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Apps Deportivas: FitStar

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Atualmente, existem aplicações para quase tudo, mas se queremos falar de aplicações cujo uso está cada vez mais generalizado, devemos falar das apps desportivas. O auge dos smartphones permitiu o aparecimento e desenvolvimento de aplicações que nos ajudam a melhorar a nossa forma física de maneira constante, já que nos acompanham a qualquer parte. E, utilizar alguma aplicação durante os treinos está na moda!

No entanto, devemos ter em conta que existem diferentes tipos de apps desportivas e que é necessário encontrar a que melhor se ajuste às nossas necessidades. Se além de ir ao ginásio, gostas de fazer exercício ao ar livre como correr, caminhar ou andar de bicicleta, pode ser interessante utilizar uma aplicação tipo tracker que registe as calorias queijadas, o tempo ou a distância percorrida. Se, pelo contrário, és um amante do fitness, existem outro tipo de apps desportivas que se centram mais em guiar-te e em oferecer-te tutoriais sobre exercícios específicos. Uma dessas aplicações é a FitStar

Registo e configuração da FitStart

FitStar é provavelmente uma das aplicações para fazer exercício mais conhecidas do mercado que já foi premiada em várias ocasiões como uma das melhores desenvolvidas até agora. A aplicação esta dirigida por Tony Gonzalez, um profissional do futebol americano que mudou a sua carreira para a nutrição e para o fitness, e que te guiará pelos diferentes exercícios que compõem cada treino. Disponível em vários idiomas para iPhone e Android, FitStar pode descarregar-se no Google Play ou na Apple Store de forma gratuita. Para te registares tens de introduzir o teu correio electrónico ou também o podes fazer com a tua conta de Facebook ou Fitbit, se preferes. 

Uma vez que tenhas instalada a FitStar, a aplicação perguntar-te-á sobre a tua forma física, se consideras que não estás em forma em absoluto, se achas que estás no meio ou se pensas que já estás na elite. A aplicação utilizará esta informação para configurar o tipo de exercícios que te proporá mais tarde.

O passo seguinte é introduzir na aplicação o teu sexo, data de nascimento, peso e altura, de forma a que o cálculo de calorias gastas seja o mais ajustado possível à realidade. Cada pessoa, dependendo da sua idade, sexo, peso e altura, gasta calorias de forma diferente ao fazer exercício. Uma vez que já tenhas introduzido a informação, a aplicação apresenta uma pequena tabela de exercícios em modo de teste. Este teste, ainda que não seja obrigatório, dará uma ideia ao que nós vamos enfrentar. O teste é muito simples e a sua duração não deveria ser superior a 7 minutos. 

Este treino inicial compõe-se de 6 exercícios e inclui agachamentos e flexões, entre outros. Antes de iniciar cada um deles, aparece um pequeno vídeo explicativo juntamente com as instruções de como o realizar corretamente. Uma vez completado, podes aceder aos distintos programas e sessões que oferece a aplicação. 

Treinar com FitStar

Cada sessão de treino compõe-se de vários exercícios. Cada um deles inclui um vídeo explicativo onde podemos ver no que consiste o exercício, além de algumas indicações do tipo "mantém as costas direitas" ou "tenta não afastar os joelhos". Dependendo do tipo de exercício proposto, deveremos realizar várias repetições ou realizá-lo durante um tempo determinado. Por exemplo, durante o teste inicial, um dos exercício consiste em levantar os joelhos de forma alternada durante 45 segundos. Os exercícios e vídeos estão acompanhados de música, o que ajuda a manter o ritmo e a motivação. 

Depois de realizado cada exercício, para continuar é necessário indicar quantas repetições fizemos, em quanto tempo é o que nos pareceu o exercício, se o achamos demasiado fácil, normal ou, pelo contrário, se foi demasiado duro. Posteriormente, poderemos aceder a esta informação, de forma a podermos ver o nosso progresso e como com a prática regular os exercícios nos vão parecendo cada vez mais fáceis. 

Programas

Deveremos eleger o programa que mais se ajuste às nossas necessidades e estado de forma. Para cada um deles indica-se a dificuldade, o número de sessões semanais que se aconselha realizar e a duração das mesmas. As sessões podem durar entre 10 e 50 minutos. A versão gratuita só te permite aceder ao programa de treino básico, no entanto, a aplicação oferece uma maior variedade de exercícios na sua seção de sessões livres. 

Sessões livres

Se o programa de treino é demasiado curto, podes utilizar as sessões livres nas quais se trabalham distintas áreas do corpo, abdominais, pernas, braços, etc. Do mesmo modo que as sessões que se incluem nos diferentes programas, as sessões livres têm distintas durações: treino rápido de 7 minutos para esses dias que não tens tempo mas queres fazer algo, aquecimento em 10 minutos que podes realizar, por exemplo, antes de sair para correr, ou a sessão desenhada especialmente para aqueles que passam o dia a viajar de um lado para o outro. Esta consiste em 10 minutos de exercícios que podes realizar em qualquer sítio. 

Em todos os casos, além dos diferentes vídeos tutoriais que nos explicam como realizar cada um dos exercício, FitStar oferece-nos conselhos úteis para ter uma vida saudável e cuidar do nosso corpo. É recomendável utilizar FitStar enquanto estamos conectamos a uma rede Wi-Fi, uma vez que a aplicação consome muitos dados durante a descarga dos vídeos. 

FitStar é um exemplo claro de como o aparecimento de tablets, smartphones e aplicações mudaram muitíssimo os nossos hábitos, permitindo-nos realizar uma infinidade de tarefas de uma forma muito mais simples. O mundo do desporto também foi beneficiado graças ao aparecimento de aplicações desportivas que nos ajudam a mantermo-nos em forma e a registar os nossos treinos. 

Este tipo de aplicações são um complemento ideal para continuar a desenvolver o trabalho que realizamos num ginásio, por exemplo, se temos 15 minutos livres e nos apetece fazer algo ou se estamos de viagem e longe do nosso ginásio habitual.

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