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A preparação física é a chave para a prática de surf

surf

O surf é um dos desportos ao ar livre mais demandado na época de verão e é uma disciplina que qualquer pessoa pode praticar. É um desporto ativo que aporta uma grande quantidade de benefícios para a saúde e que permite estar em contacto direto com a natureza.

Com a prática de surf consegue-se tonificar os músculos e aumentar a resistência física. Além disso, melhora a coordenação e o equilíbrio e aumenta a capacidade cardiorespiratória. O contato direto com a água salgada oferece múltiplos benefícios curativos para diversas moléstias e ajuda a combater os efeitos negativos de algumas doenças como a artrite, a asma, a bronquite ou a osteoporose. Por outro lado, a exposição ao sol aporta vitamina D tão necessária para o organismo.

A isto temos de somar os benefícios sociológicos. Praticar surf e outros desportos num meio natural aumenta a segregação de endorfinas, o que induz a uma sensação de bem estar que ajuda a combater o stress ou a ansiedade. Além disso, é a terapia ideal para combater a dor, razão pela qual alguns especialistas recomendam-no a pacientes com doenças como a fibrose quistica.

Treino funcional para o surf

​Ainda que o surf seja um desporto apto para todos os públicos, para poder desfrutá-lo ao máximo é necessário ter uma boa condição física. É uma disciplina exigente que requer realizar grandes esforços, como tal estar preparado ajudar-te-á a viver experiências muito gratificantes e a progredir.

Tal como sucede com outras disciplinas desportivas, o surf necessita de uma preparação física específica. Os especialistas na matéria assinalam a importância de levar a cabo um treino funcional que ajude a potenciar as qualidades que são necessárias para subir para uma prancha e meter-se no mar.

Potência, equilíbrio e coordenação são três das qualidades básicas que deve ter todo o bom surfista para poder progredir. Configurar uma rotina de treino adequada ao desenvolvimento destas virtudes é fundamental.

Prepara-te bem no ginásio

Neste sentido, o trabalho prévio no ginásio vai ajudar-te a conseguires os objetivos que te proponhas. É importante fortalecer as zonas abdominal e lombar, já que são as zonas do corpo com as quais se consegue ganhar maior estabilidade. Faz repetições de abdominais, utiliza bolas de Pilates, elásticos e todos os elementos que tenhas à tua disposição no centro de preparação que frequentas para ganhares massa muscular e reduzires, com isso, o risco de sofreres algumas lesões consideráveis.

Com a prática deste desporto ao ar livre trabalham-se muito os músculos dos braços e dos ombros, que entram em ação numa manobra fundamental do surf que é a remada. Por isso é importante que fortaleças estas partes do corpo no ginásio. Faz pesos, vários tipos de flexões, repetições de dominadas e outros exercícios de força que te ajudem a trabalhar estes músculos tão importantes.

Para fortalecer as pernas, podes fazer agachamentos ou levantar pesos. É conveniente que o treino seja genérico para não criar descompensações.

No surf é importante a coordenação, e existem exercícios específicos para desenvolver esta qualidade. Podem usar-se superfícies instáveis como uma pequena tábua colocada sobre o bosu, que é uma semi esfera de látex que se usa para trabalhar o equilíbrio. Um exercício que podes fazer é deixar o teu peso morto sobre uma das pernas em cima do bosu e realizar, entretanto, o lançamento duma bola. Melhorarás os tempos de reação e ajudar-te-á a encontrar rapidamente a postura mais adequada quando te encontres no mar em cima da prancha.

A resistência é outra das qualidades que todos os surfistas devem trabalhar para que possam progredir neste desporto. Uma pessoa com uma boa condição física resitirá mais tempo dentro de água e estará capacitada para realizar manobras mais qualificadas sobre a prancha.

Alarga um pouco o leque de desportos

É importante que pratiques outras disciplinas desportivas que te ajudem a fazer exercícios aeróbicos. Podes sair para caminhar e correr ou praticar desportos de equipa como por exemplo futebol ou basquetebol. Vais divertir-te ao mesmo tempo que melhorarás a tua condição física.

Melhorar a técnica sobre a prancha

O teu nível técnico vai depender da experiência acumulada. Se és uma pessoa que acaba de iniciar-se no mundo do surf, provavelmente ao princípio te custe muito realizar a manobra mais simples: ficar de pé em cima da prancha e aguentar o equilíbrio.

Apoia-te nos especialistas

Se estás nesta etapa é fundamental que procures a ajuda de especialistas na matéria e, para isto, não estaria mal que te inscrevesses numa escola de surf. Aí aprenderás os movimentos mais básicos com os quais poderás começar o teu caminho neste desporto. Ainda que possa parecer simples à primeira vista, o certo é que não é nada fácil realizar a remada corretamente para apanhar a onda numa boa posição, como também não é nada fácil ficar de pé, equilibrado e sem cair. Uma vez dominadas estas manobras básicas, o resto aprenderás com a experiência e a prática.

O aquecimento é fundamental

A preparação física durante o inverno é fundamental, para que no verão estejas em forma e possas subir para a prancha, assim como o aquecimento antes de entrar no mar também o é.

Em qualquer disciplina desportiva, esta fase inicial da atividade física é necessária para preparar o corpo face a um desgaste físico. No surf, é importante começar com algum tipo de exercício aeróbico, como por exemplo um pouco de corrida para ativar a respiração e a frequência cardíaca. Assim vais combater a rigidez muscular e ativar o sistema nervoso. Também porás em alerta os teus reflexos.

Deves fazer também um pouco de alongamentos, e nunca é demais realizar alguns exercícios de equilíbrio, como aguentar o peso morto sobre uma só perna ou manteres-te sobre uma superfície instável.

Se te preparas adequadamente serás capaz de gozar tudo o que de bom aporta a prática dum desporto ao ar livre tão completo como é o surf. Desfrutarás do contacto com a natureza, melhorarás o teu nível e aproveitarás todos os benefícios que oferece para a saúde.

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