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As aulas de grupo são mais divertidas e melhoram o teu rendimento

spin

Praticar desporto é uma das melhores coisas que se pode fazer. O problema é que muitas vezes o fato de não teres companhia faz com que desistas, acabes por perder o interesse e não faças nada.

Aulas de grupo, a solução

Muitas pessoas gostariam de se inscrever num ginásio para fazer exercício e ficarem em forma, mas ao não terem com quem ir, não se increvem. As aulas de grupo são a solução perfeita para todas essas pessoas que desejem praticar desporto e não têm com quem ir, ou se aborrecem de praticá-lo sozinhos.

Tipos

Existem várias atividades desportivas que se podem praticar num treino em grupo.

  • Yoga
  • Pilates
  • Crossfit
  • Zumba
  • Dança
  • Bicicleta
  • Spinning

Para citar algumas.

Vantagens

As aulas de grupo têm inúmeras vantagens, tanto físicas como emocionais, que ajudam a ficar em forma de um modo muito ameno e divertido. Aqui vamos analisar algumas das mais importantes.

1. Físicas

  • Neste ponto, diversos estudos científicos demonstram que o treino em grupo aumenta o rendimento do desportista.
  • Com as aulas de grupo consegue-se um trabalho mais intenso, prolongado e eficaz que vai redundar numa maior progressão na altura de conseguir os objetivos marcados.
  • A principal razão desta melhoria no rendimento é psicológica. A prática desportiva com outras pessoas melhora a atitude do desportista e aumenta a sua motivação. Ao ver um companheiro a esforçar-se os outros também se esforçam. É como uma cadeia de motivação na qual todos os integrantes se motivam e se apoiam uns aos outros.
  • Outra vantagem é que se corrigem uns aos outros, aprendendo todos com todos e melhorando notavelmente a eficácia dos exercícios que se realizam em benefício da condição física. É mais fácil que te dês conta de que estás a fazer algo mal se um companheiro te diz.
  • Recentemente, uma investigação da Universidade de Vrije, na Holanda, demonstrou que realizar exercícios em grupo aumenta as capacidades cognitivas, melhora a função cardíaca, aumenta as endorfinas e aumenta a conexão neurológica, reportando importantes benefícios à saúde do desportista.
  • Também está comprovado que o treino em grupo reduz as possibilidades de lesão e a sua gravidade. O motivo é que sempre há alguém pormperto para acessorar os exercícios e que pode ajudar rapidamente ao desportista em caso de lesão e reduzir a sua gravidade.


2. Emocionais

No ponto emocional, as aulas de grupo aportam um sem fim de benefícios que redundam positivamente na qualidade de vida e auto-estima da pessoa.

  • Maior socialização. O desporto em grupo ajuda a socializar, permite à pessoa ampliar o seu mundo social, facilitando-a a conhecer pessoas e a fazer novas amizades. Pode dizer-se que o desporto atua como um lubrificante social, combatendo a solidão e melhorando assim a vida das pessoas.
  • Acaba com o aborrecimento. Pode parecer aborrecido fazer exercício sozinho. As aulas de grupo eliminam facilmente este problema. As pessoas que se inscrevem nelas descobrem rapidamente que sempre é mais entretido e divertido praticar desporto em grupo. Deste modo, o aborrecimento deixa de se um obstáculo para fazer exercício.
  • A solidariedade. Participar em aulas de grupo cria vínculos de solidariedade entre os companheiros que reforça os laços de amizade, o respeito e a empatia entre companheiros. O desporto em grupo faz com que as pessoas sejam mais solidárias e se preocupem mais com o bem-estar das pessoas que as rodeiam.
  • O sentimento de pertença a um grupo. Isto é algo muito positivo para uma pessoa porque fá-la sentir-se parte importante de algo grande. Tudo isto vai fazer com que se sinta querida, valorizada e respeitada por todos, razão pela qual a sua auto-estima vai estar alta e vai permitir-lhe que enfrente melhor os desafios que a vida lhe apresenta.
  • Menos absentismo no ginásio. Uma pessoa falta muito menos ao treino quando participa em aulas de grupo. É muito mais fácil não ir treinar quando não tens ninguém à tua espera nem para te perguntar porque não foste do que quando sabes que há pessoas que contam contigo e às quais tens vontade de ver.
  • Aumentar a tolerância à frustração. Nos exercícios em grupo adquire-se uma maior tolerância à frustração. Isto deve-se ao fato de que a pessoa aprende que para chegar a uma meta tem de cometer erros e tentar várias vezes, mas também descobre que com constância e esforço sempre se consegue. Esta é uma grande lição porque ensina que não se deve desistir nunca.
  • Superação de medos. Há pessoas às quais lhes custa muito desenvolverem-se socialmente devido aos seus medos. O exercício em grupo é sempre uma grande ajuda para que as pessoas superem os seus medos e possam ter uma vida social e pessoal mais plena.
  • A auto-susperação. Praticar desporto com outras pessoas também ajuda as pessoas a superarem-se a si próprias e sentirem-se capazes de enfrentar qualquer desafio que se proponham e superá-lo. Isto vai ser positivo para as pessoas porque vão ganhar confiança em todos os âmbitos da sua vida.
  • A disciplina. Fazer exercício em grupo ensina às pessoas a importância da disciplina para alcançar um objetivo comum e ensina também que com disciplina se pode alcançar esse objetivo. As pessoas aprendem a trabalhar em grupo e a manejarem-se dentro dele, algo que lhes vai servir em todas as facetas da vida.
  • Melhora a capacidade de organização e de planificação. O treino coletivo ensina as pessoas a serem mais organizadas, o que vai repercutir favoravelmente em todas as áreas das suas vidas.

Começar

Como já vimos, o desporto em grupo e as aulas de grupo têm um impacto muito benéfico na saúde física e emocional das pessoas.
Se estás a pensar increvem-te em alguma prática desportiva e ainda não te decidiste porque não tens com quem ir, não penses mais e começa a praticar desporto em grupo. O teu corpo e a tua mente agradecerão

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