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A patinagem sobre rodas como treino saudável ao ar livre

roller

Se procuras uma atividade amena e divertida que, além do mais, te aporte benefícios tanto físicos como mentais, as aulas de roller podem ser perfeitas para ti. É o modo ideal de aproveitar o tempo livre, apanhar sol, sentir a brisa no rosto e eliminar qualquer problema que tenhas na cabeça. Tudo isto, exercitando numerosos músculos e respeitando ao máximo o meio ambiente. A tua figura e a tua saúde ver-se-ão beneficiadas de forma considerável. 

O novo auge da patinagem sobre rodas

Quer sejas iniciado nesta atividade ou já tenhas uma certa experiência sobre os patins, a melhor alternativa é saíres em grupo através de um roller club, uma vez que um instrutor te ajudará a melhorar a técnica e será muito mais entretido ter a companhia de outras pessoas. Em muito pouco tempo e duma forma divertida melhorarás a tua destreza com os patins, farás bons amigos, eliminarás o stress e tonificarás o teu corpo. Durante os últimos anos, esta disciplina vai somando cada vez mais adeptos e, à parte das saídas em grupo, poderás deslocar-te pela tua cidade duma maneira mais económica ao mesmo tempo que praticas exercício. 

Esta atividade teve um grande auge na década dos noventa na Europa, e nos últimos anos recuperou de novo o esplendor, sendo muito comum ver patinadores nos passeios marítimos e nos corredores bici de muitas cidades. O roller não é uma atividade oficial e não está regulada por nenhuma federação. O seu vínculo mais próximo com as disciplinas desportivas oficiais será com a patinagem de velocidade, a qual se pratica em circuitos fechados.  

Benefícios do roller

Ideal para queimar calorias

Como o roller obriga o corpo a estar continuamente em esforço para conservar o equilíbrio, ativam-se vários músculos, entre eles, a zona baixa das costas e os abdominais. Basta apenas meia hora para que queimes entre 250-300 calorias, o que te permitirá alcançar rapidamente o teu peso ideal, sem a necessidade de suportar exigências físicas intensas e sem que seja uma atividade tediosa e aborrecida. Por exemplo, meia hora de bicicleta supõe um gasto calórico de 150 calorias, enquanto que, ao praticar aerobic durante o mesmo tempo, se queimam aproximadamente 180 calorias. Daí o roller ser a atividade idónea para baixar esses quilos a mais. 

Fortalece o sistema cardiovascular

Diversos estudos demonstram que a patinagem é um exercício aeróbico muito eficaz que fortalece o coração. Segundo um estudo efetuado pela Universitat Konstantx, a prática moderada do roller incrementa a frequência cardíaca dos patinadores a níveis que variam entre 140 e 160 batimentos por minuto, enquanto que patinar a velocidade elevadas pode aumentar a frequência até 180 batimentos por minuto, aproximadamente. 

Exercício de pouco impacto

Em comparação com o running e outros desportos como o futebol, o ténis ou o basquetbol, o roller implica um escasso impacto nas articulações, razão pela qual é uma excelente alternativa para pessoas com excesso de peso ou com lesões crónicas.  

Melhora a agilidade, a coordenação e o equilíbrio

Patinar melhora em grande medida o equilíbrio, tonificando os músculos dos abdominais e os da zona inferior das costas, já que fortalecerás o centro de gravidade ao tentar manter o equilíbrio e erguido. Além disso, a coordenação é fundamental para que te desloques em patins sem caíres. À medida que fores tendo mais prática, comprovarás como começas a coordenar adequadamente as costas, os braços, as pernas e a anca, o que te permitirá ir melhorando o teu estilo. 

Especialmente indicado para as mulheres

Os músculos do glúteo, os abductores, a anca, as canelas e a pélvis devem trabalhar em uníssono para tempo-serás impulsionar para a frente conservando o equilíbrio, como tal, a patinagem é uma disciplina perfeita para estilizar a figura das raparigas. Ao aumentar a circulação sanguínea e a força na zona pélvica, prevines doenças associadas ao aparelho reprodutor. 

Aumenta a resistência física

Além de aumentar a potência muscular, a patinagem ajuda a aumentar a resistência física. Se incorporas em cada sessão alguma subida, tonificas os teus músculos e fortaleces o sistema cardiovascular, o que permite empregar as reservas de energia dum modo mais eficiente. 

Diminui o mal estar do período menstrual 

A patinagem sobre rodas favorece o fluxo sanguíneo, contribuindo para aliviar as dores menstruais. Como ao fazer exercício se libertam endorfinas, estas atuam como um analgésico natural. 

Diversão e entretimento assegurados

Não há dúvida que a patinagem ressuscitou com força para se converter numa excelente prática desportiva. Se bem que com ela se trabalha mais o trem inferior, o constante movimento dos braços permite-te tonificá-los, de maneira que ficarão mais definidos e eliminarás a anti estética flacidez. Podes, inclusive, colocar algum peso nos punhos, se desejas que a atividade física seja ainda mais completa. As modalidades de roller que mais se praticam atualmente são o urbano e o fitness, já que os patinadores podem servir-se de qualquer espaço urbano, corredores bici e pistas de polidesportivos. 

No caso do fitness, está pensado para pessoas que preferem fazer bastantes quilómetros, sendo uma boa alternativa ao running, uma vez que supõe muito menos impacto nos joelhos. Por outro lado, a patinagem urbana é ideal para passear pela cidade enquanto se realiza um exercício completo e saudável.  

Com a patinagem a diversão e as sensações emocionantes estão asseguradas. O roller é uma atividade com a que desfrutarás cada segundo e poderás ir aprendendo novos movimentos rapidamente. Ao praticá-lo em grupo estabelecarás novas relações, ampliarás as tuas amizades e aumentarás as tuas possibilidades de passar um bom momento. Sentirás como vais ganhando habilidade e destreza, o que te levará a realizar acrobacias cada vez mais espetaculares. Um magnífico treino ao ar livre que poderás complementar com as ruas sessões no ginásio, uma vez que convém incorporar exercícios aeróbicos se realizas atividades com pesos de forma regular. Além disso, é a forma ideal para desconectar e enfrentar com boa atitude uma nova semana de trabalho ou de estudos.

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