe como modificá-los. 
  • Epicondinites. É a lesão por excelência do padel. Provoca dores fortes e costuma aparecer devido a uma sobrecarga dos músculos implicados no golpeio da bola. 
  • Tendão de Aquiles e gémeos. Para evitar esta lesão, uma das mais frequentes e molestas do padel, deves potenciar a tua flexão e força. Costuma aparecer devido ao fato de se jogar em superfícies com um escasso amortecimento. Pode ser muito dolorosa, sobretudo quando estás frio. 
  • Luxações do tornozelo e do joelho. O fato de teres de te movimentar com rapidez e de forma irregular pelo campo ao mesmo tempo que segues a trajetória da bola, muitas vezes imprevisível, faz com que os tornozelos e os joelhos sofram. Aqui não vais sofrer golpes ou quedas por isso como em desportos como o futebol, mas sim podes sofrer luxações de muitos graus. Para preveni-las, podes jogar com joelheiras e também preparar os teus músculos com exercícios de propiocepção. Estes podem ser trabalhados com os monitores do teu ginásio e são muito aconselháveis para prevenir estas e outras lesões. Split, balanço de perna, saltos e travagens ao pé coxinho são alguns deles. O Pilates, com os seus movimentos controlados, também é muito interessante para por o teu corpo no ponto. 
  • Contracturas. Como dizíamos ao principio, um bom aquecimento, assim como alongamentos prévios e posteriores ao exercício, são fundamentais para preparar o teu organismo e evitar lesões. Pergunta no teu ginásio como aquecer adequadamente porque, caso contrário, podes sofrer dolências como contraturas e até rotura de ligamentos, o que fará com que não possas praticar desporto durante um longo período de tempo. As contraturas mais habituais são as de isquiossurais e quádriceps, assim como as das costas, razão pela qual deverias trabalhar todas estas partes numa sala de musculação. 
  • Fascites plantar. Um dos elementos mais importantes do teu vestuário em padel são os ténis (mais do que uma roupa bonita e colorida). Não podemos calçar qualquer coisa porque vão ser como as nossas luvas, devem adaptar-se perfeitamente aos nossos pés e à forma de nos movimentarmos pelo campo. Deves ter isto em conta, experimentar um pouco antes e ver que são os ténis que necessitas porque a fascite plantar é muito molesta e é uma das lesões que mais vale evitar. Para preveni-la também podes jogar com umas boas palmilhas. 

Estas são as lesões mais frequentes em padel, o que não significa que vás sofrê-las ou que não possas ter outras. Uma boa preparação, uma prática consciente e responsável, uma técnica correta e costumes como um bom aquecimento ajudarão a preveni-la se a aumentar a tua vontade de continuar a progredir neste desporto.

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